31/01/2024 - 31/01/2024 -

Objetivos do Curso:

1-Formar orientadores profissionais e de carreira, com conhecimento teórico e técnico consistente;

2-Dar bases teóricas e experiências práticas que possibilitem ao aluno desenvolver projetos próprios em Orientação Profissional e de Carreira.

Público-Alvo

Psicólogos interessados em aprofundar conhecimento sobre Orientação Profissional com interesse e/ou experiência na área de trabalho e educação

Duração do Curso

O curso ocorrerá durante do 1º semestre de 2024 e será presencial, com aulas teóricas e supervisões às sextas-feiras, das 8h às 18h.

Para as outras atividades do curso o aluno deverá dispor do sábado das 9h às 12h e de mais um período durante a semana para atendimentos e outras atividades do curso.

Total de horas do curso: 240.

Pré-requisito Graduação:
Sim
Área de Conhecimento:
Psicologia do Trabalho e Organizacional
Período de Realização: de 01/03/2024 até 05/07/2024
Local do curso: CEIP – Centro Escola do Instituto de Psicologia – USP Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – bloco D
Presencial: de 02/01/2024 até 31/01/2024
Procedimento de inscrição: Preenchimento do formulário no link https://forms.gle/TybgkgUpNr1csxbj7 a partir do dia 2 de janeiro, justificando o interesse pelo curso e anexando curriculum. Será disponibilizado também no site www.ipusp@usp.br a partir do dia 2 de janeiro.
Conteúdos/Disciplinas Orientação Profissional e de Carreira XV – clique aqui
Temas abordados no curso

a- O que é trabalho?
b-  Introdução à Psicossociologia do trabalho
c-  Mudanças de paradigmas no mundo do trabalho
d- As transformações do mercado de trabalho no Brasil
e- Histórico e bases conceituais e filosóficas da Orientação Profissional
f- Questões atuais da Orientação Profissional
g- Contribuições da Psicanálise à Orientação
h- A estratégia clínica de Rodolfo Bohoslavsky
i- O diagnóstico e a entrevista em Orientação Profissional
j- O processo de Orientação Profissional em uma abordagem psicanalítica
k- As contribuições da teoria Winnicottiana
l- Introdução geral às teorias de grupo
m- O grupo operativo de Pichón-Riviere
n-  A proposta de Orientação Profissional em grupo
o- As concepções psicanalíticas de Kaes

Coordenador: Marcelo Afonso Ribeiro
Vice-Coordenador: Fabio de Oliveira
Critérios de seleção: A seleção será realizada por prova de conhecimentos básicos da área de Orientação Profissional. É eliminatória. A prova valerá de 0 (zero) a 10(dez) pontos e será composta por questões dissertativas teórico-práticas a ser realizada de forma on-line.
Serão convocados para entrevista aqueles que na prova de conhecimentos tenham obtido nota maior ou igual a 7 (sete). A entrevista será presencial.
A nota da prova de conhecimentos será somada a obtida na entrevista e dividida por dois, resultando na nota final do candidato. Serão aprovados os candidatos que obtiveram as 16 melhores notas. Em caso de empate o candidato com maior nota na prova dissertativa será convocado. Se o empate permanecer o candidato mais velho terá prioridade.

Cronograma:
02 a 31/01/2024 – Período de inscrição
06/02/2024 – Prova de conhecimentos básicos, on-line.
16/02/2024 – Publicação dos/as candidatos/as convocados/as para a entrevista.
19 e 20/02/2024 – Entrevistas presenciais
23/02/2024 – Publicação do resultado

Critérios de aprovação:
Módulo 1 Avaliação Critérios: avaliação continuada a partir de atividades propostas em classe. Norma de recuperação: Realização de trabalho dissertativo sobre tema a ser definido pelo docente responsável Módulo 2 Avaliação Critérios: participação no grupo de supervisão, elaboração dos relatórios de atendimento. Critérios de recuperação: trabalho cujo tema será escolhido pelo docente responsável. Módulo 3 Avaliação Critérios: trabalho dissertativo individual Norma de Recuperação: realização de trabalho dissertativo com tema definido pelo docente. Módulo 4 Avaliação Critérios: participação no grupo de supervisão, elaboração dos relatórios de atendimento. Critérios de recuperação: trabalho cujo tema será escolhido pelo docente responsável Trabalho de conclusão de curso: trabalho individual escrito desenvolvido durante o curso com orientação de um dos docentes que será também apresentado a classe ao final do curso.

Curso Gratuito

Local de inscrição
Preenchimento de formulário a ser disponibilizado no site www.ipusp@usp.br

Telefone: (11)3091-4174
Contato: Marcos Costa
Site: https://www.ip.usp.br/site/evento/curso-de-aperfeicoamento-em-orientacao-profissional-e-de-careira-inscricoes-de-2-a-31-1-2024/www.ip.usp.br
E-mail: labor@usp.br

Fonte: https://portalservicos.usp.br/servicos/cultura-e-extensao/apoObterCurso?cod_curso=470200009&cod_edicao=23015&numseqofeedi=1

Bibliografia | Referência para seleção

BOHOSLAVSKY, R. Orientação Vocacional – a estratégia clínica. Trad. José Maria Valeye Bojart. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
RIBEIRO, M. A. (Org.); MELO-SILVA, L.L. (Org.). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira Vol 1 e 2.  1. São Paulo: Vetor, 2011.
RIBEIRO, M. A., FIGUEIREDO, P. M., & ALMEIDA, M. C. C. G. (2021). Desafios contemporâneos da orientação profissional e de carreira (OPC): a interseccionalidade como estratégia compreensiva. Psicologia Argumento, 39(103),98-122.2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/27111/pdf