Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco A
Cidade Universitária, São Paulo, SP – CEP: 05508-030
Telefone: 55 11-3091-4184 | gjdpaiva@usp.br

O Laboratório de Estudos em Psicologia Social da Religião agrega estudiosos das dimensões psicossociais, teóricas e empíricas, do comportamento relacionado com o objeto religioso. Tem como objetivos gerais: aglutinar iniciativas de estudo teórico e empírico de Psicologia Social da Religião no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da IPUSP, constituir ponto de referência estável de informação, intercâmbio e incentivo na área de Psicologia da Religião; favorecer o intercâmbio com centros de pesquisa em Psicologia da Religião no país, na América Latina e em outros países. O Laboratório tem como objetivo específicos primeiros: recuperar a histórica da Psicologia da Religião no meio acadêmico brasileiro; realizar o levantamento crítico da produção acadêmica brasileira em Psicologia da Religião; pesquisar as transformações denotativas e conotativas dos conceitos “psicologia” e “religião” em alunos de graduação do curso de Psicologia.

Gerais

aglutinar iniciativas de estudo teórico e empírico de Psicologia Social da Religião no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do IPUSP;
constituir um ponto de referência estável de informação, intercâmbio e incentivo na área da Psicologia da Religião;
favorecer o intercâmbio com centros de pesquisa em Psicologia da Religião na América Latina e em outros países

recuperar a história da Psicologia da Religião no meio acadêmico brasileiro;
realizar o levantamento crítico da produção acadêmica brasileira em Psicologia da Religião:
padronizar para o Brasil instrumentos de medida do comportamento religioso:
padronizar para o Brasil a Escala AGAP (Active God/Active Person), do Coping religioso, de Pargament e Colabs.;
pesquisar as tansformaçoes denotativas e conotativas dos conceitos “Psicologia” e “Religião”, em alunos de graduação do Curso de Psicologia
adaptar ao Brasil o Semantic Differential Parental Scale, de Vergote e Colabs.;
participar de projeto acerca dos mecanismos de defesa preferidos nas várias manifestações religiosas latino-americanas;
produzir resenhas de textos contemporâneos de Psicologia da Religião;
oferecer cursos de atualização, extensão e outros de pós-graduação lato sensu em Psicologia da Religião.