Por Alessandra Ueno

Germano Henning – Foto: Reprodução/Instagram

ORPG, sigla para Role-Playing Game, é um jogo, na maioria das vezes, feito de forma presencial, no qual os jogadores interpretam personagens e existe um mestre que molda o universo e apresenta as aventuras aos outros participantes.

O psicólogo Germano Henning, mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP, trabalha com o uso do RPG como auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais. Elas são importantes para a vida em sociedade e representam o repertório que o indivíduo precisa ter para o convívio com os outros e que são valorizados dentro de uma cultura.

“Começamos a usar o RPG como uma alternativa para você trabalhar as habilidades sociais. Ao longo das terapias de grupo, em vez de aplicar um protocolo mais rígido, menos fantasioso para trabalhar, principalmente com adolescentes, que geralmente têm mais resistência à terapia, usamos o RPG como se fosse uma grande ‘fachada’ desse treinamento de habilidades sociais”, explica o psicólogo.

Processo

A ideia de utilizar o RPG como ferramenta de desenvolvimento social surgiu em conjunto com o também psicólogo e mestre de RPG, Túlio Andrade. Henning comenta sobre como o processo de uso de uma forma de entretenimento na psicologia clínica começou: “Não é um contexto de entretenimento, mas ele é um misto de um trabalho clínico, voltado para saúde mental, e também com essa pegada mais fantasiosa e lúdica que aumenta a adesão, conforme a minha pesquisa de mestrado me mostrou. Depois de dois anos, eu e um outro psicólogo, Túlio Andrade, que já era mestre de RPG e jogava muito, resolvemos abrir esse projeto e montar os primeiros grupos de RPG”.

O uso das dramatizações originadas da característica interpretativa do jogo é uma das razões pelas quais a adesão às sessões é maior. Porém, outro ponto fundamental é a gamificação de um processo mais demorado, como o acompanhamento psicológico.

Gamificação

“A gente usa o RPG para poder trabalhar essas habilidades sociais em um contexto terapêutico”, explica o psicólogo. A “transformação” de uma prática não-lúdica em jogo é chamada de gamificação. No caso do RPG, o acompanhamento psicológico é feito através do uso de um jogo como ferramenta.

A gamificação é um processo antigo, cujo nome é recente e um estrangeirismo. Gamificar tem relação com a palavra game que significa jogo, em inglês. Logo, gamificação significa algo como o ato de transformar algo em jogo.

Henning exemplifica esse processo utilizado na área psicológica, como o RPG, e em diversos outros cenários, inclusive no cotidiano: “É você usar elementos de jogos em um contexto não de jogo com o objetivo de aumentar o engajamento. Então, é você usar um sistema de pontos para rotina em casa: lavar a louça, arrumar a cama, etc. Ou até aplicar em uma empresa, fazendo um sistema de pontos”.

Para saber mais sobre a iniciativa de transformar o RPG em ferramenta de desenvolvimento de habilidades sociais, visite a página do Instagram do Grupo D20, fundado por Germano Henning: https://www.instagram.com/grupod20/

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26