O Instituto de Psicologia da Universidade com apoio da UNIVESP e do IPT estão juntos no Programa Autoestima da São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O Programa Autoestima surgiu para construir, de forma coletiva, um espaço de escuta e cuidado para a saúde mental para a população que manifestam  sofrimento psíquico decorrentes dos efeitos dessa ampla crise de dimensão sanitária, social, política e econômica que vivemos em decorrência da pandemia da COVID-19, além de ter como objetivo suprir a necessidade e urgência da qualificação das equipes que atuam nas Redes de Atenção Psicossocial do SUS.

O projeto se dará em duas fases: a primeira, é a formação e qualificação dos profissionais em saúde mental, e, em seguida, o atendimento on-line de acolhimento psicológico à população em geral.

FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DAS REDES DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Ao todo são oito cursos de aprimoramento que possuem como objetivo aperfeiçoar os atendimentos voltados à saúde mental realizados de maneira on-line durante a pandemia. Cada curso conta com 180 horas de duração, distribuídas ao longo de 18 semanas, com certificado emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

“Os docentes que coordenam os cursos são pesquisadores do Instituto de Psicologia da USP com larga experiência na formação de profissionais. Cada curso conta também com a participação de colegas de outras unidades da USP, doutorandos, egressos e membros de laboratórios de pesquisa”, ressaltou Marilene Proença Rebello de Souza.

A formação e qualificação de profissionais que atuam nas Redes de Atenção Psicossocial do Estado de São Paulo sempre foi um grande desafio, a Pandemia COVID-19 trouxe a oportunidade para implementar propostas que abarquem modalidades de acolhimento e de atendimento utilizando ferramentas tecnológicas (on-line), subsidiando de forma teórica e prática os profissionais que estão à frente no atendimento ao sofrimento da população nos diversos equipamentos de saúde pública. O modelo de formação para o acolhimento e atendimento psicossocial baseia-se no tripé:

Programa Autoestima, desenvolvido pelo Governo do Estado com empresas e entidades parceiras, está com inscrições abertas para os cursos de formação em saúde mental exclusivos para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa visa ao aprimoramento e à expansão do acolhimento psicossocial na rede pública de saúde.

Inicialmente, oito cursos serão oferecidos por meio da parceria com o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Os temas serão: acolhimento às pessoas em sofrimento; primeiros cuidados psicológicos relacionados à COVID-19; escuta oportuna; consultas terapêuticas e psicoterapia na pandemia de COVID-19; luto; trabalho com grupos online; violência intrafamiliar; e somatização.

Capacitação

Cada turma capacitará 50 profissionais do SUS, totalizando 400 pessoas já neste ano. Novas turmas também serão abertas no ano que vem, com mais 800 vagas nestas mesmas áreas, chegando a 1.200 vagas já previstas para esta área.

Para se inscrever, o profissional deve acessar o site: https://autoestima.sp.gov.br/. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, por meio de preenchimento de formulário disponível no site (basta clicar em “Cursos” > “Cursos de aperfeiçoamento” > selecionar a área desejada, criar o cadastro e preencher as informações requisitadas).

Até o momento, 291 pessoas se cadastraram e já há 149 inscrições, com vagas disponíveis em todos os modelos. “Contamos com o engajamento de várias organizações nesta importante iniciativa. Com apoio desses cursos da Psicologia da USP, nosso objetivo é aprimorar o trabalho dos profissionais do SUS no acolhimento aos pacientes que precisam de suporte psicossocial de forma solidária e humanizada, segura e virtual”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

“A universidade tem a função de ser um instrumento para a melhoria da sociedade. Por isso, a participação neste programa é muito importante, pois permite que a USP cumpra uma das suas atribuições”, destacou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

O Autoestima é uma plataforma inédita, online e integrada de Saúde Mental voltada para fortalecer e expandir o alcance e acolhimento nesta área por meio do SUS. A iniciativa atua em duas frentes principais, voltadas ao cidadão e ao profissional de saúde. Os interessados podem conhecer a plataforma pelo endereço eletrônico: https://autoestima.sp.gov.br/.

Veja aqui os cursos oferecidos:

Abordagem do sofrimento nas instituições de saúde: modos de cuidar. O foco é facilitar a compreensão e ampliar as possibilidades de estratégias de cuidado oferecidas tanto aos usuários e seus familiares, quanto aos próprios profissionais de saúde, dando ênfase ao contexto da pandemia, nas instituições de saúde.

Consultas terapêuticas e psicoterapia breve na pandemia da covid-19. O curso visa refletir e instrumentalizar os profissionais de saúde, nas suas diversas áreas, para a escuta qualificada dos usuários que procuram a rede de saúde durante a pandemia de covid-19 e o isolamento social.

Covid-19 e os primeiros cuidados psicológicos. Proporcionar conhecimento teórico-prático sobre Primeiros Cuidados Psicológicos em conformidade com a proposição da OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde (2015), como Guia para Trabalhadores de Campo, tendo em vista a pandemia de covid-19 é o principal objetivo do curso.

Escuta oportuna como cuidado em saúde mental na situação de pandemia. Entre os objetivos estão apresentar aos alunos, enquanto profissionais de saúde, possibilidades de escuta para cuidado em saúde mental, considerando a pandemia vigente.

O luto: reflexões e enfrentamento em período da pandemia por covid-19. Proporcionar conhecimento teórico-prático sobre questões da terminalidade e do luto; discutir as especificidades dos lutos; refletir sobre o sofrimento da perda no profissional da saúde; favorecer o pensar interdisciplinar sobre as questões da morte e refletir sobre as situações de luto no período de pandemia e distanciamento social são os objetivos do curso.

O trabalho com grupos on-line: tratamento e promoção da saúde. Esta formação possui o propósito de desenvolver habilidades de coordenação de grupos o-line para tratamento psicoterapêutico e promoção de saúde no contexto da pandemia e seus efeitos psicológicos, sejam eles diretos ou indiretos.

Somatização: teoria e prática. Esta formação visa a apresentar e analisar os fundamentos teóricos e a prática no atendimento clínico a pacientes com queixa predominantemente orgânica, que são as somatizações.

Violência Intrafamiliar contra crianças e adolescentes (VDCCA), de gênero, e contra idosos: enfoque interdisciplinar. Neste curso, os profissionais da saúde irão discutir as formas de diagnóstico e intervenção social, psicológica e jurídica de casos de violência intrafamiliar; refletir sobre as políticas públicas no Brasil no que se refere à violência intrafamiliar em suas diferentes formas; favorecer o enfoque e a leitura interdisciplinar e interinstitucional de atuação na área da violência intrafamiliar.

 

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO ON-LINE

A nova etapa que se inicia agora prevê atendimento on-line à população em geral com mais de 18 anos e residentes do Estado de São Paulo. O atendimento será realizado com profissionais de saúde, que atuam nas Redes de Atenção Psicossocial do Estado de São Paulo, sob supervisão dos professores e pesquisadores do Instituto de Psicologia da USP.

Confira o vídeo sobre essa iniciativa: https://youtu.be/LOIPkf_tPx4

Saiba mais como utilizar e divulgar o Portal Autoestima e essa modalidade de atendimento psicossocial:

Confira o vídeo sobre essa iniciativa: https://youtu.be/LOIPkf_tPx4

A notícia apresenta o tutorial com o passo-a-passo: https://autoestima.sp.gov.br/Noticias/News?post=34

Para acessar a plataforma e agendar um horário de atendimento é necessário fazer um cadastro, no link: https://autoestima.sp.gov.br/Account/Login.

  1. Clique em “Criar Conta”
  2. Acesse o botão “Cidadão” para efetuar o cadastro.

Depois de preencher as informações e responder algumas questões, você terá um login e senha de acesso da área restrita do portal.
É só entrar e consultar a agenda para reservar um horário!

É simples e só levará alguns minutos!

Fonte: Programa Autoestima