Introdução

Este Plano de Ação foi elaborado pela Comissão de Graduação (CG) após consultas realizadas aos departamentos desde o início da pandemia (março 2020). O objetivo deste documento é orientar a comunidade do Instituto de Psicologia (IP) quanto aos princípios que devem reger a retomada e o desenvolvimento das atividades do 1º e 2º semestres de 2020. Tem também o objetivo de informar as(os) docentes, funcionários (as) e estudantes sobre questões práticas, como o calendário de retomada e finalização do 1º semestre de 2020.

Para elaboração deste documento, levamos em conta que: (1) a formação em Psicologia implica em 4 aspectos intrínsecos: acesso à teoria, à reflexão crítica, à construção de conhecimento (pesquisa) e ao desenvolvimento de práticas; (2) e que a Pandemia no Brasil envolve: crise sanitária e de saúde mental, crise econômica e política, envolve também um clima de ameaças à vida e de perda de recursos de sobrevivência; alteração na vida social com o isolamento; dificuldade de proteção de si mesmo ou de membros da família por não poder cumprir o isolamento e ameaças da perda liberdade política.

É de se reconhecer, portanto, que estamos, docentes, funcionários (as) e estudantes, vivendo alterações significativas na vida pessoal, familiar e no trabalho, conjugadas a vivências de perdas e lutos, incertezas do presente e do futuro e a imprevisibilidade de melhora das condições atuais. Neste sentido, o retorno às atividades de aulas, se bem equacionado, pode favorecer, minimamente, a revitalização das relações e do pensamento conjunto, a retomada de projetos de vida e profissionais e a retomada de projeto educacional e laboral.

A retomada deve, ainda, cuidar dos vários aspectos relativos às condições materiais e emocionais de estudantes, funcionários (as) e docentes, por meio de diálogo ativo e constante a fim de adequar as propostas de continuidade às possibilidades das(os) estudantes e docentes. Não se crê, contudo, que a retomada das atividades de modo remoto e excepcional se equipará, em nenhuma hipótese, à formação presencial. Assim, é importante considerar que o IP, inicialmente, considerava a possibilidade de retomada presencial durante o presente semestre, mas reconsiderou sua posição após a elucidação de um cenário mais claro de continuidade das medidas de isolamento social.

A partir das considerações acima entendemos que o retorno às atividades do IP deve seguir os princípios mencionados a seguir.

 

Princípios da retomada das aulas à distância.

Destacamos, inicialmente, que a retomada do calendário de maneira remota é uma medida excepcional e especificamente ligada ao momento que estamos vivenciando com a pandemia. Tem-se claro que a experiência acadêmica presencial é indispensável à formação do psicólogo, no sentido do que preconiza nosso Projeto Político Pedagógico. Assim, a Comissão de Graduação junto a outras comissões, sempre consultando os departamentos e discentes, acompanhará o andamento do calendário e fará uma avaliação ao final do primeiro semestre, visando o planejamento subsequente. Ainda, considerando as alterações na rotina de vida e de trabalho de todos membros da comunidade IP, elencamos alguns princípios que deve orientar a retomada das atividades:

  1. Que as turmas, incluindo estudantes e docentes, não sejam, sob hipótese alguma, pressionados a realizar atividades que não desejem ou não tenham condições de fazê-las. As(os) docentes, junto aos estudantes e departamentos, devem pensar em alternativas para que as atividades da disciplina sejam realizadas;
  2. A garantia do direito das(os) estudantes, quando da reposição, terem suas particularidades analisadas pelas instâncias colegiadas que se fizerem necessárias;
  3. Que as iniciativas à distância, sob hipótese alguma, sejam automaticamente consideradas disciplinas dadas e que levem em conta a isonomia de conduta com todas(os) as(os) estudantes matriculadas(os);
  4. Necessidade de adequação didática e de flexibilização para o atendimento de eventuais necessidades específicas que poderão ocorrer.
  5. Que os métodos e critérios de avaliação e de frequência sejam flexibilizados, adequando-se às situações vividas pelas(os) estudantes e decididos pelas(os) docentes, em conjunto com as(os) estudantes.
  6. Que qualquer decisão da(o) docente para a proposição e desenvolvimento das atividades, assim como para a avaliação, leve em conta o acesso desigual à internet e a reorganização da vida e do trabalho de todas e todos neste cenário de pandemia;
  7. Levar em conta as orientações do Ofício Circular DVSIST-04/2020 sobre autorização da extensão de prazos para trancamento de matrícula, exclusão de disciplinas matriculadas, a exclusão de pré-requisitos para disciplinas do segundo semestre e outros assuntos relacionados aos cursos de graduação.
  8. É fundamental que docentes e discentes construam canais de comunicação constantes de diálogo. Entendemos que, para podermos propor atividades que sejam realizadas por estudantes em diferentes realidades e com diferentes condições, é importante que atividades não presenciais contemplem mais de uma modalidade (sincrônicas, assincrônicas, leitura de textos, orientações para leituras, fichamentos…)
  9. É necessário levar em conta que se trata de um período de acúmulo de trabalho para docentes e discentes. Assim, é importante considerar a possibilidade de flexibilização dos horários respeitando períodos de descanso e lazer.
  10. Por fim, para a volta presencial devem ser avaliadas as condições físicas do IP, a higienização e as possíveis reformas nos prédios, quando houver relaxamento das medidas de isolamento social e previsão para retorno das atividades presenciais.

Calendário e considerações sobre o 1º semestre de 2021

A Comissão de Graduação reuniu todas as informações enviadas pelos departamentos e constatou a necessidade de 12 semanas para finalizar as atividades das disciplinas do primeiro semestre de 2020. A contagem dessas semanas será iniciada no dia 15 de junho de 2020 e finalizada no dia 04 de setembro de 2020. Sugere-se duas semanas de férias após esta data. O início das atividades não presenciais do segundo semestre letivo deverá ser posterior ao período de férias.

No semestre letivo, cerca de 27 disciplinas serão oferecidas totalmente no formato não presencial e cerca de 19 disciplinas práticas ficarão em aberto até a possibilidade de realização presencial.

A partir do momento da retomada das atividades presenciais, serão necessárias até 12 semanas para concluir as disciplinas de primeiro semestre letivo de 2020, considerando as condições de distanciamento social.

Todas essas sugestões foram enviadas para a Pró-Reitoria de Graduação e esperamos que possam ser consideradas no calendário escolar da Universidade.

Há a possibilidade de sobreposição de atividades práticas no decorrer do segundo semestre. É importante relembrar que a CG avaliará todas as condições no final do primeiro semestre, considerando o prolongamento, relaxamento ou término das medidas de isolamento social.

 

Providências e ações da CG em curto prazo

Para garantir a efetivação de alguns princípios, a CG tomará algumas providências, a saber:

  • Considerando a sobrecarga de trabalho das(os) docentes, a CG buscará garantir junto à Pró-Reitoria de Graduação a duplicação dos créditos das disciplinas ministradas. Outras possibilidades poderão ser avaliadas junto às outras comissões e departamentos.
  • Verificar a disponibilidade para a realização de atividades integradas entre as disciplinas dos diferentes departamentos com temáticas afins, na perspectiva de reduzir o tempo de atividades didáticas.
  • Para os discentes, a CG também informa que já está garantida a possibilidade de matrícula em menos de 12 créditos.
  • Segundo o comunicado da Pró-Reitoria de Graduação, do dia 8 de junho, os pré-requisitos para as disciplinas do 2º semestre de 2020 estão suspensos neste ano letivo. Ainda, o estudante poderá cursar a disciplina requisito que não foi oferecida no 1º semestre letivo durante o período de reposição, após a retomada das atividades presenciais, ou no segundo semestre letivo de 2020, concomitantemente com a(s) disciplina(s) que a exige(m) como pré-requisito. Além disso, a CG deliberará quanto à extensão da matrícula sem pré-requisitos até o 1º semestre de 2021.
  • A CG requisitará que a Unidade possa oferecer apoio material para acesso e realização das atividades à distância e/ou presencial, assim como assessoria permanente para o uso das ferramentas e formação para dar aulas on-line.
  • A CG analisará a grade horária das disciplinas de primeiro semestre que demandam atividades presenciais em conjunto com a grade horária das disciplinas de segundo semestre de forma a propor soluções para eventuais sobreposições.
  • A CG também analisará os casos das disciplinas com grande número de alunos matriculados que precisam ser readequadas para grupos menores no momento do retorno às aulas presenciais. Essa análise irá considerar o espaço físico, sobrecarga de trabalho docente e eventual sobreposição de horários de disciplinas.
  • Em parceria com a CCEx, serão propostas disciplinas optativas livres que contemplem as atividades de ensino e de extensão desenvolvidas no período de suspensão de aulas.
  • A CG está acompanhando e avaliando a melhor forma de encaminhar a questão da realização de atendimentos clínicos pelas(os) estudantes de Graduação.
  • A CG sugere que as disciplinas obrigatórias não sejam canceladas e que aguardem a retomada das atividades presenciais para que suas atividades práticas e/ou de estágios possam ser retomadas no período de retorno presencial, mesmo que em 2021.
  • A CG avaliará solicitações de matrícula fora do prazo para o 1º semestre de 2020.
  • A CG preocupa-se com o sobretrabalho das(os) docentes na utilização de formas diversificadas de trabalho on-line, assim como no caso de divisão de turmas em pequenos grupos, como foi sugerido pela PRG. A questão será encaminhada ao Comitê de Acompanhamento Covid-19.
  • Para que todas as ações planejadas possam ser adequadamente implementadas e avaliadas, a CG avaliará a criação de um GT de acompanhamento.

 

MIRIAM DEBIEUX ROSA
Decana em exercício da Presidência da Comissão de Graduação (CG)
Instituto de Psicologia (IP/USP)
E-mail: debieux@terra.com.br