As EQMs (Experiências de Quase Morte) são fenômenos psicológicos registrados quando uma pessoa, por várias razões como, acidentes, ataques ou sentimento extremo de ameaça, sofre uma morte clínica, ou algo similar, e acaba passando por situações anormais e místicas, como sair do próprio corpo e rever a própria história de vida ou parentes já falecidos.

O evento relatado por inúmeras pessoas foi alvo de estudo de Beatriz Ferrara Carunchio, pesquisadora de pós-doutorado pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), em dois artigos publicados pela Revista Rever, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

De acordo com a pesquisadora, a morte clínica é a classificação do momento em que há a ausência de atividade neurológica no córtex cerebral, parte do corpo responsável por uma série de funções como a atenção, a lucidez e a coordenação motora. Tal descrição é diferente da morte encefálica, condição irreversível que culmina em óbito.

Experiências de Quase Morte

As EQMs são registradas em pessoas que integram diversas culturas e várias religiões, entretanto, muitos elementos são comuns entre a maioria dos que passam por tal evento psicológico, sendo eles: experiência fora do corpo, sentir que está atravessando um túnel, revisão da história de vida, reencontro com entes já falecidos em um local agradável e se deparar com um “ser de luz”.

Apesar de grande parte das experiências serem agradáveis, também ocorrem EQMs consideradas por Beatriz Ferrara Carunchio como “perturbadoras”, em que há um desconforto na pessoa que passa pelo evento psicológico, seja por uma interpretação diferente de coisas aparentemente agradáveis ou pela visão de ambientes que carregam a dor e a angústia.

Além disso, após o paciente “retornar” ao corpo, é possível que haja consequências psicológicas severas que são trazidas de EQMs, como transtornos depressivos, estresse pós-traumático e distúrbios do sono, além de um sentimento de angústia.

Relatos de pacientes

No estudo, a pesquisadora também incluiu relatos de indivíduos que passaram por EQMs. Um deles é de um engenheiro não identificado, de 42 anos, que teria se afogado e visto um local escuro, sujo e carregado de sofrimento. “Tinha um homem que ria enquanto levava muitas pessoas presas em uma corrente. Ele me viu e disse que logo ia me levar”, contou o sujeito.

Uma médica psiquiatra, também de 42 anos, descreveu que ao passar pela EQM, se viu entrando em um túnel em alta velocidade, observando luzes coloridas. “Não conseguia me mexer, eu era puxada para dentro”, explicou a mulher.

Um comerciante de 32 anos que sofreu um acidente de motocicleta relatou que foi a uma realidade totalmente diferente da de costume. “É algo que nos envolve de uma tal maneira que sabemos que não estamos ali em matéria, mas nossa consciência é atraída por este ambiente. Foi mega surreal”, descreveu o indivíduo, que teve sequelas do acontecido que o fez ter uma EQM.

Uma vendedora de 35 anos afirmou que teria visto a sala da operação que médicos realizavam em seu próprio corpo. “Em um determinado ponto, eu senti como se a sala de cirurgia ficasse mais clara. Nesse momento, senti um alívio muito grande e uma tranquilidade e paz”, manifestou a mulher, complementando que estava com medo de morrer e pensando em seus familiares até ver as luzes do local se tornarem mais fortes.

Isto é Independente, 7/3/2024. Da redação

Orignalmente disponível em: https://istoe.com.br/morte-e-ressurreicao-entenda-o-que-sao-os-eventos-transcedentais/

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26