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1. Grupo de Estudos das obras de Vigotski e Marx

 

Coordenação: Profa.Dra. Elenita de Ricio Tanamachi
lllllllllllllllllllllllllProfa.Dra. Ana Karina Amorim Checchia

Uma das atividades relacionadas ao LIEPPE (Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar) que se desenvolve desde 2003 é o Grupo De Estudos das obras de Vigotski e Marx, sediado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. O trabalho do grupo consiste no estudo das obras de Vigotski e de Marx a partir da base epistemológica destes autores, ou seja, o materialismo histórico dialético, uma vez que a tese que orienta e organiza este grupo:

propõe que o método materialista histórico dialético é o diferencial da teoria histórico-cultural porque permite explicar a realidade e as possibilidades concretamente existentes para a sua transformação, desde que a finalidade seja a superação daquelas condições ou circunstâncias particulares de objetivação/apropriação alienada no sentido da humanização, ou seja, no sentido da constituição da socialidade dos indivíduos (TANAMACHI; ASBAHR; BERNARDES, 2018, pp.91-2).

Para tanto, fazemos encontros mensais, sempre às sextas-feiras, com datas agendadas a cada início de semestre, tratando dos temas principalmente discutidos por Vigotski e Marx, visando tanto à compreensão do caminho percorrido por Vigotski para transformar o método de Marx no “capital” que falta à Psicologia, quanto conceitos centrais abordados na obra marxiana, de modo que possamos pensar a atividade de pesquisa e/ou de intervenção em educação como expressão desse esforço teórico-metodológico na perspectiva Histórico-Cultural.

No período da manhã, sob a coordenação da profa. Dra. Elenita de Rício Tanamachi, desde 2003 discutimos, analisamos, explicamos a Psicologia Histórico- Cultural proposta por Vigotski, para transformar as relações entre a Psicologia e a Educação. No período da tarde, desde 2012, inicialmente sob a coordenação da profa. Dra. Elenita de Rício Tanamachi e, a partir de 2013, da profa. Dra. Ana Karina Amorim Checchia, estudamos a obra de Marx, para entendermos o método materialista histórico dialético que fundamenta os estudos de Vigotski.

Nos encontros do grupo à tarde, dedicamo-nos à discussão de conceitos abordados por Marx em textos como “O método da Economia política” (MARX, 2008), O Capital (MARX, 2013) e a Ideologia Alemã (MARX & ENGELS, 2007), os quais contribuem para a compreensão de pressupostos teóricos que embasam o método materialista histórico dialético, complementada por proposições de autores e acadêmicos que se dedicam à explicitação do pensamento marxista.

A participação no grupo da manhã (sobre Vigotski) é independente da no grupo da tarde (sobre Marx); ou seja, a pessoa pode optar por participar dos estudos em um ou nos dois períodos, embora a recomendação seja para participação integral.

Vale ressaltar que, coerentemente com a obra dos autores, o estudo envolve participação coletiva e é aberto aos profissionais da Educação e da Psicologia, professores, diretores, coordenadores, graduandos de Psicologia e de Pedagogia, pós- graduandos, cuja finalidade de intervenção e/ou de investigação coincidam com aquelas finalidades circunscritas ao trabalho do grupo.

Além das atividades de estudo e de análise/explicação da pesquisa/intervenção de seus participantes como expressão do conteúdo discutido, realizamos anualmente seminários com especialistas, para permitir o avanço em relação a temas mais complexos a serem apropriados.

Ligado diretamente ao LIEPPE, o objetivo primeiro do Grupo de Estudos é garantir aprofundamento teórico-metodológico às suas atividades, no contexto das reflexões desenvolvidas na especificidade da relação entre a Psicologia e a Educação, garantindo que o Instituto de Psicologia da USP cumpra com as funções da universidade pública, transformando o ensino, a pesquisa e a extensão nessas áreas. Nesse sentido, explicitamos nossas finalidades no contexto do conhecimento pertinente à universidade no que tange à Psicologia Escolar, rumo aos desafios a serem ainda assumidos pela Psicologia na Educação.

* Esta descrição do Grupo de estudos foi revisada a partir da conteúdo apresentado no Livro 15 anos do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE: reflexões, contribuições e perspectivas da Psicologia e Educação 2001-2016 (SOUZA; TANAMACHI; BARBOSA, 2016)

 

Cronograma de reuniões

 

As reuniões são mensais, sempre em sextas-feiras, na sala do LIEPPE, Bloco G, 1o. andar, sala 19-A do IPUSP. Os encontros do grupo com estudos sobre a obra de Vigotski são realizados das 9h00 às 12h00 e os estudos sobre a obra de Marx são das 14h15 às 16h00.

Para participar do grupo contate pelo e-mail lieppe.usp@gmail.com , ou:

– sobre os estudos referentes à obra de Vigotski: entrar em contato com a Profa.Dra. Elenita Tanamachi pelo email tanamachi@uol.com.br ;

– sobre os estudos referentes à obra de Marx: entrar em contato com a Profa.Dra Ana Karina A. Checchia pelo email anakarina.ak.ac@gmail.com .

 

Algumas das obras estudadas pelo grupo

a) Estudos sobre a obra de Vigotski:
• SHUARE, Martha. La psicologia soviética tal y como yo la veo. Editorial Progreso. Moscú, 1990.
• VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Teoria e Método em Psicologia. S.P., Martins Fontes, 2004, 3ª. Ed., 524p.
• VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Obras Escogidas. 2.ed. Madri: Visor, 1997. t.1. / 2000, t.3

b) Estudos sobre a obra de Marx:
• MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política – Livro I: O processo de produção do capital (Rubens Enderle, Trad.). São Paulo, SP: Boitempo, 2013.
• MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (Rubens Enderle, Nélio Schneider, & Luciano Martorano, Trads.). São Paulo, SP: Boitempo, 2007.
• MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

 

REFERÊNCIAS:

 

SOUZA, M.P.R; TANAMACHI, E.de R..; BARBOSA, D.R (orgs). 15 anos do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE: reflexões, contribuições e perspectivas da Psicologia e Educação 2001-2016. São Paulo, 2016.

TANAMACHI, E. DE R., ASBAHR, F. DA S. F.; BERNARDES, M. E. M. “Teoria, método e pesquisa na psicologia histórico-cultural”. In SOUZA, M.P.R.; BEATÓN, G.A.; BRASILEIRO, T. (orgs.). Temas escolhidos na Psicologia Histórico-Cultural: interfaces Brasil-Cuba. Maringá, EDUEM, 2018.

 

2. Grupo de Estudos da obra de Ignácio Martín Baró

 

Com a aproximação do instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo ao Programa de Pós-Graduação Interunidades da América Latina – PROLAM, o Laboratório Institucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE entendeu o quanto a produção teórica de Ignácio Martín-Baró, um pesquisador de destaque entre os pensadores críticos da América Latina, poderia enriquecer a compreensão das determinações históricas, econômicas e culturais, tão presentes na perspectiva estudada, na formação da singularidade do sujeito social latino-americano. Além disso, percebeu nesta possibilidade a constituição de um polo embrionário e aglutinador do pensamento crítico latino-americano na Psicologia Escolar Brasileira. Sob a coordenação da Profa. Dra. Gisele Cardoso Costa e Prof. Dr. Felipe Oliveira, originou-se então o Grupo de Estudos dedicado à obra de Baró.

 

Cronograma de reuniões

 

As reuniões são mensais, sempre na primeira segunda-feira de cada mês, no Bloco B, do Instituto de Psicologia, no horário das 19h00 às 21h00. O número da sala é divulgado antecipadamente pelo Grupo. Durante a pandemia, são virtuais.
Para participar do grupo, entre em contato pelo e-mail lucyduro@gmail.com , com Me. Lucy Duró.

 

Algumas das obras estudadas pelo grupo

 

MARTÍN-BARÓ, Ignacio. O desafio Popular à Psicologia Social na América Latina in LACERDA JÚNIOR, F. (Org.). Crítica e libertação na Psicologia: Estudos Psicossociais. Petrópolis: Vozes, 2017.
__________. Acción e ideología: psicología social desde Centroamérica. San Salvador: UCA editores, 1990.
__________. O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia, 2(1), 7-27. 1996
__________. Para uma Psicologia da Libertação. In GUZZO, R.S.L. e LACERDA JR., F. (Orgs.) Psicologia Social para a América Latina: o resgate da Psicologia da Libertação. Campinas: Alínea, 2011. (pp.181-197).
__________. A violência política e a guerra como causas do trauma psicossocial em El Salvador. In LACERDA JR., F. (Org.) Crítica e Libertação na Psicologia: estudos psicossociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017a. (pp. 312-332)
___________. Guerra e saúde mental. In LACERDA JR., F. (Org.) Crítica e Libertação na Psicologia: estudos psicossociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017b. (pp. 251-270)