01 dez 2021

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O PODCAST

Em 2021, se completa 10 anos desde a criação da Comissão Nacional da Verdade pela presidenta Dilma Rousseff.

A Comissão da Verdade foi criada com o objetivo de fazer um recorte histórico das graves violações aos direitos humanos ocorridas no Brasil entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

Para conversar sobre os 10 anos da Comissão Nacional da Verdade, recebemos, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, dia 01 de dezembro, dois membros da Comissão, a psicanalista Maria Rita Kehl, e o professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, Pedro Dallari.

Maria Rita Kehl é psicanalista, formada em Psicologia pela USP. Mestra em Psicologia Social pela USP e Doutora em Psicanálise pela PUC São Paulo. Também é ensaísta, jornalista e poeta. Em 2013, recebeu o prêmio do Movimento Humanos Direitos (MHuD), no Rio de Janeiro, por seu capítulo sobre camponeses e indígenas no relatório da Comissão Nacional da Verdade, da qual foi membro.

Pedro Dallari é professor titular do Instituto de Relações Internacionais da USP, membro da Comissão de Direitos Humanos da Universidade. Foi juiz e presidente do Tribunal Administrativo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e integrou o Conselho Diretor do Centro de Estudos de Justiça das Américas, órgão da Organização de Estados Americanos (OEA), e foi membro da Comissão Nacional da Verdade no Brasil.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre como o conflito está presente na vida humana; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre a PEC dos Precatórios.

Publicado originalmente em: https://observatorio3setor.org.br/podcast/10-anos-da-comissao-nacional-da-verdade/