A Pesquisa em Psicologia Através do Patrimônios Artístico-Culturais

Colóquio Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte, IP/USP

29/04/2024 - 29/04/2024 09:00 ~ 12:00 - Google Meet

Arley Andriolo (Instituto de Psicologia / USP) Ricardo Mendes Mattos (Universidade de Taubaté, SP) Mara Aline de Campos dos Santos (UNIP; doutorado IP/USP) Richard de Oliveira (Pós-doutorado USP) Lucas Dias Rebello de Carvalho (mestrado, IP/USP)

Google Meet

Programação:

9h00- 9h15

9h15-10:00

Apresentação

A pesquisa em psicologia através dos patrimônios artístico-culturais: reflexões preliminares a partir da revisão de literatura.

Arley Andriolo e Lucas Carvalho

Mesa: A tatuagem tradicional japonesa como patrimônio marginal.

Richard de Oliveira: apresentação

Heloísa Okamoto: comentário

10h50- 11h00.

Pausa para o café

Mara Aline Santos e Ricardo Mattos

Encerramento

Este colóquio visa apresentar e explorar os resultados preliminares do Grupo de Trabalho Patrimônios Culturais na Psicologia, organizado a partir do Projeto Regular Fapesp (2022/03566-4). Esse GT tem por objetivo estimular o debate acerca dos patrimônios culturais no campo da psicologia, desenvolvendo a interface teórica e metodológica necessária à inspeção destes fenômenos socioculturais específicos no interior da malha intersubjetiva e coletiva na qual se ancoram. Iniciaremos o evento com a apresentação de uma revisão preliminar de literatura, de natureza compreensiva e reflexiva. A seguir, será apresentada uma pesquisa acerca da tatuagem tradicional japonesa, com especial foco nos mecanismos psicossociais de seleção, transmissão e modulação de aspectos centrais da prática em meio ao seu deslocamento geográfico, histórico e sociocultural. Para finalizar, será realizado um debate sobre as problemáticas e ambiguidades emergentes na interface da psicologia com os estudos dos patrimônios culturais.