04 ago 2021

OUÇA O PODCAST AQUI

A pandemia escancarou o racismo estrutural e institucional enraizado no Brasil. Contudo, apesar de 84% da população enxergar o país como racista, somente 4% das pessoas admitem ter praticado esses atos, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva.

Para refletir sobre racismo e pandemia, recebemos, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, 04 de agosto, a psicóloga Clélia Prestes e a professora Gislene Aparecida dos Santos.

Clélia Prestes é psicóloga do Instituto AMMA Psique e Negritude. Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora visitante (2017) no Departamento de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos (University of Texas at Austin).

Gislene Aparecida dos Santos é livre docente pela Universidade de São Paulo, líder do GEPPIS (Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social) e coordenadora do nPeriferias – Grupo de Estudo das Periferias do Instituto de Estudos Avançados da USP. Autora do livro a ‘Invenção do Ser Negro’ (2002).

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre sobre a representação da velhice no cinema, e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre a AGU e o procedimento disciplinar contra Pazuello, ex-ministro da Saúde.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Publicado originalmente em: https://observatorio3setor.org.br/podcast/racismo-e-pandemia/