O LEP atende a demandas pontuais de trabalho em grupos vivenciais e de palestras na perspectiva da psicologia junguiana. Tais atividades destinam-se ao público em geral ou, em alguns casos, apenas a profissionais das áreas de saúde e educação. Além disso, promove simpósios, já tendo promovido os seguintes cursos de extensão: Jung e Corpo, T´ai Chi Gestalt e Relaxamento e Mitos, Contos e Elaboração Simbólica.

Desde 2006, o LEP oferece, a cada semestre, grupos vivenciais com Danças Circulares com o objetivo de promover três níveis de benefícios: 1 – ampliar a percepção e o cuidado relativos à própria saúde e bem estar; 2 – desenvolver e expandir habilidades sociais e grupais; 3 – perceber-se numa teia de conexões e de interdependência, numa relação sentida como sagrada. Tais grupos destinam-se à comunidade uspiana e ao público externo adulto. Informações e datas para inscrições podem ser obtidas aqui ou no e-mail: taniapl@usp.br.

Desde o segundo semestre de 2012, o LEP, em parceria com o SAP (Serviço de Aconselhamento Psicológico), mantem o Ateliê Aberto, oferecido ao público adulto, às quartas feiras pela manhã, segundo calendário estabelecido no início de cada semestre letivo. As atividades do Ateliê Aberto se dão em grupo, sem necessidade de inscrição prévia, e envolvem uma ou mais técnicas de relaxamento, respiração, atividades expressivas e de percepção corporal, tais como desenho, pintura, automassagem, movimentos com música, exercícios de respiração, narrativa de contos, modelagem, recortes, fotografias, dobraduras, composição de histórias. O Ateliê Aberto destina-se a pessoas que procuram alguma forma de atendimento psicológico. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui ou pelo e-mail taniapl@usp.br.

Para o LEP, a partir de suas pesquisas e trabalhos com grupos vivenciais embasados na psicologia analítica de Jung, o Ateliê Aberto visa proporcionar a expressão e elaboração de conteúdos que se apresentam e podem dialogar com a consciência promovendo-se o acolhimento de novos símbolos que impulsionem seu processo de individuação. Há também o objetivo de oferecer aos alunos-estagiários a oportunidade de experienciar uma nova modalidade de atendimento.