28 maio 2021

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

MANIFESTO SOBRE AS CONDIÇÕES DO CRUSP APROVADO
PELA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Os membros da Congregação do Instituto de Psicologia aprovaram, por unanimidade, em sessão realizada em 17 de maio de 2021, a proposta encaminhada pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, relativa a questões emergenciais pertinentes ao CRUSP.

Nesse documento, o PSA manifesta seu apoio aos encaminhamentos propostos no “Relatório das Reuniões entre Estudantes do CRUSP e Docentes da Rede Não Cala em 2020”, de 02 de março de 2021. Nele, professoras da “Rede Não Cala” referem-se aos 10 encontros realizados, no decorrer do ano de 2020, com moradoras e moradores do CRUSP, mobilizados por relatos sobre a difícil situação vivida em suas dependências, as quais foram intensificadas com as necessidades sanitárias e de distanciamento social, em função da pandemia do novo Coronavírus.

Foram identificadas e descritas as péssimas condições de vida na moradia estudantil do campus Butantã: fogões e máquinas de lavar roupas quebrados, ausência de água quente em alguns apartamentos, falta de água em alguns blocos, situações insalubres, problemas de organização para acesso à alimentação de moradores com suspeita de contaminação pelo covid-19, falta de segurança e furtos, situações de violência no cotidiano e necessidade de regularização da situação de mães-moradoras.

Os encontros geraram a sistematização apresentada no relatório, em que foram formalizados três eixos prioritários de ações necessárias, em relação às seguintes demandas:

1.    precariedade das instalações que necessitam de constante manutenção;

2.    necessidade de regularização da presença de mães com filhos/as residindo na moradia;

3.    esgarçamento de regras de convivência e de mediações cotidianas.

Concordamos, como afirma o relatório, que agir nesses eixos requer o desenvolvimento de ações por parte dos órgãos institucionais – que, neste caso, reportam-se à responsabilidade da Superintendência da Assistência Social -, que devem ser construídas de forma democrática e conjuntamente com os/as moradores/as.  Nesse sentido, vemos como uma dessas ações, a necessidade da presença permanente de um Conselho de Moradores/as na reorganização dos processos administrativos e decisórios.

Retomamos a urgência de que compromissos como esses sejam firmados, não apenas entre a SAS e os/as moradores/as do CRUSP, mas diante da comunidade USP, que segue atenta às difíceis formas de viver que são produzidas e se manifestam no Conjunto Residencial.

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26