01/10/2018 - 01/10/2018 20 horas - Bar Balcão

Miriam Debieux, Ana Costa e Sérgio Prudente

debieux@terra.com.br

Bar Balcão

O livro conta com a contribuição de 28 personalidades:

1.Adela Stoppel de Gueller – Psicanalista. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Realizou o pós-doutorado “Escritas da clínica com crianças: história e transmissão da experiência” no Programa de Pós graduação em Psicanálise na Universidade Estadual de Rio de Janeiro – UERJ . Professora no curso de especialização em Teoria Psicanalítica, na COGEAE -PUC-SP; Professora e supervisora no curso de especialização em Psicanálise da criança, no Instituto Sedes Sapientiae. Organizadora junto com Audrey Setton Lopez de Souza de Psicanálise com crianças: Perspectivas teórico-clínicas, editado pela Casa do Psicólogo, em 2008, S.P. É autora de Atendimento psicanalítico de crianças, editado pela Zagodoni Editora, em 2011, em S.P.

2. Ana Costa – Psicanalista. Membro da APPOA; professora colaboradora do PPG em Psicanálise da UERJ; coordenadora da Rede de Pesquisa Escritas da Experiência (CNPq). Pesquisadora do Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política do Instituto de Psicologia da USP; Pós-doutoranda no programa de Pós-graduação Psicologia Clínica do IPUSP. Autora, entre outros, dos livros “Corpo e escrita. (Relume-Dumará, 2000) “Tatuagem e marcas corporais” (Casa do Psicólogo, 2003), “Litorais da Psicanálise (Escuta, 2015 – prêmio Jabuti 2016).

3. Ana Luiza Andrade – Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder da Linha de pesquisa Arquivo Tempo e Imagem e membro das Linhas Psicanálise e Literatura e Teoria da Modernidade do Curso de Pós-Graduação em Literatura da UFSC. Líder do Núcleo de Estudos Benjaminianos (NEBEN – UFSC-CNPq) . Pertence ao Grupo de Pesquisa Redes de Pesquisa Escritas da Experiência (UERJ).

4. Ana Paula Musatti Braga – Psicanalista. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação de Psicologia Clínica do IPUSP. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2016). Especialização em Teoria, técnica e estratégias especiais na psicanálise de crianças e adolescentes na Universidade de São Paulo (1995). Pesquisadora do Laboratório Psicanálise e Sociedade e Política do Programa de Pós-graduação da Psicologia Clínica da USP, desde 2004 e do Núcleo violências: sujeito e política do Programa de Pós-graduação de Psicologia Social da PUC-SP, de 2004 a 2017. Sua tese de doutoramento e artigos recentes versam sobre o homem negro e a mulher negra e sobre racismo.

5. Caterina Koltai – Psicanalista. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo(1968), graduação em Sociologie pela Université Paris Descartes(1971), especialização em DESS on Planificacion de L’Education pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne(1975), mestrado em Planejamento dos Recursos Humanos pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne(1977), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1997). Foi Professora na Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Psicanálise. Atua principalmente nos seguintes temas: estrangeiro, Psicanálise, Política. Tem vários livros e artigos publicados.

6. Christian Ingo Lenz Dunker – Psicanalista. Professor Titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado, supervisionado por Ian Parker e Erica Burman na Manchester Metropolitan University, pelo qual foi laureado como “Pesquisa Inovadora em Crítica e Linguagem”. Sua tese de Livre Docência foi publicada na Inglaterra e no Brasil. É membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano. Junto com Vladimir Safatle e Nelson da Silva Jr. fundou o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP (Latesfip-USP). Ganhou o prêmio Jabuti em Psicologia e Psicanálise com a obra Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (Annablume, 2011) e, em segundo lugar, com o livro Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (Boitempo, 2015). Publicou vários outros livros.

7. Daniel Coelho – Psicanalista; Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia da UFS. Mestre e Doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ).

8. Doris Rinaldi – Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), membro do colegiado de docentes do Programa de Pós-graduação em Psicanálise do IP/UERJ, Procientista da UERJ, Coordenadora, junto com Ana Costa, da Rede de Pesquisa Escritas da Experiência (CNPq), Psicanalista, membro de Intersecção Psicanalítica do Brasil Psicanalítica do Brasil.

9. Eduardo Leal Cunha – Psicanalista, Psicólogo. Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) e Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Professor do Dep. de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe e Pesquisador Associado do CRPMS/Université de Paris VII – Diderot.

10. Emília Estivalet Broide – Psicanalista. Doutora em Psicologia Social pela PUCSP. Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e política da USP; membro da APPOA. Pesquisa em saúde pública e saúde coletiva; assistência social; psicanálise nas situações sociais críticas; juventude; adolescentes em conflito com a lei; violência e vulnerabilidades sociais; grupos na perspectiva de Pichon Rivière e Lacan. Tem artigos publicados e vários livros destacando-se A supervisão como interrogante da práxis analítica: desejo de analista e a transmissão da psicanálise (Ed Escuta, 2017). Em coautoria: População de rua: pesquisa social participativa e perfil demográfico e condições de vida em São Paulo (Ed Juruá, 2018); A psicanalise nas situações sociais críticas: metodologia, clínica e intervenções (2015); Pode Pá: uma nova abordagem em medidas socioeducativas em meio aberto (2016).

11. Esteban Radiszcz – Psicanalista. Professor de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise e Doutor em Psicanálise e psicopatologia (Université Paris 7 Denis Diderot). É Professor Associado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais, onde é diretor do Laboratório Transdisciplinar em Práticas Sociais e Subjetividade (LaPSoS) e pesquisador do Programa de Estudos Psicanalíticos: Clínica y Cultura. Entre suas publicações se encontra sua participação como Editor dos Volumes: Malestar y destinos del malestar: políticas de la desdicha (Social-Ediciones, 2014) y Malestar y destinos del malestar: artes del descontento (Social-Ediciones, 2015). Asimismo, es traductor al español de libro de Geneviève Morel La ley de la madre. Ensayo sobre el sinthome sexual (FCE, 2012). É autor de artigos em revistas indexadas e capítulos de livros publicados no Chile e no estrangeiro.

12. Ilana Mountian – Psicanalista. É pesquisadora e docente (bolsa PNPD/CAPES) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Possui mestrado em psicologia e saúde pública pela Manchester Metropolitan University (1999) e doutorado em Psicologia pela Manchester Metropolitan University (2005). Pós doutora pela Manchester Metropolitan University (2009). É pesquisadora honorária do Research Institute for Health and Social Change da Manchester Metropolitan University. Foi bolsista PRODOC/CAPES na Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista Fapesp em pós doutorado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. .Foi conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2014-2016). Seus temas de pesquisa são: gênero, drogas, imigração. Autora do livro Cultural Ecstasies: drugs, gender and the social imaginary. Londres e Nova York: Routledge.

13. Ivan Estevão – Psicanalista. É professor de Psicologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e professor do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP; Pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Sociedade do Instituto de Psicologia da USP; Membro do Fórum do Campo Lacaniano. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em teoria e clínica psicanalítica e sua epistemologia e também em saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, Lacan, Freud, neurose e psicose e articulação da psicanálise com as teorias sociais.

14. Joao Fantini – Psicanalista. Mestre e Doutor pela PUC de São Paulo. Pós-doutorado na University of London (Birkbeck College) em 2012. Atualmente é Professor Associado IV do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisa sobre Sintomas na Clínica Contemporânea e Estudos sobre Intolerância (UFSCar) e Semiótica Psicanalítica (PUC-SP). Líder de grupo de pesquisa e orientador em cursos de graduação e pós-graduação na Psicologia da UFSCar e na USP e PUC-SP como professor convidado. Autor de: Raízes da Intolerância (Edufscar, 2014); Semiótica Psicanalítica: Clínica da Cultura.1.a ed.São Paulo : Iluminuras, 2013; Imagens do Pai no Cinema: Clínica da Cultura (EDUFCAR, 2009),entre outros. Editor da revista Leitura Flutuante do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise da PUC-SP.

15. Jorge Broide – Psicanalista. Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. Professor na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – PUC/SP. Professor no Centro de Estudos Psicanalíticos. Analista membro da APPOA. Consultor na área de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social a Secretarias Municipais, Estaduais Ministérios e Iniciativa Privada. Analista Institucional. Pesquisa: juventude; adolescentes em conflito com a lei; violência e vulnerabilidades sociais, psicanálise nas situações sociais críticas. Tem vários livros destacando-se A psicanálise nas situações sociais críticas: violência, juventude e periferia, em uma abordagem grupal (Ed. Juruá , 2010). Em coautoria publicou: População de rua: pesquisa social participativa e perfil demográfico e condições de vida em São Paulo (Ed Juruá, 2018); A psicanálise nas situações sociais críticas: metodologia, clínica e intervenções (2015); Pode Pá: uma nova abordagem em medidas socioeducativas em meio aberto (2016).

16. Marcus Teschainner – Psicanalista. Possui graduação em Psicologia e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo (LATESFIP/USP); participante da Escola de Psicanálise do Forum do Campo Lacaniano de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, Psicologia Clínica e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Biopolítica, Agamben, Poder e Foucault.

17. Marta Quaglia Cerruti – Psicanalista. Mestre e Doutora pelo Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP. Pesquisadora do Laboratório Psicanálise e Política da USP. Professora do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Sua área de atuação é sobre violências, particularmente violência de Estado; trabalha com populações vulneráveis particularmente com adolescentes; articula psicanálise e arte.

18. Mauro Mendes Dias – Psicanalista. Diretor do Instituto Vox de Pesquisa em Psicanálise, realiza apresentação de pacientes no Hospital São João de Deus, em parceria, e coordena o Seminário “A Voz na Neurose Obsessiva”, no Instituto Vox. Autor de livros e artigos em Psicanálise, sendo o último deles, como organizador de uma coletânea sobre a Voz na Experiência Psicanalítica, ed. Zagodoni.

19. Miriam Debieux Rosa – Psicanalista, professora Associada ao Programa de Psicologia Clínica da USP, onde coordena o Laboratório Psicanálise e Sociedade, e o Grupo Veredas: Psicanálise e Imigração. É autora do livro Histórias que não se contam: psicanálise com crianças e adolescentes, reeditado pela Editora Casa do Psicólogo, em 2010, co-organizadora do livro Debates sobre a Adolescência Contemporânea e o Laço Social, editado pela Juruá Psicologia Editora, RGS, em 2012 e do livro Desejo e Política: desafios e perspectivas no campo da imigração e refúgio, pela Editora Max Limonad em 2013. Publicou o livro A clínica psicanalítica face ao sofrimento sócio-político (2016), pela Ed. Escuta e Fapesp (primeiro lugar no prêmio Jaboti 2017, psicologia e psicanálise).

20. Nadir Lara Jr – Pós-doutorando no Departamento de Psicologia Clínica (bolsista FAPESP) na Universidade de São Paulo – USP; Mestre (2004) e Doutor (2010) em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Realizou estágio de Doutorado na Manchester Metropolitan University (2008). Tem experiência na área de Psicologia Social Crítica e também Psicologia Clínica. Suas áreas de interesses são: psicanálise, teoria política, educação, saúde coletiva.

21. Oscar Angel Cesarotto – Psicanalista. Doutor em Comunicação & Semiótica. Professor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação & Semiótica, e coordenador do curso de especialização Semiótica Psicanalítica – Clínica da cultura (COGEAE), da PUC-SP. Autor de vários livros, destacando Inconsciências – Editora Iluminuras – 2018.

22. Priscilla Santos de Souza – Psicanalista. Mestre pelo Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP e pesquisadora do Laboratório Psicanálise e Sociedade do IPUSP. Graduada em História e em Psicologia. Especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência – Abordagem Interdisciplinar (2014). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do ABC – Santo André. Pesquisa nas áreas: psicanálise, sociedade, política, políticas públicas, adolescência, drogas, racismos.

23. Pablo Castanho – Professor doutor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro do Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares (NESME). Membro da International Association for Group Psychotherapy and Group Processes (IAGP) e da rede interuniversitária Groupes et liens intersubjectifs

24. Paulo Endo – Psicanalista. É professor Livre-Docente do Instituto de Psicologia da USP e da Pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH/USP. Coordena o Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados da USP. É pesquisador da Unit Research on Dreams, Memory and Imagination Studies, dos Territórios Clínicos de la Memória (TeCMe-Argentina) e membro da Memory Studies Associaion (Dinamarca). Foi Professor Visitante na Universidade de Gdansk (Polônia) em 2015. Pós-doutoramento no CEBRAP (2004-2005). Foi membro do: Grupo Interdisciplinar Independente de Combate à Tortura e à Violência Institucional da SEDH da Presidência da República; Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e à Violência Institucional no Brasil (CNPCT); da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância do IEA- USP. Tem livros e artigos publicados, entre eles o livro A Violência no Coração da Cidade: Um Estudo Psicanalítico, que foi agraciado com o Prêmio Jabuti (2005).

25. Patrícia do Prado Ferreira – Psicanalista. Pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP – FAPESP – 2015/15215-8). Foi pesquisadora visitante de pós-doutorado no King’s College London, na Inglaterra, em 2017/2018 (BEPE-FAPESP). Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP; pesquisadora do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política da USP e do Núcleo de Psicanálise e Sociedade da PUC-SP. Pesquisa movimentos sociais, grupos, poder e política.

26. Raonna Martins – Psicanalista, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e doutoranda em Psicologia Clínica pela USP- SP. Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política do IP-USP. Pesquisa nas áreas: políticas públicas, drogadição, escuta clínica em contextos violentos, violência de estado, grupos.

27. Sandra Luzia Alencar – Psicanalista. Doutora em Psicologia Social pela PUC- SP. Integrante do Laboratório Psicanálise e Sociedade. Pesquisa nas áreas: políticas públicas de saúde e saúde mental, escuta clínica em contextos violentos, violência de estado, grupos, redes de assistência.

28. Sérgio Eduardo Lima Prudente – Psicanalista. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Campus Santa Cruz – FACISA. Pós-doutor pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Doutor em Psicologia Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP com estágio doutoral na Université Paris 13 – Nord. Pesquisador do Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL/ USP).