A iniciativa é uma oportunidade dos jovens se conhecerem melhor – Arte sobre foto de CollegeDegrees360 – Flickr CC BY-SA 2.0 -Flaticons/ Beatriz Abdalla

Qualquer pessoa com mais de 14 anos e que está em dúvida na escolha de qual carreira seguir pode se inscrever no Serviço de Orientação Profissional (SOP), do Instituto de Psicologia (IP) da USP, em São Paulo. As inscrições são feitas pessoalmente às sextas-feiras, de 26 de abril a 14 de junho, das 12 às 15 horas, na sala 161 do bloco D do IP, localizado na Av. Prof. Mello Moraes, 1.721, campus Cidade Universitária, no bairro Butantã.

Fachada do Instituto de Psicologia da USP, no campus Cidade Universitária – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Em média, a cada sexta-feira, são inscritas 30 pessoas. A inscrição é uma entrevista e o atendimento ocorrerá posteriormente – em geral, constituído de seis encontros semanais em grupo, com duração duas horas e meia cada um.

Cada grupo é coordenado por dois alunos do último ano do curso de Psicologia ou por estudantes do curso de Aperfeiçoamento em Orientação Profissional, oferecido pela USP aos psicólogos que pretendem se aprofundar na área.

A iniciativa se constitui em uma oportunidade para a pessoa se conhecer melhor. Além disso, oferece maior conhecimento sobre faculdades, cursos e profissões e a possibilidade de refletir sobre as escolhas. São utilizadas dinâmicas e jogos para facilitar esse processo.

O SOP também conta com uma equipe de quatro psicólogos: Débora Amaral Audi, Guilherme Fonçatti, Maria da Conceição Coropos Uvaldo e Marcelo Labaki Agostinho. Eles são responsáveis por dar apoio às disciplinas do curso de Psicologia ligadas ao serviço, ao curso de aperfeiçoamento, às pesquisas e outras iniciativas do Laboratório de Estudos Sobre o Trabalho e Orientação Profissional do IP, como atendimento em escolas, oficinas nas Feiras de Profissão da USP, cursos, palestras e eventos da área.

Criado em 1970, anualmente o SOP atende cerca de 500 pessoas. Além do serviço de orientação à carreira prestado à comunidade externa, existe também o Núcleo de Orientação Profissional voltado a alunos da USP. O atendimento é para os uspianos em dúvida sobre a escolha e continuidade do curso. Sua inscrição ocorre em dia preestabelecido e o atendimento tem início imediato. A próxima ocorrerá também no dia 26 de abril, das 12 às 15 horas, e aceita até 10 pessoas.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IP

Publicado originalmente em: Jornal da USP