Pesquisa de doutorado do Instituto de Psicologia da USP tem participação anônima e on-line, com duração de 20 minutos

Pesquisa quer avaliar satisfação sexual feminina – Foto: Gonzalo Díaz/Flickr-CC

Uma pesquisa nacional liderada por cientistas do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia (IP) da USP está investigando como diferentes fatores, contextos, características pessoais, posições sexuais e características do parceiro ou parceira, podem influenciar na satisfação sexual de mulheres. A ideia é ver o que exatamente afeta a qualidade de vida sexual feminina e frequência de orgasmos. Esta compreensão irá proporcionar um avanço no conhecimento sobre aspectos importantes das relações sexuais e saúde sexual, o que é importante para a qualidade de vida.

Para ler os termos da pesquisa e consentir em participar basta ter 18 anos ou mais, se identificar como mulher, de qualquer orientação sexual, e ser sexualmente ativa durante os últimos seis meses. Para responder anonimamente às questões da pesquisa, é necessário clicar neste link ou copiar e colar o endereço no navegador: bit.ly/USPSexualidadeFeminina.

Os pesquisadores consideram que a sexualidade feminina ainda é pouco estudada, mesmo que ela seja crucial para a satisfação de vida, autoestima e qualidade de relacionamentos. “Existem vários mitos e mal-entendidos sobre a sexualidade em geral, e nós buscamos coletar evidências sobre a vida real de pessoas, para compreender melhor a questão da própria sexualidade, sem preconceitos”, destacam os cientistas responsáveis pelo estudo.

Ao final da pesquisa a pontuação no Índice de Funcionamento Sexual para Mulheres individual será apresentada às participantes e as informações obtidas permitirão que elas conheçam um pouco mais a respeito das suas próprias sexualidades.

O pesquisador responsável desta pesquisa é Caio Silva, doutorando do IP, sob a orientação da professora Jaroslava Varella Valentova. Mais informações no e-mail: caiosas@usp.br

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26