13 abr 2021

Por

Você já se perguntou de que forma a maneira em que você foi criado pode afetar sua relação com os seus filhos? Foi pensando nisso que as professoras Patrícia Izar, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, e Rosana Suemi Tokumaru, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desenvolveram a pesquisa Histórias de Vida.

A pesquisa busca analisar se a imprevisibilidade familiar na infância dos pais influencia suas decisões reprodutivas e parentais. As pesquisadoras partem da hipótese que ambientes com alta imprevisibilidade familiar promoveriam uma maturação sexual precoce, aumentando as chances de reprodução, dado que as pessoas não poderiam prever quando as condições adequadas aconteceriam. Assim, ambientes previsíveis teriam o efeito contrário. “Partindo destas hipóteses iremos avaliar a imprevisibilidade na infância dos pais, suas decisões reprodutivas, o envolvimento parental com os filhos e a imprevisibilidade na família atual”, conta Rosana.

Os voluntários devem ser pais ou mães de pelo menos um(a) filho(a) de 0 a 12 anos e podem se inscrever por meio deste link até o final de maio. O questionário conta com perguntas sobre a infância do voluntário, sua trajetória de vida, sobre a infância de seus filhos e como se relaciona com eles. O tempo estimado para a realização da pesquisa é de 30 minutos.

Mais informações: rosana.tokumaru@ufes.br  patrizar@usp.br

Fonte: Jornal da USP