19 maio 2021

Por REDAÇÃO OBSERVATÓRIO 3º SETOR

OUÇA AQUI O PODCAST

Dados do Monitor da Violência revelam que, durante a pandemia, mais de 5 mil pessoas foram mortas pelas polícias (militar e civil) no Brasil. Entre os casos em que havia registro de raça, 78% dos mortos eram negros. Em 2021, a violência policial ficou marcada pela operação na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, que deixou 28 mortos, tornando-se a operação mais letal na história do estado.

Para refletir sobre a violência policial na pandemia, recebemos, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, 19 de maio, o pesquisador Adilson Paes de Souza e o sociólogo Sergio Adorno.

Adilson Paes De Souza é doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP e Mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP. É tenente coronel aposentado da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Sergio Adorno é professor Titular em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Coordenador Científico do Núcleo de Estudos da Violência da USP e Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP).

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre medo e angústia na pandemia, e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre o livro “Casta”, de Isabel Wilkerson.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h