11/09/2018 - 11/09/2018 Das 9h às 12h - Auditório Carolina Bori

Gilberto Safra e Andrés Eduardo Aguirre Antúnez - Núcleo de pesquisas e laboratório Prosopon

Auditório Carolina Bori

ESTE EVENTO FOI CANCELADO

Objetivos: Apresentar algumas facetas importantes da vida e obra de Pablo Neruda, o poeta do amor, da política, do comunismo. Vamos refletir o momento atual de nossa cultura a partir de facetas da vida do poeta e a importância para a clínica da interdisciplinaridade, em especial com a poesia.

Público-alvo: sociedade e comunidade universitária

Apresentação:

No final de 1970, o poeta chega a Paris como embaixador. O Chile enfrentava os obstáculos referentes aos embarques do cobre, que eram as respostas das grandes empresas mineiras norte-americanas à nacionalização. O poeta tinha que renegociar a dívida externa chilena em Paris. Na manhã de 21 de outubro de 1971 houve uma trégua para o poeta. Ele recebeu a notícia de que tinha recebido o Prêmio Nobel de Literatura, ao que afirmou “nós os poetas acreditamos em milagres, mesmo que eles não existam. Mas parece que nesta oportunidade o milagre realmente aconteceu”. A Academia Sueca, em sua comunicação oficial, qualificou Neruda como “o poeta da humanidade violentada”. Neste Colóquio apresentaremos algumas facetas da vida de Pablo Neruda, o momento político econômico no qual passava a América Latina até culminar no golpe militar de 11 de setembro de 1973, dias depois ele morre em um hospital de Santiago. Apresentaremos algumas de suas poesias, a situação política e social da época e faremos reflexões clínicas de nosso momento atual em nosso país e no mundo, que por vezes dificulta a experiência de quietude, de sensibilidade, de continência e de receptividade, com sérios prejuízos para o ethos humano. Assim, com este evento oferecemos à comunidade momentos culturais, poéticos, humanitários com a Vida na Universidade pública.