19 out 2020

O entrevistado da semana no CNN Nosso Mundo foi o psicanalista Christian Dunker. Ele abordou assuntos relacionados à “saúde mental em um mundo em convulsão” e também deu detalhes sobre seu mais novo livro, “A Arte da Quarentena Para Iniciantes”.

Dunker destacou o crescimento da instabilidade na saúde mental em pessoas do mundo inteiro, principalmente, por causa da pandemia do novo coronavírus e da necessidade do isolamento social. “Vivemos conflitos públicos e privados dentro de casa”.

O especialista falou sobre a importância da parceria entre amigos, familiares e entes queridos para atravessar o período complicado. “É preciso buscar amigos e partilhar a indeterminação”, disse, “o ser humano precisa criar respostas solidárias”.

O professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), esclareceu o por quê de muitos ainda negarem a gravidade da doença e procurarem saídas imediatas, em vez de encarar a realidade da crise.

“O negacionismo é algo que existe em todos nós (…) diante do medo, muitos querem criar muros”, disse.

“É preciso olhar o medo de frente e avaliar a angústia”, completou Dunker sobre como encarar a realidade e ajudar a solucionar questões do momento.

O psicanalista finalizou destacando a importância da busca pela empatia, pelo entendimento do momento do outro em uma crise de escala global: “Empatia é andar junto com quem é diferente de você”.

Christian Dunker é doutor em psicologia experimental pela USP e fez pós-doutorado em psicologia clínica pela Manchester Metropolitan University.

Ele dá aulas na SPS e já publicou diversos livros, ganhando o prêmio Jaburi de melhor livro em Psicologia, Psicanálise e Comportamento, “Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica”.

O professor foi entrevistado por Elisa Veeck, Thaís Herédia e Lia Bock, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto.

Por CNN

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26
Cidade Universitária - São Paulo, SP

Noticias Relacionadas