Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade Linhas de Pesquisa: Psicologia Escolar/Educacional e processos de subjetivação. Pesquisa-Intervenção. Telefone: 55 11-3091-4172 | adrimarcon@uol.com.br | Lattes | Google Acadêmico |
Possui graduação em Psicologia (1984) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Fez mestrado e doutorado em Psicologia Social na mesma Universidade. Trabalhou no Serviço de Psicologia Escolar de 1986 a 2000 como psicóloga. Atualmente é membro desse serviço e professora de graduação e da pós-graduação do Instituto de Psicologia da USP, Departamento da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: psicologia escolar, pesquisa-intervenção, educação inclusiva, relação saúde-educação.
Disciplinas
Graduação
PSA 1506 - 1 Sujeito, Educação e Sociedade
PSA 2811 Psicologia Escolar e Práticas Institucionais (com estágio)
4701784-2 Trabalho de Pesquisa em Psicologia I
4701885-2 Trabalho de Pesquisa em Psicologia II
4702893-1 Estágio Supervisionado I
4702994-1 Estágio Supervisionado II
4703691-2 Ações Comunitárias I
PSA2411 1 Prática de Pesquisa em Psicologia I
PSA2515 1 Prática de Pesquisa em Psicologia II
Pós-graduação
PSA 5907 Micropolítica e Pesquisa-Intervenção na interface entre Psicologia e Educação
Projetos de Pesquisa
- Plantão Institucional (1996 - Atual)
- Programa Nacional de Cooperação Acadêmica Ação Novas Fronteiras (PROCAD-NF) Edital PROCAD-NF no 21/ 2009 (2009 - 2015)
- Supervisão e Estágio em Psicologia Escolar: a escrita como estratégia de formação (2010 - Atual)
- Metodologia IRDI - uma intervenção com educadores de creche atravessada pela psicanálise (2011 - Atual)
- Grupo de Articulação dos Trabalhos de Extensão do IPUSP (2012 - Atual)
- Projeto Bandeira Científica (2012 - Atual)
- Grupo de Direitos Humanos (2012 - Atual)
- Estágio e supervisçao na área de Psicologia Escolar: problemas e desafios (2012 - Atual)
- As marcas da vida escolar na vida (2012 - 2013)
- Programa Aproxima-Ação do Núcleo de Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP (2013 - Atual)
- Projeto de Tutoria da Universidade de São Paulo: Marcas da vida escolar (2014 - 2015)
- Avaliação qualitativa da implementação do Jogo Elos em escolas municipais de ensino fundamental (2016 - Atual)
Outros projetos
Visitas à São Remo com objetivo de conhecer os problemas gerados pelas questões habitacionais relacionadas à USP (projeto de reurbanização e projeto de construção de equipamento de saúde em terreno da USP na São Remo). Conversa com o Prefeito da USP, Sr José Sidnei Colombo Martini, juntamente com Bia Rocha (Aproxima- Ação) e José Ricardo Ayres (reitor adjunto da pró-reitoria de Cultuar e Extensão) para reomada do histórico das ações sobre a questão do projeto de reurbanização..
Coordenadora
Adriana Marcondes Machado
Descrição: Esse grupo, formado por docentes, funcionários e discentes, iniciou seus encontros em janeiro de 2012. Durante o ano de 2012, foram realizadas reuniões quinzenais, às quartas-feiras, das 12:00 às 14:00 hs com o objetivo de criar uma articulação entre os trabalhos de extensão realizados pelos participantes. Atividades realizadas: - Participação na Semana de Calouros de 2012 (fevereiro de 2012) com discussão sobre a extensão na Universidade. - Organização de mesa para reflexão sobre os rumos da universidade na Semana de Psicologia (agosto de 2012) - Duas reuniões com os profissionais do Projeto Aproxima-ação da Pró Reitoria de Extensão da Universidade de São Paulo. - Participação de ações conjuntas com associações e alguns equipamentos educacionais instalados na Comunidade São Remo. - Supervisão e acompanheamento do trabalho de Laura Albuquerque Azevedo (no USP 7989076) que se matriculou na disciplina Ações Comunitárias I durante o segundo semestre de 2012 para realizar um projeto de investigação sobre o processo de escolarização na vida dos jovens daquela comunidade. Ano de 2013 - Reniões quinzenais - Participação na Semana de Calouros de 2013 (fevereiro de 2013) com discussão sobre a extensão na Universidade. - Supervisão e acompanheamento do trabalho de Laura Albuquerque Azevedo (no USP 7989076) e de Isabel Correa Neto Cavalcanti (no USP 7155207) que se matricularam em disciplinas práticas e realizaram um trabalho de pesquisa-intervenção no Espaço Girassol (equipamento educativo de contra-turno localizad no Jardim São Remo), durante o 1º semestre de 2013. - Participação de reuniões mensais no Aproxima-Ação.
Coordenadora
Adriana Marcondes Machado
O Projeto Bandeira Científica conta, hoje, com a participação de 12 Unidades da USP. Os alunos do Instituto de Psicologia participam desse projeto desde o ano de 2000. Desde maio de 2012, supervisiono o grupo de alunos na frequência de uma vez por mês..
Integrantes: Adriana Marcondes Machado - Coordenador.
2012 - Atual
Estágio e supervisão na área de Psicologia Escolar: problemas e desafios
Descrição: Projeto de Pesquisa apresentado ao Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, referente ao processo de contratação relacionado ao concurso para Professor Doutor na área de Psicologia Escolar.
Coordenadora
Adriana Marcondes Machado
Esse grupo foi organizado após os eventos de outubro de 2011 na USP em que estudantes e funcionários que ocupavam o prédio da Reitoria da USP foram retirados pela Polícia Militar. Sua preocupação é em defender a vocação pedagógica da universidade e a necessidade de diálogo em relação aos conflitos institucionais que se estabelecem no exercício da crítica.
Coordenadora
Adriana Marcondes Machado
Membro do Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP - um espaço diferenciado de intervenção/formação junto a psicólogos que atuam na área educacional e em instituições educativas. Tem oferecido diversos tipos de atividades e de atendimentos de forma a melhor responder às diferentes demandas da área. Essas atividades se concretizam tanto na forma da prestação direta de serviços à comunidade quanto no apoio às atividades docentes da área. As atividades realizadas são: - Trabalho nas escolas públicas e em outras instituições de caráter educacional. Participação do cotidiano da instituição e de reuniões com professores ou educadores visando refletir, levantar hipóteses e pensar em procedimentos para trabalhar com as problemáticas formuladas na demanda. Os alunos matriculados na disciplina Psicologia Escolar e Práticas Institucionais realizam os estágios nessas instituições. - Trabalho realizado na USP ? ?Plantão Institucional? Atendimento mensal a grupos de profissionais de instituições públicas ligadas à educação, visando aprimoramento do exercício profissional com conseqüente melhoria do atendimento às crianças e adolescentes. Período maio de 2012 a maios de 2014 - Participação das reuniões quinzenais do Serviço de Psicologia Escolar - Atendimento mensal pelo dos grupos a seguir: * período ano de 2012 ?Secretaria Municipal de Educação do Município de Lorena. Nove profissionais: psicólogas, fonoaudiólogos e pedagogas. Discussão sobre as estratégias de atendimento às demandas relacionadas à Educação Inclusiva e à formação de professores. *período: ano de 2012- Departamento de Educação do Município de Campina de Monte Alegre. Grupo composto por cinco diretores e coordenadores das escolas municipais da cidade de Campina de Monte Alegre.. Discussão sobre: o trabalho de coordenação, a formação dos professores do município, e a implantação de políticas públicas formuladas pelo MEC. *período: ano de 2012 ? Assessoria e participação em encontros formativos para gestores educacionais da Diretoria Regional de Educação do Butantã (diretores de Escolas Municipais de Educação Fundamental) Período: maio a dezembro de 2012 Local: Os encontros foram em escolas da DRE Butantã/São Paulo. Este trabalho se iniciou em janeiro de 2011. Durante o ano de 2011, o aluno Danilo de Carvalho Silva, do 4º ano da graduação em Psicologia, participou dos encontros e elaborou um trabalho de Iniciação Cintífica que foi apresentado no SIICUSP de 2012, cujo título foi: A formação de diretores de Escolas Públicas e a questão da violência escolar. Durante o ano de 2012, dois alunos do 3º ano da Graduação participaram dos encontros: Gianlucca Vergian Dalenogare (no USP 6475710) Isabel Correa Netto Cavalcanti (no USP 7155207).
Publicações
MACHADO, ADRIANA MARCONDES. A atividade de extensão universitária, O Jardim São Remo e uma Instituição Educacional: desafios na criação de um campo comum de trabalho. Revista Cultura e Extensão USP, v. 3, p. 85-95, 2015.
LERNER, ANA BEATRIZ COUTINHO ; FONSECA, PAULA FONTANA ; SAYÃO, Yara ; MACHADO, ADRIANA MARCONDES . Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação. Estilos da Clínica (USP. Impresso), v. 19, p. 199-208, 2014.
MACHADO, A. M.. Perdas e apostas na luta contra o silenciamento presente no processo de medicalização. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade (on line), v. 3, p. 111-123, 2014.
MACHADO, ADRIANA MARCONDES. Exercer a postura crítica: desafios no estágio em Psicologia Escolar. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 34, p. 768-774, 2014.
SEKKEL, Marie Claire ; MACHADO, A. M. . O projeto pedagógico docurso de formação de professores de psicologia do Instituto de Psicologia da USP. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 15, p. 127-134, 2009.
MACHADO, A. M.. Estágio na escola pública: reflexões inspiradas na Psicologia Escolar. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 15, p. 85-90, 2009.
MACHADO, A. M.. A queixa escolar no alvo dos diagnósticos. Idéias, São Paulo, v. 28, p. 141-158, 1997.
MACHADO, A. M.. As crianças excluídas da escola. Revista Pediatria Moderna, São Paulo, v. XXXI, n.1, p. 88-94, 1995.
MACHADO, A. M.. A queixa escolar e seus encaminhamentos. Jornal do Conselho Regional de Psicologia, São Paulo, v. 14, p. 34-37, 1994.
MACHADO, A. M.. Circulando a Psicologia no Curso de Administração. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 8, p. 1-10, 1991.
MACHADO, A. M.. De la douleur des malades à la souffrance de l'équipe: tentative de compréhension dynamique du fonctionnement d'une Unité de Thérapie Intensive de traumatismes. Psychologie Medicale, Paris, v. 22, n.8, p. 727-732, 1990.
MACHADO, A. M.. A questão do rendimento escolar: subsídios para uma nova reflexão. Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 15, n.2, p. 188-202, 1989.
KASTRUP, V. ; MACHADO, A. M. . Movimentos micropolíticos em saúde, formação e reabilitação. 1. ed. Paraná: Editora CRV, 2016. v. 1. 232p .
MACHADO, A. M.; FERNANDES, A. (Org.) ; ROCHA, M. (Org.) . Novos Possíveis no encontro da Psicologia com a Educação. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. v. 1. 226p .
MACHADO, A. M.. Educação Inclusiva: Direitos Humanos na Escola. São Paulo - Brasilia: Casa do Psicólogo - Conselho Federal de Psicologia, 2005. v. 1. aap .
MACHADO, A. M.; SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.) . Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. 4ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. v. 1. 120p .
MACHADO, A. M.. Crianças de Classe Especial: efeitos do encontro da saúde com a educação. 3ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. v. 1. 98p .
MACHADO, A. M.; SOUZA, Marilene Proença Rebello de . Psicologia escolar: em busca de novos rumos. 3ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. v. 1. 191p .
MACHADO, A. M.; SOUZA, Marilene Proença Rebello de . Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. 2ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. v. 1. 120p .
MACHADO, A. M.. Crianças de Classe Especial: efeitos do encontro da saúde com a educação. 2ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. v. 1. 98p.
MACHADO, A. M.; SOUZA, M. P. R. . Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. 1ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. v. 1. 120p.
MACHADO, A. M.; SOUZA, Marilene Proença Rebello de ; SAYÃO, Yara ; AMARAL, Ligia Assumpção ; CROCHIK, Jose Leon . Educação especial em debate. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. v. 1. 194p.
MACHADO, A. M.. Crianças de Classe Especial: efeitos do encontro da saúde com a educação. 1ª. ed. São Paulo: Ed Casa do Psicólogo, 1994. v. 1. 98p .