O Laboratório de Etologia Cognitiva (LEC) desenvolve pesquisas nas linhas de comportamento e cognição animal e psicologia evolucionista. Encontram-se atualmente em desenvolvimento projetos sobre o uso espontâneo de ferramentas por macacos-prego e outros animais não-humanos (em condições naturais e em situações experimentalmente induzidas), capacidades cognitivas de aves (psitacídeos), bem-estar animal e enriquecimento ambiental, e ontogênese da Teoria da Mente em crianças.

Docentes Responsáveis

Eduardo B. Ottoni
Briseida D. de Resende
Patrícia Izar

Eduardo B. Ottoni
Briseida D. Resende
  • RESENDE, B. D.; OTTONI, Eduardo B.; FRAGASZY, D. M. Ontogeny of manipulative behavior and nutcracking in young capuchin monkeys (Cebus apella spp.): A Perception-action perspective. Developmental Science, v. 11, p. 812-824, 2008.
  • RESENDE, B. D.; OLIVEIRA, Dilmar Alberto Gonçalves de; SILVA, Eduardo Darvin Ramos da; OTTONI, Eduardo B. Brown capuchin monkeys (Cebus apella) vocalizations for ambient rumbles. Neotropical Primates, v. 14, p. 25-28, 2007.
  • FALÓTICO, Tiago; LABRUNA, Marcelo; VERDERANE, Michele; RESENDE, B. D.; IZAR, Patrícia; OTTONI, Eduardo B. Repellent efficacy of formic acid and the abdominal secretion of carpenter ants (Camponotus rufipes) (Hymenoptera: Formicidae), against Amblyomma spp ticks (Acari: Ixodidae). Journal of Medical Entomology, v. 44, p. 718-721, 2007.
  • IZAR, Patrícia ; Ramos-da-Silva, E.; RESENDE, B. D.; OTTONI, Eduardo B. A case of infanticide in tufted capuchin monkeys. Mastozoologia Neotropical, v. 14, p. 73-76, 2007.
  • VERDERANE, Michele; RESENDE, B. D.; LABRUNA, Marcelo; IZAR, Patrícia; OTTONI, Eduardo B. Anting in a semifree-ranging group of cebus apella. International Journal of Primatology, v. 28, p. 47-53, 2006.
  • OTTONI, Eduardo B.; RESENDE, B. D.; IZAR, Patrícia. Watching the best nutcrackers: what capuchin monkeys (Cebus apella) know about others tool-using skillsothers tool-using skills. Animal Cognition, Alemanha, v. 24, p. 215-219, 2005.
  • RESENDE, B. D.; MANNU, M.; IZAR, Patrícia; OTTONI, Eduardo B. Interactions between Capuchin monkeys (Cebus apella) and Coatis (Nasua nasua): non-agonistic behaviors and lack of predation. International Journal of Primatology, Chicago, v. 25, n. 6, p. 1213-1224, 2004.
  • RESENDE, B. D.; GRECO, Vivian L. G.; OTTONI, Eduardo B.; IZAR, Patrícia. Tufted capuchin monkeys (Cebus apella) predation on small mammals. Neotropical Primates, Washington, v. 11, n. 2, p. 103-104, 2004.
  • RESENDE, B. D.; IZAR, Patrícia; OTTONI, Eduardo B. Social Play and Spatial Tolerance in Tufted Capuchin Monkeys (Cebus apella). Revista de Etologia (São Paulo), v. 6, n. 1, p. 55-61, 2004.
  • RESENDE, B. D.; OTTONI, Eduardo B. Brincadeira e aprendizagem do uso de ferramentas em macacos-prego (Cebus apella). Estudos de Psicologia (Natal), v. 7, p. 173-180, 2002.
  • RESENDE, B. D.; OTTONI, Eduardo B. Observational learning in the manipulation of a problem-box by tufted capuchin monkeys (Cebus apella). Revista de Etologia (São Paulo), v. 3, p. 89-94, 2002.
  • FERREIRA, Renata Gonçalves; RESENDE, B. D.; MANNU, M.; IZAR, Patrícia; OTTONI, Eduardo B. Bird predation and prey-transference in brown capuchin monkeys (Cebus apella). Neotropical Primates, v. 10, p. 84-89, 2002.
Patrícia Izar
  • IZAR, P. Female social relationships of Cebus apella nigritus in southeastern Atlantic Forest : an analysis through ecological models of primate social evolution. Behaviour, 141, 71-99, 2004
  • IZAR, P.; VERDERANE, M P; VISALBERGHI, E; OTTONI, E B; OLIVEIRA, MG; SHIRLEY, J FRAGASZY, D. Cross-Genus Adoption of a Marmoset (Callithryx jacchus) by wild capuchin monkeys (Cebus libidinosus): Case report. American Journal of Primatology, no prelo, 2005.
  • IZAR, P.; FERREIRA, R G; SATO, T. Describing the organization of dominance relationships by Dominance Directed Tree method. American Journal of Primatology, no prelo, 2005
  • JAPYASSÚ, H F; ALBERTS, C C; IZAR, P.; SATO, T. Ethoseq: A tool for phylogenetic analysis and data mining on behavioural sequences. Behavior Research Methods, no prelo, 2005.
  • FERREIRA, R. G.; IZAR, P.; LEE, P. C. Exchange, Affiliation and Protective Interventions in semifree-ranging brown capuchin monkeys (Cebus apella). American Journal of Primatology, no prelo, 2005.
  • VISALBERGHI, E; FRAGASZY, D; IZAR, P.; OTTONI, E B. Terrestriality and Tool use. Letter. Science, 308: 951-951, 2005.
Capítulos de livros publicados
  • IZAR, Patrícia ; RESENDE, B. D. . Métodos para o estudo de comportamento de primatas em vida livre. In: Maria Margarida Pereira Rodrigues; Paulo Rogério Meira Menandro. (Org.). Lógicas metodológicas: trajetos de pesquisa em psicologia. Vitória: GM, 2007, v. , p. 93-117.