14/08/2023 - 14/08/2023 09:00 ~ 12:00 - BLOCO B | IPUSP - AV. PROFESSOR MELLO MOARES, 1721 - BUTANTÃ, SÃO PAULO - SP, 05508-030

Arley Adriolo, Mara Aline de Campos dos Santos, Jordan Fraser Emery, Ricardo Mendes Mattos, Richard de Oliveira, Cecília Valentim Coelho, Cláudia Bortoletto

Arley Adriolo

Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte, IP/USP

Colóquio Estética Social e Patrimônios Artístico-Culturais

Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte, IP/USP

Proposta:

O colóquio procura desenvolver os diálogos teórico-metodológicos na interface entre a psicologia e os patrimônios artístico-culturais. No escopo dos estudos em estética social, trabalha-se com a sensibilidade dos participantes, em um campo concebido como um espaço expressivo formado nas relações sociais; uma estética da situação. Na interface com a psicologia, os patrimônios culturais transcendem artefatos e práticas para se situarem na sensibilidade compartilhada, como uma cultura viva em um corpo vivo. Assim, objetiva-se conceituar a dimensão sensível dos patrimônios artístico-culturais, aprimorar as metodologias adequadas à compreensão dessa dimensão, envolver pesquisadores e agentes culturais no diálogo sobre os processos vividos em grupos sociais e comunidades.

Quando: Dia 14 de agosto de 2023, das 9h às 12h (segunda-feira)

Local: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Sala Aurora, Bloco B

Entrada: gratuita (não é necessária inscrição prévia)

Organização: Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte, IP/USP

Programa:

9h. Abertura

“A pesquisa em psicologia através dos patrimônios culturais”.

Arley Andriolo (IP/USP)

9h15. Mesa 1. As culturas periféricas através dos patrimônios artísticos

“A tradição oral como herança africana em expressões artísticas afro-brasileiras e periféricas”.

Mara Aline de Campos dos Santos (UNIP, IP/USP)

“Corpo, espaço e digital: as potencialidades queers contemporâneas na constituição de contra-espaços políticos”

Jordan Fraser Emery (Université Savoie-Mont Blanc, França,  IP/USP)

Mediação: Bianca Seirio (Lapa IP/USP)