11 mar 2020

De que maneira os grupos sanguíneos interferem na saúde e em aspectos psicológicos de cada um? É o que busca responder uma pesquisa que está sendo realizada pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP em parceria com a Universidade Charles, da República Tcheca. Para participar, os interessados devem responder um questionário on-line.

Trata-se de um estudo intercultural, envolvendo o fator Rh (proteína presente nos glóbulos vermelhos do sangue, reconhecidos como positivo e negativo), áreas da saúde e aspectos psicológicos. Algumas das perguntas que o teste busca entender são: de que maneira a saúde física e mental estão conectadas às nossas capacidades psicológicas? Como é capaz de alterar nossa atenção e memória? Entre outras. Ao fim do questionário o participante poderá ver seus resultados.

A pesquisa leva cerca de 45 minutos para ser respondida. A participação é anônima e voluntária, ou seja, não há pagamento, mas contribui para a ciência que está sendo desenvolvida por meio do estudo. Os dados informados serão usados exclusivamente para fins científicos.

Mais informações: (11) 3091-1938, e-mail jaroslava@usp.br

Jornal da USP, 10/03/2020