Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (PSA)
Linhas de pesquisa: Abordagem fenomenológica existencial em Psicologia Clínica
E-mail: laiz.chohfi@gmail.com

Professora Doutora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). É graduada e mestre também pela mesma instituição. É doutora em dupla-titulação em Psicologia pela USP e em Filosofia pela Universidade de Évora (Portugal). Colabora com o Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia da USP (LEFE-USP) há 15 anos, onde contribui atualmente como supervisora de prática psicológica em instituições. Já supervisionou iniciativas de atendimento em Psicodiagnóstico oferecido à famílias de baixa renda, atendimento na modalidade de Plantão Psicológico no Centro-Escola do IPUSP, atendimento e cuidado na moradia estudantil da USP, dentre outros. Atualmente supervisiona o projeto de atenção psicológica oferecido a partir do LEFE no Departamento Jurídico XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP. Como plantonista, integrou iniciativas de cuidado na Fundação Casa e Polícia Militar. Também integra o núcleo Práxis – Centro de Filosofia, Cultura e Política (Portugal) desde o ano de 2019. Trabalhou como psicóloga concursada na USP, lotada na Superintendência de Assistência Social (SAS) por quatro anos (2013-2017), desenvolvendo projetos de atendimento e cuidado aos alunos que recebiam auxílio da universidade para permanência. Integrou a equipe de psicologia que esteve em campo quando da chacina da Escola Estadual Raul Brasil em Suzano, participando desde o próprio dia da chacina até a abertura de concurso para a entrada de um maior número de psicólogos no território do município. Também integrou a equipe de supervisão de profissionais de saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo a partir do curso Autoestima. É docente universitária desde o ano de 2015, tendo lecionado disciplinas em graduação e especialização que se relacionam tanto com a teoria quanto com a prática a partir da fenomenologia existencial, inclusive como supervisora de estágio e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso. Tem artigos publicados em periódicos indexados em plataformas nacionais e internacionais bem como capítulos de livro, além de participações em eventos em modalidade de conferência, uma delas inclusive tendo sido realizada à convite no Senado Federal.

Projetos de pesquisa

• Atenção Psicológica ao Departamento XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP (2021 – Atual)
  • Os limites e fronteiras entre Plantão Psicológico e Psicodiagnóstico Interventivo Colaborativo (2017 – 2020)
  • Cartografia CRUSP (2016 – 2017)