![]() |
![]() |
![]() |
Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano Linhas de Pesquisa: Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas. adrimarcon@uol.com.br | Lattes | Google Acadêmico |
Pesquisas: Trabalho institucional na interface entre psicologia e educação; Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas; Formação e atuação do psicólogo; Micropolítica e Processos de Subjetivação; Pesquisa-Intervenção, Micropolítica e Escrita.
Professora Associada, possui graduação em Psicologia (1984) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Fez mestrado e doutorado em Psicologia Social na mesma Universidade. Trabalhou no Serviço de Psicologia Escolar de 1986 a 2000 como psicóloga. Atualmente é coordenadora desse serviço e professora de graduação e da pós-graduação do Instituto de Psicologia da USP, Departamento da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. Participa de associações científicas e grupos de trabalho. Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: psicologia escolar, pesquisa-intervenção, educação inclusiva, relação saúde-educação, micropolítica e escrita.
Disciplinas
Graduação
PSA 1506 - Sujeito, Educação e Sociedade
PSA 2811 Psicologia Escolar e Práticas Institucionais (com estágio)
PSA 2411 1 Prática de Pesquisa em Psicologia I
PSA 2515 1 Prática de Pesquisa em Psicologia II
PSA 0185 Psicologia, Nutrição e Alimentação
Pós-graduação
PSA5907 A Escrita como Ação Micropolítica nas Pesquisas
MFT5745 Produção Escrita em Pesquisa: Corpo, Gesto e Processos de Subjetivação
Para acessar projetos e publicações, buscar lattes: http://lattes.cnpq.br/4492645674864395
PROJETOS DE PESQUISA RECENTES
- A dimensão interventiva da escrita: a construção de narrativas em trabalhos de formação no ensino, na pesquisa e na extensão. (2020-2022)
- Saúde Mental na Universidade de São Paulo (2022-atual)
- Formação de professores e convivência escolar: cenas, gestos e escrita como dispositivos de grupalidade (2022-atual)
- Plantão Institucional: dispositivo de formação grupal (1996 - Atual)
OUTROS PROJETOS
Convivências e Espaço Escolar
Desenvolvimento de atividades no âmbito psicossocial direcionadas à permanência e ao pertencimento de moradores(as) do CRUSP
Diversidade, direitos, convivência e cultura: construção compartilhada de práticas
ALGUMAS PUBLICAÇÕES
ARTIGOS
Viégas, Lygia de Sousa; Machado, Adriana Marcondes. A pesquisa sobre a Produção do Fracasso Escolar: memórias de sua construção. Revista Brasileira de Educação, 2024.
Machado, Letícia Vier; Lajonquière, Leandro, & Machado, Adriana Marcondes. O autismo em políticas públicas brasileiras na interface entre saúde e educação: da singularidade à excepcionalidade. Revista Humanidades & Inovação, 2022.
Lima, E., Marcondes Machado, A., & Alvarez Inforsato, E. A Escrita como Agenciamento: Explorando Linhas de Minoração. Dossiê No enquanto da pandemia: grupalidade, cuidado e invenções na formação universitária. Revista em Foco, 2022.
Veronese, Lilian Aracy Affonso e Machado, Adriana Marcondes O PENSAMENTO INSTITUCIONALISTA E A PSICOLOGIA ESCOLAR: DESASSOSSEGANDO AS LÓGICAS DO COTIDIANO. Psicologia Escolar e Educacional, 2022.
OLIVEIRA, Richard; MACHADO, Adriana Marcondes. Entrevista como experiência, loucura como método: composição de uma ética do encontro. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, Rio de Janeiro. 2021
MACHADO, Adriana Marcondes; HAHNE, Beatriz Saks, MARTINEZ, Carolina Terruggi. Enfrentando a escrita-em-dívida na formação de pesquisadores/ Dossiê 55 anos de Pós-Graduação no Brasil. Movimento-Revista de Educação, 2020.
MACHADO, Adriana Marcondes; FONSECA, Paula Fontana. A escrita endereçada como prática de formação e construção de realidade. Mnemosine, UERJ, 2019.
LIVRO
MACHADO, Adriana Marcondes; Quando a escrita toca a produção institucional. São Paulo: Blucher, 2023.
https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9786555501858-617/list#undefined
CAPÍTULOS
Hahne, Beatriz Saks; Machado, Adriana Marcondes. A medida da medida: a palavra como punição na sanção socioeducativa. In Arruda, Jalusa; Vinuto, Juliana (Orgs). Debates emergentes sobre controle social e punição. Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB), 2024.
Caliman, Luciana; Passos, Eduardo; Marcondes, Adriana. A medicação nas práticas de saúde pública: estratégias para a construção de um plano comum. In Luciana Caliman, Janaína Mariano César (Orgs). A estratégia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM): Experimentação com crianças, familiares e trabalhadoras(es). Dados eletrônicos. Vitória, ES: Edufes, 2023. (Coleção Pesquisa Ufes; 43) (pp 75 a 100).
ISBN: 978-85-7772-530-4
Livro - modo de acesso: https://repositorio.ufes.br/handle/10/12179
Angelis, Victoria De & Machado, Adriana Marcondes. Do pioneirismo à precarização: o percurso da construção da Casa Eliane de Grammont como política de enfrentamento à violência contra mulheres na cidade de São Paulo. In Hugill, Michelle de Souza Gomes; Sommariva, Salete Silva; Baggnestoss, Grazielly Alessandra; Beiras, Adriano; Santos, Poliana Ribeiro (Orgs). Estudos e práticas sobre violências domésticas, familiares e acesso à justiça. Coleção Sistema de Justiça, Gênero e Diversidades. Florianópolis: editora Acadêmica Judicial, 2023.
Machado, Adriana Marcondes; Fonseca, Paula Fontana. Armadilhas da escrita acadêmica na discussão dos processos de medicalização. In Ceccim, Ricardo Burg; Freitas, Cláudia Rodrigues de; Angelucci, Carla Biancha (org.). Fármacos, remédios, medicamentos: o que a Educação tem com isso? Volume 2 – debates continuados, diálogos interdisciplinares. – 1. ed. – Porto Alegre, RS: Editora Rede Unida, 2022.