Av. Professor Mello de Moraes, 1721 – sala 19A, bloco G
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O Laboratório realiza seminários de pesquisa, grupo de estudos, participa na organização de eventos científicos na área de Psicologia Escolar e Educacional e implementa projetos coletivos de pesquisa, cujos temas tenham como referência a dimensão educativa da Psicologia, bem como a dimensão psicológica da educação, naqueles aspectos que permitem a ampliação do saber sobre o homem, criando condições para o desenvolvimento do indivíduo. Oferece atendimento psicológico a crianças, adolescentes e adultos que passam por dificuldades em seu processo escolar e formação para psicólogos em nível de Aperfeiçoamento e para estudantes do curso de graduação em Psicologia do IP, por meio do serviço de Orientação à Queixa Escolar.

 

Portal da Orientação à Queixa Escolar – OQE – https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br

 

A OQE é uma abordagem de atendimento psicológico a pessoas (crianças e adolescentes em sua maioria) que estão enfrentando dificuldades e sofrimentos na vida escolar. Integra saberes da Psicologia Escolar em uma perspectiva crítica, atenta a determinantes históricos e sociais que produzem esta demanda. Desenvolve-se no IPUSP desde 1998. Este site tem, por objetivos principais, disponibilizar amplamente conhecimentos e materiais produzidos no âmbito do Serviço OQE e divulgar os referenciais teóricos e técnicos por ele utilizados e construídos.

 

Itinerários Vigotskianos

 

Compilação de trabalhos acadêmicos que se inscrevem no âmbito da teoria sócio histórica cultural e que utilizaram a obra de Vigotski (e/ou de seu grupo de trabalho) como referência bibliográfica. A partir do site o leitor terá acesso a artigos, dissertações e teses – publicados no período de 1990 até o momento – e, na medida do possível, aos links dos textos, o que permitirá ao leitor contato com o texto original. O acesso ao site pode ser feito pelo link http://www.geocities.ws/jbmartin/index

 

Linha do tempo de políticas públicas de educação e saúde para o enfrentamento de problemas de escolarização

 

Trata-se de instrumento virtual que visa apresentar de forma organizada cronologicamente as políticas públicas de Saúde e Educação relacionadas ao enfrentamento das dificuldades identificadas no processo de escolarização, articulando-as às pesquisas realizadas na área e a elementos dos processos de implementação destas políticas. O marco histórico inicial é a Constituição de 1988. As informações estão organizadas de forma a permitir a comparação entre as esferas federal, estadual e municipal, e contem links que acessam:

  1. a íntegra do texto das políticas;
  2. pesquisas acadêmicas que discutem tais políticas em seu processo de implementação e outros elementos a elas relacionados.

 

Acesso: http://linhadotempopp.com.br/