AVISO: Devido ao aumento da procura, estamos com espera de até três semanas no momento. Avaliem a possibilidade de utilização do acolhimento psicossocial individual do Programa Autoestima, do governo do estado, que também conta com intenso envolvimento do Instituto de Psicologia da USP. Faça seu cadastro pelo site: https://autoestima.sp.gov.br/Account/RegistrarCidadao. Considere participar das sessões abertas semanais do “Sonhar Grupal”: https://autoestima.sp.gov.br/Noticias/News?post=29. Para demandas relacionadas com a vida universitária, inscreva-se no Grapusp (https://jornal.usp.br/universidade/atendimento-psicologico-em-grupo-resgata-senso-de-pertencimento-na-usp/), maiores informações e inscrições pelo email grapusp@usp.br . Estamos trabalhando para aumentar nossa capacidade de atendimento e atualizaremos esta informação conforme tenhamos novos dados.

 


 

NOTA: O Projeto de Apoio Psicológico Online (PAPO) do Instituto de Psicologia da USP lamenta a perda de estudantes da nossa Universidade e, por meio desta, expressa solidariedade para com aqueles de maior proximidade dos alunos. Com a pandemia do COVID-19 os cuidados com saúde mental tornaram-se ainda mais relevantes. Foi com esse intuito que o PAPO foi criado, com o objetivo de oferecer uma via de acesso a cuidado em saúde à comunidade USP num momento tão delicado quanto o dos últimos meses. Ressalta-se que a discussão sobre saúde mental vai além do oferecimento de serviços especializados, visando o cuidado integral para toda e qualquer pessoa. Esta perspectiva assistencial segue neste momento bem, como a ela se soma nosso esforço de divulgar as diversas iniciativas que estão sendo oferecidas. Para conhecer estas iniciativas ou nos ajudar a complementar esta lista acesse: https://sites.usp.br/papoipusp/category/crusp-tamo-junto/

 


A pandemia COVID-19 nos obriga a reorganizar modos de vida e conviver com a apreensão e as dores ligadas às consequências diretas e indiretas da doença. Preocupados com as dificuldades psicológicas que surgem neste momento, o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo está oferecendo, de modo público e gratuito, o atendimento pelo “Apoio Psicológico Online”.

Após o cadastro pelo formulário, cujo link segue abaixo, você deverá ser contatado em até quinze dias úteis por um psicólogo da nossa equipe que agendará um dia e horário para um atendimento, preferencialmente via videoconferência.

Sublinhamos que o projeto propõe um atendimento pontual, uma única ou, eventualmente, poucas sessões, com o objetivo de auxiliar na travessia das dificuldades psicológicas deste período, diferenciando-se assim de um tratamento psicoterapêutico.

Nesta fase do projeto atenderemos exclusivamente a comunidade USP, visite o site regularmente para atualizações sobre o público alvo. A equipe de colaboradores de atendimento online é composta por psicólogos ou psicólogas já formados que possuem algum vínculo com a USP, tais como alunos de pós-graduação strictu e lato sensu, pós-doutorandos, pesquisadores, docentes e funcionários. Graduandos de psicologia também realizam atendimentos sob supervisão de um docente.

Para mais informações (dados atualizados, solicitar o atendimento, contatar ou conhecer a equipe), clique aqui.