17/10/2018 - 17/10/2018 Das 11h às 13h - Auditório Maria Amélia Mattos - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Biblioteca - Cidade Universitária - São Paulo, SP

Vários

Auditório Maria Amélia Mattos - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Biblioteca - Cidade Universitária - São Paulo, SP

O Instituto de Psicologia da USP e a Benjamin Editorial promovem o debate de lançamento do livro “Assombrações: psicanálise e transmissões fantasmagóricas”, de Stephen Frosh, com tradução de Cristiane Izumi Nakagawa. Participam do evento o autor Stephen Frosh (Birkbeck College/University of London), por videoconferência, a psicanalista Maria Rita Kehl, a professora do IPUSP Belinda Mandelbaum e a psicóloga e doutoranda do IPUSP Cristiane Nakagawa.

 

“Assombrações: psicanálise e transmissões fantasmagóricas” mostra como o presente é perturbado pelo passado e pelo futuro. A obra se utiliza da ideia de assombração para explorar psicanaliticamente como identidades, crenças, relações íntimas e ódios são transmitidos através das gerações e entre pessoas. Aborda os segredos que herdamos, a “atração” do passado e a forma como emoções, pensamentos e impulsos vindos dos outros entram em nós como um tipo de comunicação imaterial, embora real. Este livro demonstra como opressões passadas retornam, exigindo reconhecimento e reparação, e explora como o reconhecimento da singularidade subjetiva e o perdão podem surgir disso. Fundamentando-se em psicanálise, estudos pós-coloniais e psicossociais, Stephen Frosh discute a questão do que passa através e entre sujeitos humanos e como esses elementos estruturam a vida social e psicopolítica.

 

Evento Facebook: https://web.facebook.com/events/2160516207496835/