Criado em 1998, o LEFE é um laboratório do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP que desenvolve atividades de formação, pesquisa e extensão sob coordenação da Profa. Dra. Henriette T. P. Morato. Derivou-se do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP), fundado em 1969 por iniciativa dos professores Dr. Oswaldo de Barros Santos e Dra. Rachel Lea Rosenberg, como lugar de formação de alunos de graduação em psicologia, pesquisa em Aconselhamento Psicológico e atendimento gratuito à comunidade que necessita de atenção psicológica – visa ampliar a abordagem sob perspectiva fenomenológica existencial, por meio do oferecimento de disciplinas, cursos e estágios de Graduação e Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu), promoção de eventos científicos e publicações de trabalhos e pesquisas na área, além de prestar atendimento e/ou assessoria a instituições de saúde, educação e segurança pública. Pretende, ainda, potencializar estudos e recursos que gerem contribuições e subsídios para atividades docentes, de pesquisa e de atendimento à comunidade (assessoria e/ou supervisão a instituições) viabilizada através de projetos de extensão com a participação de psicólogos e alunos (pós-graduação e graduação).
O LEFE oferece atenção psicológica à comunidade, usuários e funcionários de instituições públicas, no cotidiano do trabalho e/ou em situações de desamparo frente à violência urbana. O serviço oferecido à comunidade na clínica-escola é o Atendimento em Plantão Psicológico. Sobre intervenções na comunidade leia a seção de projetos de extensão.
Atividades acadêmicas
Disciplinas Graduação
• PSA2411 – Prática de Pesquisa em Psicologia I
• PSA2515 – Prática de Pesquisa em Psicologia II
• 4702893 – Estágio Supervisionado I
• 4702994 – Estágio Supervisionado II
• 4701784 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia I
• 4701885 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia II
• PSA3011 – Práticas Psicológicas em Instituições
• 4703691 – Ações Comunitárias I
• 4703792 – Ações Comunitárias II
• PSA1709 – Aconselhamento Psicológico
• PSA3011 – Práticas Psicológicas em Instituições
• PSA3919 – Especificidades do Aconselhamento Psicológico
• 4701241 – Psicologia e Saúde
Na Pós-Graduação (stricto sensu)
• PSA 5705-3 Supervisão como Aprendizagem: articulando novas significações
• PSA 0000-0 Psicologia Social Clínica
• PSA 5846 Psicodiagnóstico em questão: diferentes práticas e pesquisas
• ODS5886 – Metodologia de Pesquisa e Intervenção
Especialização (lato sensu)
Prática Psicológica em Instituições
Linhas de pesquisa
Prática Psicológica em Instituições (GT ANPPEP)
Investiga-se a atenção psicológica, como intervenção para acolhimento do sofrimento humano em situações de crise, a fim de compreender sua eficácia terapêutica ao desamparo e estabelecer as bases conceituais para uma intervenção clínica socialmente contextualizada e engendrada a partir do encontro intersubjetivo criado por modalidades de prática psicológica em instituições.
Aprendizagem Significativa na formação de profissionais de saúde e educação (Diretório CNPq)
A tecnocracia do mundo e sociedade atuais desafiam a Psicologia pela fragmentação e desamparo social, ético e político do homem contemporâneo. Grupo de Pesquisa CNPq parte da atenção às demandas sociais por prática psicológica desconstrutora da hegemonia do pensamento moderno. Investigações dirigem-se a problematizar as relações tensionais entre tal prática e as instituições nas quais se efetivam. Pesquisam-se brechas promovidas por essa prática, transformadoras da formação e atuação de profissionais de saúde e educação no oferecimento de serviços com qualidade à comunidade. Partindo para questionar aprendizagem significativa, explora modalidades da prática psicológica, situações impedidoras, para apontar reversão possível de espaços instituídos e não atuantes em seus propósitos. As pesquisas envolvem prática interventiva imersa no tecido social, para aprendizagem de profissionais, revelada pela comunidade assistida. Investigam metodologia para acolhimento do sofrimento humano, revertendo-a em ação social multiplicadora: projetos de pesquisa interventiva social em instituições hospitalares (PUCCAMP, HCUFPE, HCUFRN), educativas (conselhos tutelares, comunidades, FEBEM), de segurança pública (DP e PM) e jurídicas (TJPE, DJFDUSP). Os temas contemplam cursos de graduação, especialização e pós-graduação, consagrados e emergentes, formando massa crítica em regiões carentes. Produzem projetos de teses, dissertações, iniciação científica, seminários, simpósios nacionais, apresentações em congressos nacionais e internacionais, participação em bancas pertinentes (USP, PUCSP, PUCCAMP, UFES, UFPE, UFRN,UNICAP, UNIP). Anualmente, há publicações conjuntas entre pesquisadores, docentes e discentes (ver LATTES). Há convênios de colaboração científica entre laboratórios internacionais (Dipartimento di Salute Mentale di Trieste, Itália, Laboratoire de Changement Social, Université Paris 7, França), e nacionais(LABI, LACLIFE, LEFE).
Profa. Dra. Henriette Tognetti Penha Morato (PSA/IPUSP)
Técnica
Heloisa Antonelli Aun (Mestre)
Colaboradores
Gohara Yvette Yehia
André Prado Nunes
Walter Cautella Júnior
Lygia Caran
Gilberto Barreiro (Pós-Doutorado – FAPESP)
Tiago Yehia de la Barra (Mestre)
Maria Silva Chohfi (Mestre)
Marcos Geraissate Gorenstain (Mestre)
Neide Prado Santos (Secretária)