Departamento de Psicologia Experimental
Linhas de Pesquisa: Etologia; Desenvolvimento.
Telefone: 55 11 3091-1941 | briseida@usp.br Lattes


Atualmente é professora doutora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Etologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e desenvolvimento, interações sociais, interação humano/animal. Possui mestrado (1999) e doutorado (2004) em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994). Desenvolve pesquisas envolvendo cognição, psicologia do desenvolvimento, brincadeira. Encontram-se atualmente em andamento projetos sobre influência social na aprendizagem, interações humano/animais, desenvolvimento. A principal linha de interesse envolve sistemas em desenvolvimento, percepção e ação, e construção de nicho.

Disciplinas

Graduação

Ações Comunitárias
Brincadeira e Cultura
Motivação e Emoção
Treino em Pesquisa
Trabalho de Pesquisa em Psicologia

Pós-Graduação

Aprendizagem Social

Projeto principal

Interação social e construção de nicho: uma abordagem etológica

Grupos de Pesquisa

Psicologia Evolucionista.
Centro de Estudos da Infância

Laboratórios

Laboratório de Etologia, Desenvolvimento e Interação Social
Laboratório de Cães

Publicações selecionadas

IZAR, P.; RESENDE, B. D. Métodos para o estudo de comportamento de primatas em vida livre. In: Maria Margarida Pereira Rodrigues; Paulo Rogério Meira Menandro. (Org.). Lógicas Metodológicas: Trajetos de Pesquisa em Psicologia. Vitória: GM, 2007, v., p. 93-117
RESENDE, B. D. ; OTTONI, Eduardo B ; FRAGASZY, D. M. . Ontogeny of manipulative behavior and nutcracking in young capuchin monkeys (Cebus apella spp.): A Perception-action perspective. Developmental Science, v. 11, p. 812-824, 2008.
RESENDE, B. D. . Influência social na solução de problemas: uma revisão a partir da psicologia comparada. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 18, p. 481-490, 2010.
RESENDE, B. D. ; IZAR, Patrícia . Cognição Animal. Em ME Yamamoto G Volpato Comportamento Animal (2. Ed). Natal: EDUFRN, 2011. v. 1. 2011.
RESENDE, B. D.; NAGY-REIS, M.; LACERDA, F. N.; PAGNOTTA. M.; SAVALLI, C. Tufted capuchin monkeys (Sapajus sp) learning how to crack nuts: Does variability decline throughout development? Behavioural Processes, p.89 – 94, 2014.
Ballesteros-Ardila, A.D.; RESENDE, B.D. Mente e Cognição: um convite ao ceticismo e admiração Em B. D. RESENDE et al (EDS) Linguagem e Cognição: um diálogo interdisciplinar.1 ed. Lecce: Pensa Multimedia, p. 53-76. 2015.
SAVALLI, C.; RESENDE, B.; GAUNET, F. Eye contact is crucial for referential communication in pet dogs. Plos One, v.11, 2016.
RESENDE, B. D.; GARCIA, M. Influências sociais no comportamento de cão. Em C. SAVALLI & N. ALBUQUERQUE: Cognição e comportamento de cães: a ciência do nosso melhor amigo.1 ed. São Paulo: EDICON, p. 105-132. 2017.
ALBUQUERQUE, N. S.; GUO, K.; WILKINSON, A.; RESENDE, B. D.; MILLS, D. Mouth-licking by dogs as a response to emotional stimuli. Behavioral Proccess, v.146, p.42 – 45, 2018.
GOSSO, Y.; RESENDE, B. D.; CARVALHO, A. M. A. Play in South American Indigenous Children. En: The Cambridge Handbook of Play: Developmental and Disciplinary Perspectives. 1 ed. Cambridge: Cambridge University Press, p. 322-342. 2018.
RESENDE, B. Infants’ characteristics and skills: dissolving the nature/nurture dichotomy. Trends in Psychology, 27(1), 99-111. 2019.

Para mais publicações, visite Currículo Lattes.