Av. Professor Mello de Moraes, 1721, – Sala 229, Bloco D
Cidade Universitária  São Paulo, SP – 0558-900
lefe@usp.br – site oficial: www.lefeusp.com.br
Telefone: (11)3091-4285

Criado em 1998, o LEFE é um laboratório do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP que desenvolve atividades de formação, pesquisa e extensão sob coordenação da Profa. Dra. Henriette T. P. Morato. Derivou-se do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP), fundado em 1969 por iniciativa dos professores Dr. Oswaldo de Barros Santos e Dra. Rachel Lea Rosenberg, como lugar de formação de alunos de graduação em psicologia, pesquisa em Aconselhamento Psicológico e atendimento gratuito à comunidade que necessita de atenção psicológica – visa ampliar a abordagem sob perspectiva fenomenológica existencial,  por meio do oferecimento de disciplinas, cursos e estágios de Graduação e Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu), promoção de eventos científicos e publicações de trabalhos e pesquisas na área, além de prestar atendimento e/ou assessoria a instituições de saúde, educação e segurança pública. Pretende, ainda, potencializar estudos e recursos que gerem contribuições e subsídios para atividades docentes, de pesquisa e de atendimento à comunidade (assessoria e/ou supervisão a instituições) viabilizada através de projetos de extensão com a participação de psicólogos e alunos (pós-graduação e graduação).

O LEFE oferece atenção psicológica à comunidade, usuários e funcionários de instituições públicas, no cotidiano do trabalho e/ou em situações de desamparo frente à violência urbana. O serviço oferecido à comunidade na clínica-escola é o Atendimento em Plantão Psicológico. Sobre intervenções na comunidade leia a seção de projetos de extensão.

Atividades acadêmicas

Disciplinas Graduação

•    PSA2411 – Prática de Pesquisa em Psicologia I
•    PSA2515 – Prática de Pesquisa em Psicologia II
•    4702893 – Estágio Supervisionado I
•    4702994 – Estágio Supervisionado II
•    4701784 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia I
•    4701885 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia II
•    PSA3011 – Práticas Psicológicas em Instituições
•    4703691 – Ações Comunitárias I
•    4703792 – Ações Comunitárias II
•    PSA1709 – Aconselhamento Psicológico
•    PSA3011 – Práticas Psicológicas em Instituições
•    PSA3919 – Especificidades do Aconselhamento Psicológico
•    4701241 – Psicologia e Saúde

Na Pós-Graduação (stricto sensu)

•    PSA 5705-3 Supervisão como Aprendizagem: articulando novas significações
•    PSA 0000-0 Psicologia Social Clínica
•    PSA 5846 Psicodiagnóstico em questão: diferentes práticas e pesquisas
•    ODS5886 – Metodologia de Pesquisa e Intervenção

Especialização (lato sensu)

Prática Psicológica em Instituições

Linhas de pesquisa

Prática Psicológica em Instituições (GT ANPPEP)

Investiga-se a atenção psicológica, como intervenção para acolhimento do sofrimento humano em situações de crise, a fim de compreender sua eficácia terapêutica ao desamparo e estabelecer as bases conceituais para uma intervenção clínica socialmente contextualizada e engendrada a partir do encontro intersubjetivo criado por modalidades de prática psicológica em instituições.

Aprendizagem Significativa na formação de profissionais de saúde e educação (Diretório CNPq)

A tecnocracia do mundo e sociedade atuais desafiam a Psicologia pela fragmentação e desamparo social, ético e político do homem contemporâneo. Grupo de Pesquisa CNPq parte da atenção às demandas sociais por prática psicológica desconstrutora da hegemonia do pensamento moderno. Investigações dirigem-se a problematizar as relações tensionais entre tal prática e as instituições nas quais se efetivam. Pesquisam-se brechas promovidas por essa prática, transformadoras da formação e atuação de profissionais de saúde e educação no oferecimento de serviços com qualidade à comunidade. Partindo para questionar aprendizagem significativa, explora modalidades da prática psicológica, situações impedidoras, para apontar reversão possível de espaços instituídos e não atuantes em seus propósitos. As pesquisas envolvem prática interventiva imersa no tecido social, para aprendizagem de profissionais, revelada pela comunidade assistida. Investigam metodologia para acolhimento do sofrimento humano, revertendo-a em ação social multiplicadora: projetos de pesquisa interventiva social em instituições hospitalares (PUCCAMP, HCUFPE, HCUFRN), educativas (conselhos tutelares, comunidades, FEBEM), de segurança pública (DP e PM) e jurídicas (TJPE, DJFDUSP). Os temas contemplam cursos de graduação, especialização e pós-graduação, consagrados e emergentes, formando massa crítica em regiões carentes. Produzem projetos de teses, dissertações, iniciação científica, seminários, simpósios nacionais, apresentações em congressos nacionais e internacionais, participação em bancas pertinentes (USP, PUCSP, PUCCAMP, UFES, UFPE, UFRN,UNICAP, UNIP). Anualmente, há publicações conjuntas entre pesquisadores, docentes e discentes (ver LATTES). Há  convênios de colaboração científica entre laboratórios internacionais (Dipartimento di Salute Mentale di Trieste, Itália, Laboratoire de Changement Social, Université Paris 7, França), e nacionais(LABI, LACLIFE, LEFE).

Coordenção

Profa. Dra. Henriette Tognetti Penha Morato (PSA/IPUSP)

Heloisa Antonelli Aun (Mestre)

Gohara Yvette Yehia