Av. Professor Mello de Moraes, 1721, – Sala 229, Bloco D
Cidade Universitária  São Paulo, SP – 0558-900
lefe@usp.br – site oficial: www.lefeusp.com.br
Telefone: (11)3091-4285 , das 9h30 às 13h30

Criado em 1998, o LEFE é um laboratório do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP que desenvolve atividades de formação, pesquisa e extensão, sob coordenação da Profa. Dra. Laiz Maria Silva Chohfi e da docente colaboradora Profa. Dra. Henriette T. P. Morato. Derivou-se do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP), fundado em 1969 por iniciativa dos professores Dr. Oswaldo de Barros Santos e Dra. Rachel Lea Rosenberg, como lugar de formação de alunos de graduação em psicologia, pesquisa em Aconselhamento Psicológico e atendimento gratuito à comunidade que necessita de atenção psicológica – visa ampliar a abordagem sob perspectiva fenomenológica existencial,  por meio do oferecimento de disciplinas, cursos e estágios de Graduação e Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu), promoção de eventos científicos e publicações de trabalhos e pesquisas na área, além de prestar atendimento e/ou assessoria a instituições de saúde, educação e segurança pública. Pretende, ainda, potencializar estudos e recursos que gerem contribuições e subsídios para atividades docentes, de pesquisa e de atendimento à comunidade (assessoria e/ou supervisão a instituições) viabilizada através de projetos de extensão com a participação de psicólogos e alunos (pós-graduação e graduação).

O LEFE oferece atenção psicológica à comunidade, usuários e funcionários de instituições públicas, no cotidiano do trabalho e/ou em situações de desamparo frente à violência urbana. O serviço oferecido à comunidade na clínica-escola é o Atendimento em Plantão Psicológico. Sobre intervenções na comunidade leia a seção de projetos de extensão.

Atividades acadêmicas

 Disciplinas Graduação

  • PSA2411 – Prática de Pesquisa em Psicologia I
  • PSA2515 – Prática de Pesquisa em Psicologia II
  • 4702893 – Estágio Supervisionado I
  • 4702994 – Estágio Supervisionado II
  • 4701784 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia I
  • 4701885 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia II
  • 4703691 – Ações Comunitárias I
  • 4703792 – Ações Comunitárias II
  • PSA3011 – Práticas Psicológicas em Instituições
  • 4701241 Psicologia e Saúde

Na Pós-Graduação (stricto sensu)

Profa. Henriette Morato

  • PSA 5847 Prática Psicológica em Instituições e Psicologia Social Clínica: problemas epistemológicos, metodológicos e práticos
  • ODS5886 – Metodologia de Pesquisa e Intervenção
  • ODS5883-2 Pesquisa sobre Ensino em Saúde

 

Linhas de pesquisa

Profa Dra Henriette Tognetti Penha Morato

Profa Dra Laiz Maria Silva Chohfi

Psicologia Fenomenológico-hermenêutica e questões contemporâneas (GT ANPEPP)

Busca analisar e estudar questões contemporâneas, sofrimento e práticas psicológicas sob o prisma da psicologia fenomenológico-hermenêutica, a partir da reunião de pesquisadores/as do Brasil e de Portugal que estudam fenomenologia, hermenêutica e psicologia e suas interfaces.

Aprendizagem Significativa na formação de profissionais de saúde e educação (Diretório CNPq)

A tecnocracia do mundo e sociedade atuais desafiam a Psicologia pela fragmentação e desamparo social, ético e político do homem contemporâneo. Grupo de Pesquisa CNPq parte da atenção às demandas sociais por prática psicológica desconstrutora da hegemonia do pensamento moderno. Investigações dirigem-se a problematizar as relações tensionais entre tal prática e as instituições nas quais se efetivam. Pesquisam-se brechas promovidas por essa prática, transformadoras da formação e atuação de profissionais de saúde e educação no oferecimento de serviços com qualidade à comunidade. Partindo para questionar aprendizagem significativa, explora modalidades da prática psicológica, situações impedidoras, para apontar reversão possível de espaços instituídos e não atuantes em seus propósitos. As pesquisas envolvem prática interventiva imersa no tecido social, para aprendizagem de profissionais, revelada pela comunidade assistida. Investigam metodologia para acolhimento do sofrimento humano, revertendo-a em ação social multiplicadora: projetos de pesquisa interventiva social em instituições hospitalares (PUCCAMP, HCUFPE, HCUFRN), educativas (conselhos tutelares, comunidades, FEBEM), de segurança pública (DP e PM) e jurídicas (TJPE, DJFDUSP). Os temas contemplam cursos de graduação, especialização e pós-graduação, consagrados e emergentes, formando massa crítica em regiões carentes. Produzem projetos de teses, dissertações, iniciação científica, seminários, simpósios nacionais, apresentações em congressos nacionais e internacionais, participação em bancas pertinentes (USP, PUCSP, PUCCAMP, UFES, UFPE, UFRN, UNICAP, UNIP). Anualmente, há publicações conjuntas entre pesquisadores, docentes e discentes (ver LATTES). Há convênio de colaboração científica entre laboratórios nacionais e internacionais. O convênio PRÁXIS é celebrado entre Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) com a Universidade de Évora e Universidade de Beira Interior (Portugal) visando à cooperação acadêmica para fins de intercâmbio de docentes /pesquisadores, estudantes e membros da equipe técnica-administrativa. 2022

 

 Eventos:  http://www.lefeusp.com.br/eventos

 

Coordenação: Profa Dra Laiz Maria Silva Chohfi e a docente colaboradora Profa. Dra. Henriette Tognetti Penha Morato (PSA/IPUSP)

 

Técnica: Heloisa Antonelli Aun (PSA/IPUSP)

 

Atendimentos à comunidadeCentro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP):

Plantão Psicológico LEFE

 

O Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia – LEFE oferece atendimento psicológico à comunidade em geral, no projeto de extensão universitária Atendimento em Plantão Psicológico, que acontece no Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP), todas às terças-feiras.

 

O Plantão Psicológico enquanto modalidade clínica propõe atender, no momento da procura, quem em um momento de crise recorre à Psicologia em busca de cuidado. Os plantonistas oferecem espaço de acolhimento e escuta clínica, na explicitação de modos de cuidar de si de quem se traz em sofrimento e reflexão sobre os possíveis desdobramentos do encontro.

 

Não há restrições de idade, mas menores de 18 anos devem vir acompanhados por um responsável legal ou munidos de autorização previamente assinada por ele.

O atendimento poderá ser individual, familiar ou em grupo.

 

Forma/critérios de acesso:

Todas às terças-feiras, com agendamento de horário a partir das 9h30, vagas limitadas.

O atendimento é na própria terça-feira a partir das 17h00, e para agendar, ligar no nº 3091-4285, falar com Neide (lefe@usp.br).