23 dez 2021

Por Fabiana Schiavon

Procurar o apoio individual e personalizado de um psicólogo é algo entendido como crucial para manter a saúde mental em dia. Mas, mesmo com a alta de casos de depressão, ansiedade, insônia e outros males durante a pandemia do coronavírus, esse recurso ainda é pouco utilizado pelo brasileiro.

Um levantamento feito em setembro deste ano pela SulAmérica, em parceria com o Instituto FSB Pesquisa, aponta que a saúde mental é, hoje, a principal preocupação da população. Porém, apenas 10% das mais de mil pessoas ouvidas nessa enquete tiram proveito da terapia.

Uma outra pesquisa realizada no mesmo período, dessa vez pela startup The Bakery, constatou um pequeno aumento no número de indivíduos que procuraram por esse serviço do ano passado para este – de 15% para 29%. Os mais de 500 respondentes ainda citaram a prática de exercícios (44%), meditação (16%) e uso de medicamentos (13%) como forma de alívio.

A falta de acesso a profissionais por questões financeiras ou resistência a contar com um acompanhamento psicológico são alguns dos fatores que podem explicar esse comportamento.

“O preocupante é ter um indicador de que 55% das pessoas sentiram piora da saúde emocional e a maioria não buscou ajuda. Ainda há o estigma de que fazer terapia é sinônimo de conviver com uma doença mental grave. As pessoas têm vergonha”, avalia Raquel Imbassahy, diretora de gestão de Saúde Populacional da SulAmérica.

O suporte de grupos de amigos e familiares certamente nos fortalece em tempos sensíveis, mas não pode substituir o tratamento profissional e especializado, sobretudo se a vida passa a ser um desafio.

“Quando a rede de apoio não é suficiente para lidar com o sofrimento, é essencial ir atrás de ajuda”, resume o psicanalista Daniel Kupermann, professor do Instituto de Psicologia da USP e presidente do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi.

“Na maioria das vezes, é preciso ter assistência profissional para lidar com questões pontuais, como desemprego, luto e depressão, porque a pessoa se sente tão consumida por aquele sentimento que não consegue elaborar o que está acontecendo”, analisa.

Leia mais em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/brasileiro-sente-piora-na-saude-mental-mas-nao-faz-terapia/