Lattes

Gestão 1996 a 2000

Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto em 1966. Desenvolveu sua dissertação de Mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Experimental, sobre o tema ‘A exploração olfativa no rato: influência no desempenho de uma resposta aprendida’, obtendo o título de mestre em 1970. Neste mesmo ano iniciou sua atividade docente na USP. Desenvolveu sua tese de doutorado, também na USP, sobre o tema ‘Aquisição da noção de conservação por intermédio de um procedimento de escolha conforme o modelo’, obtendo o título de doutor em 1973. Em 1983 foi aprovado no concurso de Livre-docência com a tese ‘Nivel operatório de escolares (11 a 15 anos) na EDPL de Longeot’. Em 1991, tornou-se professor titular junto ao Departamento de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP, por concurso de títulos e provas.

Formaram-se sob sua orientação 33 mestres e 30 doutores. As suas pesquisas e publicações tratam de construtivismo, educação e jogo. Em 2002 foi premiado com a Ordem Nacional do Mérito Educativo, do Ministério da Educação, e em 2003 pela Fundação Abrinq pelo seu Compromisso com a defesa e os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Foi presidente e vice-presidente da ANPEPP (2000-2002), presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2004), Representante da área de Psicologia na CAPES (1995) e membro do Conselho Técnico Científico da CAPES. Prestou assessoria ao Ministério da Educação e Cultura na elaboração das Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB. Foi membro de Comissão do Exame Nacional do Ensino Médio e da Coordenação do Projeto da Escola Normal Superior de Educação a Distância.

Foi Diretor do IPUSP de 1996 a 2000. Na sua gestão estabeleceu-se uma reestruturação do Currículo do Curso de graduação da Psicologia. Houve uma importante ampliação administrativa, especialmente na área acadêmica, em que foram reformulados os serviços da Secretaria de Pós-graduação; foi criada a Secretaria de Apoio a Cursos e Eventos, que passou a dar suporte burocrático e organizacional às atividades extracurriculares. Também foi lançada a homepage oficial do Instituto de Psicologia. Neste período, foi inaugurado o bloco D, onde passou funcionar o Centro de Atendimento Psicológico (CAP), que concentra, até hoje, todos os serviços de atendimentos à comunidade. Deu-se início das discussões e negociação com a Reitoria para construção do Bloco G que reúne as áreas administrativa e executiva da unidade.