Departamento de Psicologia Experimental
Linhas de Pesquisa: Etologia. Psicologia Evolucionista. Psicologia Comparativa. Desenvolvimento de software de apoio à pesquisa em psicologia e etologia. Aprendizagem socialmente mediada e evolução cultural. Uso de ferramentas e tradições comportamentais em macacos-prego.
Desenvolvimento da aprendizagem social na criança.
Telefones: 55 11-3091-1923/0116| eduardo.ottoni@gmail.com | Lattes

Etólogo, possui graduação em Ciências Biológicas (1983), e mestrado (1987), doutorado (1993) e Livre-Docência (2009) em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Professor visitante da Universidade Kyoto (Japão, 2013). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP (2012) e Pesquisador do CNPq (1D). Desenvolve estudos nas áreas da Psicologia Evolucionista e do Comportamento e da Cognição Animal, com destaque para os processos de transmissão social de informação e tradições comportamentais. Encontram-se atualmente em desenvolvimento no Laboratório de Evolução Cultural (LEC) projetos sobre o uso espontâneo de ferramentas por macacos-prego (em condições naturais e em situações experimentalmente induzidas) enquanto tradições comportamentais, bem como projetos sobre a ontogênese da cognição social em crianças, com ênfase em processos de aprendizagem socialmente mediada e em abordagens evolucionistas da cultura (em animais humanos e não-humanos).

Disciplinas

Pós-Graduação

Tópicos em Etologia Cognitiva: Cultura em animais humanos e não-humanos
Evolução Social I: uma abordagem quantitativa (PSE5937)
Tópicos em Psicologia Evolucionista (PSE5885)
Cognição Animal

Graduação

Motivação e Emoção (até 2012)
Comportamento Animal (PSE2555; até 2012)
Cultura, Biologia e Evolução (PSE5917)

Grupos de Pesquisa

Etologia Cognitiva (CNPq)
Psicologia Evolucionista
Primate Archaeology

Laboratórios

Etologia e Psicologia Evolucionista

O Laboratório de Evolução Cultural (LEC) desenvolve pesquisas nas linhas de comportamento e cognição animal e psicologia evolucionista. Encontram-se atualmente em desenvolvimento projetos sobre o uso espontâneo de ferramentas, aprendizagem socialmente mediada e tradições comportamentais em macacos-prego (em condições naturais e em situações experimentalmente induzidas) e ontogênese da aprendizagem social em crianças. Nossa principal linha de interesse está em abordagens evolucionistas da cultura (em animais humanos e não-humanos).

Projetos

EthoLog –  Behavioral Observation Transcription Tool (Discontinued)