Considerando a necessidade de aprofundar o intercâmbio na graduação, as três instituições estaduais de São Paulo estabeleceram entre si um convênio em que serão mutuamente aceitos os créditos decorrentes de disciplinas cursadas em programas de graduação. Isso possibilita aos alunos das três universidades a chance de cursar disciplinas de graduação em quaisquer das três instituições com aproveitamento de créditos, o que representa uma vantagem para o aluno, já que a ele é ofertado um maior número de opções para ampliar sua base de conhecimento dentro do curso escolhido.

Para participar do programa o aluno precisa ter integralizado, no mínimo, 20% dos créditos na universidade em que está matriculado. Para a inscrição, os documentos devem ser encaminhados pela instituição de origem do aluno, conforme calendário escolar do IPUSP.

Cada Universidade receberá alunos das demais de acordo com a disponibilidade de vagas nas disciplinas em que houver solicitação de matrícula.

Cada aluno poderá cursar no máximo 3 (três) disciplinas por semestre.

O intercâmbio tem duração de um semestre com possibilidade de extensão máxima de dois semestres.

Documentos necessários

• Carta de encaminhamento da Instituição de origem autorizando o intercâmbio do interessado e mencionando o período desejado;
  • Plano de estudos com a relação de disciplinas que pretende cursar na USP;
  • Histórico escolar da graduação;
  • Atestado de matrícula;
  • Cópia da cédula de identidade;
  • Formulário de candidatura.

A documentação do estudante deverá ser encaminhada por sua Universidade de origem para:

Comissão de Cooperação nacional do IPUSP
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP
Av. Prof. Mello Moraes, 1721, bloco G, 2º andar, sala 20
Cidade Universitária, São Paulo – SP, CEP: 05508-030

Observações

Não serão aceitos pedidos de matrícula ou cancelamento de matrícula fora do prazo acima mencionado.

Após a efetivação da matrícula é gerado um número USP e o aluno poderá solicitar a emissão do atestado de matrícula (que terá as mesmas funções de um cartão USP).

As despesas decorrentes do intercâmbio correrão por conta do aluno, sem qualquer ônus para as instituições de ensino. Na USP os intercambistas não são beneficiários dos serviços de passe escolar, carteira de identificação e Hospital Universitário (exceto em casos de emergência).

Em caso de dúvidas, contate-nos pelo telefone: (11) 3091-8236 ou pelo e-mail: convenionacionalip@usp.br