22 fev 2021

Em “Uma biografia da depressão”, o psicanalista paulistano retrata a doença como uma entidade real, mostrando seu protagonismo na modernidade

Por meio do selo Paidós, a Planeta acaba de lançar Uma biografia da depressão. No livro, o psicanalista Christian Dunker trata a doença como uma entidade real, mostrando seu protagonismo na modernidade.

Para dar densidade ao seu personagem, a depressão, o autor buscou documentos que comprovam sua existência e atestam seus efeitos, sem deixar de falar sobre toda subjetividade que acompanha essa condição psicológica.

Professor titular do departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, Dunker ganhou duas vezes o Prêmio Jabuti — com Mal-estar, sofrimento e sintoma (2016) e Estrutura e constituição da clínica psicanalítica (2012).

A arte da quarentena para principiantes (2020), Reinvenção da intimidade: políticas do sofrimento cotidiano (2017) e Por que Lacan? (2016) são algumas de suas publicações mais recentes.

Por Redação do portal Rascunho, 22/2/2021

IP Comunica | Serviço de apoio institucional