20 mar 2020

O Conselho Técnico Administrativo – CTA do IPUSP, realizado em 19/3/2020, tendo em vista a grave situação sanitária mundial e considerando as orientações da Organização Mundial de Saúde que decretou na data de 13/3/2020 situação de pandemia fruto da disseminação do COVID-19; as orientações do Centro de Contingência para Monitorar o Coronavírus da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; as determinações do Governo do Estado de São Paulo e do Município de São Paulo por meio de portarias e comunicados; notas emitidas pela Reitoria da USP bem como documentos enviados pelas Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão e CODAGE na data de 17 de março de 2020, delibera que as atividades dos Departamentos e demais setores administrativos do Instituto de Psicologia deverão ser realizadas por meio de teletrabalho a partir do dia 23/3/2020.

Esta decisão encontra-se amparada no resultado do levantamento do conjunto de servidores e servidoras que se encontram em situação de risco ao contágio pelo COVID 19, tomando por base os critérios adotados pela Declaração enviada pela CODAGE, a saber: doença respiratória crônica, cardiopatia, diabetes, hipertensão, outras afecções que deprimam o sistema imunológico, pai/mãe de criança de até 10 anos de idade; restante; retomado de viagem ao exterior, sintomas de gripe, resfriado ou assemelhados sem atestado/comprovante médico, reside com pessoa doente ou com suspeita de contaminação pelo COVID-19, 60+ e usuários do transporte coletivo. Além desses fatores, consideramos também fundamental, tendo em vista a grave crise sanitária que nos assola, que os servidores que são responsáveis por pais idosos com quem possuem domicílio compartilhado sejam considerados como população de risco, em função das possibilidades de contaminação emitente.

Portanto, do conjunto de 123 servidores do Instituto de Psicologia, consideradas as restrições presentes, contamos com 20 servidores em atividades de apoio, grupo considerado pelos membros do CTA como extremamente reduzido para as atividades presenciais, sendo que vários dos profissionais fora dos grupos de risco compõem o nível básico, e não contariam com a presença de suas respectivas chefias imediatas, necessitando de orientação de maneira remota.

Assim sendo, com base nas restrições que precisam ser acatadas nesse momento imponderável de crise sanitária internacional, todas as seções administrativas apresentaram seus planos de trabalho na modalidade teletrabalho, assumindo o compromisso institucional com as atividades que deverão ser realizadas diariamente com a supervisão dos Chefes imediatos de cada setor, que assinam os ofícios encaminhando as ações, sob a supervisão geral da Direção do IPUSP.

Em sistema de rodízio:

a) vigilância: um vigia que estará 2ª, 4ª e 6ª das 8h às 15h, no Bloco A para emergências e manutenção dos laboratórios com animais;

b) Biblioteca: recolhimento de livros; complementação do trabalho remoto;

c) e os demais servidores, sem restrição, ficarão em prontidão para serem chamados para atividades acadêmicas e administrativas, caso necessário.

As comunicações se darão via email, sendo todos os e-mails disponibilizados pelo site do IP, mantendo-se a continuidade todos os instrumentos de comunicação interna e externa por meio de ipcomunica@usp.br e facebook do Instituto de Psicologia.

Dessa forma, daremos continuidade às atividades fins da Universidade, buscando garantir a continuidade dos serviços no que for possível.

Agradecemos a colaboração e compreensão de todas e todos neste momento em que teremos que nos manter em situação de isolamento presencial, na maior parte dos casos.

A Direção do Instituto de Psicologia

IP Comunica | Serviço de apoio institucional