Sem categoria
Coletivo Escuta Preta do IPUSP promove debate sobre a Lei 10.639/03 e a educação antirracista
Atividade organizada pelo coletivo Escuta Preta do IPUSP discute os 20 anos da lei que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas
No dia 9 de maio, às 14h, o Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) será palco do evento “Educação Antirracista e a Lei 10.639/03: histórico, desafios e futuros”, promovido pelo coletivo Escuta Preta, formado por estudantes, pesquisadoras e profissionais negras vinculadas ao instituto. A atividade contará com as participações de Maria da Glória Calado e Giselly Barros Rodrigues, convidadas que atuam na intersecção entre educação, políticas públicas e relações étnico-raciais.
Aprovada em 2003, a Lei 10.639 tornou obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares e instituiu o Dia da Consciência Negra como data comemorativa nacional. Passadas duas décadas, os desafios em torno da sua implementação continuam a mobilizar críticas, disputas e reflexões sobre os caminhos para consolidar uma educação verdadeiramente antirracista no Brasil.
O evento parte da urgência de se debater, à luz da história brasileira, os entraves e possibilidades de práticas pedagógicas que enfrentem o racismo estrutural e rompam com a narrativa de uma democracia racial. Ao reunir diferentes perspectivas, o coletivo Escuta Preta convida a comunidade acadêmica e o público em geral a refletir sobre os futuros possíveis de uma educação comprometida com a justiça racial.
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26
Cidade Universitária - São Paulo, SP