Av. Professor Mello de Moraes, 1721 – Sala 231, Bloco D

@uspledis

@ledisusp

LedisUSP

O Laboratório de Etologia, Interações Sociais e Desenvolvimento (LEDIS) foi criado em 2018 para formalizar um grupo de pesquisa que já funcionava havia cerca de 10 anos. Focamos no estudo etológico de interações sociais envolvendo aprendizagem, trajetórias de desenvolvimento e plasticidade. Visamos alavancar a compreensão sobre os fenômenos comportamentais, as previsões que possam ser feitas, e as intervenções que possam ser elaboradas para problemas encontrados em diferentes áreas, desde situações ligadas à conservação de animais silvestres, interações entre animais humanos e não-humanos, e interações envolvendo crianças em diferentes contextos sociais.

Objetivos

– Ensino: pretendemos continuar a formar alunas e alunos de graduação, em projetos de iniciação científica, nas disciplinas de Treino de Pesquisa em Etologia, na Tutoria, bem como de pós-graduação, em projetos de mestrado e doutorado

– Pesquisa: o objetivo de nossa pesquisa é responder como as trajetórias de desenvolvimento de configuram a partir da alteração social/física do ambiente em diferentes contextos e em diferentes espécies.

– Extensão: No LEDIS, realizamos programas de extensão que visam a: 1) promover ações educativas que estimulem uma convivência mais harmoniosa entre humanos e outros animais em parques, escolas, coletivos; 2) promover encontro interétnicos para valorização de tolerância via construção de um espaço psicológico interindividual; 3) levar o estudo da etologia ao ensino fundamental/médio; 4) divulgação científica por meio de linguagem informal e acessível, por meio das nossas redes sociais.

Profa. Briseida Dôgo de Resende
Profa. Patrícia Izar