A reunião deste grupo de pesquisadores e pesquisadoras visa contribuir com o desenvolvimento do campo interdisciplinar de estudos e ações da psicologia social sobre a aceitação, desenvolvimento e negação da universalidade e equidade dos direitos humanos.
O Laboratório de Estudos pretende fomentar pesquisas, debates e intervenções em prol da efetivação dos direitos humanos. Entretanto, a proteção dos Direitos Humanos é desigualmente distribuída nas sociedades. A Crítica Social indica os elementos objetivos e intersubjetivos que promovam, dificultem ou impeçam a realização da dignidade humana. Todas as pessoas são sujeitos de direitos, independente da sua condição de classe social, raça/etnia, gênero, orientação sexual, faixa etária e de serem pessoas com deficiências mentais ou físicas.
Entende-se a demanda por reconhecimento recíproco dos agentes concretos em suas territorialidades como necessária para a luta social e por direitos. Essas demandas, nos termos dos próprios sujeitos, são necessárias para a aceitação da universalidade e equidade de direitos. Deste modo, consideramos a Intersubjetividade como elemento chave para a compreensão da demanda e necessidade de direitos por pessoas concretas nas suas práticas cotidianas e territoriais.