Av. Prof. Mello Moraes, 1721
bloco D – salas 209 e 211 e bloco F – sala 23
Cidade Universitária – São Paulo, SP – 05008-030
Contato: apoiar@usp.br ou  tardivo@usp.br

Talvez o principal trabalho que se faz seja da natureza da
integração, tornada possível pelo apoio no relacionamento
humano, mas profissional – uma forma de sustentação (holding)
( D. W. Winnicott, 1960)

O APOIAR é um grande projeto e serviço abrigado no Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social, que objetiva a formação do psicólogo no campo da saúde mental em sua acepção mais ampla,ou seja, no que diz respeito ao estudo compreensão e intervenção a pessoas em situação de sofrimento .O Laboratório constitui-se como espaço propiciador da integração entre ensino, pesquisa e prática clínica, oferecendo estágio supervisionado a alunos de graduação (área de Psicopatologia e outras) e proporcionando campo de investigação clínica para trabalho acadêmico de pós-graduandos e para articulações teóricas de docentes e pesquisadores. O APOIAR foi criado 2002 , consolidado em 2003 e se constitui em amplo projeto no mesmo Laboratório . Destaca-se, no cenário da pesquisa brasileira, como Grupo de Pesquisa USP/CNPq intitulado Manifestações do Sofrimento Humano: Avaliação, Compreensão e Formas de Intervenção.

Público-alvo

No APOIAR, no CEIP , são realizados atendimentos supervisionados crianças, adolescentes e seus pais em situação de vulnerabilidade social, em especial as que vivem em instituições de acolhimento. Também são atendidas crianças e adolescentes encaminhadas por instituições parceiras (governamentais e não governamentais) e escolas. Também se recebem encaminhamentos de outros serviços do Centro de Estudos do Instituto de Psicologia (CEIP) da USP.

O APOIAR desde 2009, em outro projeto, foi-se centrando em pessoas com manifestações psicossomáticas , em especial com dor crônica, produzindo conhecimento e recebendo pacientes para tratamento. São realizados por um grupo de profissionais e estudantes de pós graduação atendimentos individuais com uma a duas vezes por semana, e em grupos .Os encaminhamentos são realizados por instituições dedicadas à atenção a pacientes com essa manifestação , como Faculdade de Odontologia da USP; da Liga de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e de outros encaminhamentos dos Serviços de Atendimento do CEIP-Centro Escola do Instituto de Psicologia

Coordenadora

Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo

Organização

Disciplinas virtuais – Psicopatologia: Aspectos Teóricos e Prática Clínica – para créditos a alunos de graduação