Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
Linhas de Pesquisa: Psicologia Social. Psicologia Ambiental. Psicologia Socioambiental.
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Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia (IP-USP, 1997), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (IP-USP, 2001) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (IP-USP, 2005). Atualmente é professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É orientador de doutorado no programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do IP-USP. Coordena o Convênio Acadêmico Internacional entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla - México. É editor da revista Psicologia USP e membro da diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia socioambiental, constituição psicossocial da identidade, psicologia social, e controle social.

Disciplinas

Graduação

PST0294 - Introdução à Psicologia
PST2671 - A construção do objeto da Psicologia Social: problemas históricos e metodológicos
PST5260 - Poética do espaço e Psicologia Social: ambiente e identidade
4701783 - Ética profissional em Psicologia

Pós-graduação

PST5877 - Pesquisa psicossocial com comunidades: perspectivas teóricas e metodológicas
PST5796 - Pesquisa científica em Psicologia Social: abordagens, métodos e técnicas

Extensão

Atualmente, participa do projeto “Experiências de turismo de base comunitária no Vale do Ribeira/SP” com o subprojeto “Identidade, Território e Participação: um estudo psicossocial sobre a experiência de turismo de base comunitária no quilombo Ivaporunduva, Vale do Ribeira/SP”, que estuda a relação entre enraizamento no território e participação em iniciativas de turismo comunitário em um quilombo na região do Vale do Ribeira. O suprojeto está sendo desenvolvido em parceria com a ETEC de Iguape e Registro e conta com bolsa CNPq de pré-iniciação científica. Envolve 8 bolsistas de ensino médio e um professor supervisor, ligado à ETEC. O projeto como um todo envolve 64 bolsistas, 8 orientadores da USP e 8 supervisores da ETEC.

Grupos de Pesquisa

LAPSI - Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção: o grupo de pesquisa conduz um laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção, o qual agrega pesquisadores de várias universidades brasileiras e estrangeiras. O grupo está conduzindo vários projetos de pesquisa sobre a temática ambiental. O laboratório sedia, também, o desenvolvimento de projetos de pós-doutorado e projetos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da USP e projetos de mestrado no PROCAM - Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental. Além de suas atividades de pesquisa, desenvolveu a realização, em colaboração com a IAPS - International Association for People-Environment Studies, do Simpósio Internacional Psicologia e Ambiente e de projetos associados a Políticas Públicas e outros Seminários Internacionais, no Brasil e no exterior. Participa das atividades do Instituto de Estudos Avançados da USP, através do Grupo de Estudos em Psicologia Socioambiental. Instituiu um Convênio Acadêmico Internacional entre a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universiade Popular Autónoma del Estado de Puebla (México), objetivando a execução de projeto de pesquisa intitulado "Formas organizativas de coletivos sociais e políticos em cidades latinoamericanas: um estudo psicossocial do enraizamento em fronteiras urbanas-periurbanas no território de São Paulo-SP", o qual recebe financiamento da FAPESP (processo 2010/51221-9) e CNPq.

Laboratórios

Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção (LAPSI-USP)

Projetos

Formas organizativas de coletivos sociais e políticos em cidades latinoamericanas - um estudo psicossocial do enraizamento em fronteiras urbanas-periurbanas no território de São Paulo-SP

Este projeto tem por objetivo contribuir para a compreensão do processo de formação e da dinâmica psicossocial de grupos territorializados, bem como da maneira como estes grupos evoluem e se relacionam com seu entorno, ocupando-se da participação popular nas fronteiras urbanas-periurbanas de São Paulo e buscando situar as causas e consequências psicossociais do associativismo civil, à luz do conceito teórico de enraizamento, buscando também apreender, ademais, aspectos referentes à formação de uma identidade, quer individual, quer coletiva, como fator de emergência e manutenção de uma força de coesão entre indivíduos e grupos, constituindo formas organizativas permanentes ou efêmeras de coletivos sociais e políticos.

 

Identidade, Território e Participação: um estudo psicossocial sobre a experiência de turismo de base comunitária no quilombo Ivaporunduva, Vale do Ribeira/SP

Visa investigar a relação entre enraizamento no território e participação em iniciativas de turismo de base comunitária em um quilombo na região do Vale do Ribeira (SP), contribuindo para a criação de conhecimento tanto sobre a participação popular contemporânea na América Latina quanto sobre a relação entre o indivíduo e o lugar, tema da Psicologia Ambiental.

Cultura, técnica e ambiente na sociedade contemporânea: um estudo psicossocial do enraizamento na Zona Norte de São Paulo, a partir de histórias de vida de seus moradores

O objetivo do presente trabalho é estudar como alguns moradores de uma região periférica da Zona Norte de São Paulo expressam o enraizamento, a identidade e seu vínculo com o local, através de sua história de vida. A análise das entrevistas partirá de alguns eixos de análise, como os de tempo, espaço, local e enraizamento, mas será operada a partir da derivação empírica de categorias de análise. Isso quer dizer que, a partir dos eixos definidos, serão derivadas empiricamente das entrevistas as categorias a serem utilizadas na análise das entrevistas. 

Publicações Selecionadas

MASSOLA, G. M. ; SVARTMAN, B. ; SILVA, L. G. G. ; MARTINS, A. ; VIDOTO, D. G. ; Santos, A. O. ; SANTOS, A. O. . Pré-Iniciação Científica e o ensino de Psicologia para adolescentes por meio do projeto Identidade, território e participação. Revista Integración Académica en Psicología, v. 01, p. 51-69, 2013.
MASSOLA, G. M. . Mimese e crime em Adorno e Horkheimer: comentário sobre o "Fragmento de uma teoria do criminoso". Estudos de Psicologia (Natal), v. 12, p. 133, 2007.
MASSOLA, G. M. ; TASSARA, E. T. O. ; TASSARA, M. G. . Oswald, Pagu e Rudá. Uma família em transe. In: Elaine Pedreira Rabinovich; Ana Cecília de Sousa Bastos (Org.). Poética da família e da comunidade. 1ed.São Paulo: Anna Blume, 2012, v. 1, p. 1-246.
MASSOLA, G. M. ; RIBEIRO, S. M. P. . [Carandiru]: Uma cronologia. In: Maureen Bisilliat (Org.). Aqui dentro: páginas de uma memória: Carandiru. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2003, v. , p. 250-257.
MARIN, T. R., MASSOLA, G. M. As manifestações de Junho de 2013 em São Paulo e a alteridade urbana: contribuições para a psicologia social. Mnemosine (Rio de Janeiro). , v.10, p.30 - 55, 2014.
SVARTMANN, B. P., SANTOS, A. O., MARTINS, A. B. M., Galeão da Silva, L. G., CASCO, R., MASSOLA, G. M. Recherche psychosociale dans des communautés traditionnelles : analyse de l’expérience du programme de pré-initiation scientifique de l’université de São Paulo. Bulletin de Psychologie. , v.68, p.89 - , 2014.
MASSOLA, G. M., MARTINS, ALESSANDRA, SVARTMAN, B., VIDOTO, D. G., SILVA, L. G. G. Pré-Iniciação Científica e o Ensino de Psicologia para Adolescentes por meio por meio do Projeto 'Identidade, Território e Participação'. Integración Académica en Psicología. , v.1, p.5 - , 2012.
MASSOLA, G. M. Mimese e crime em Adorno e Horkheimer: comentário sobre o "Fragmento de uma teoria do criminoso". Estudos de Psicologia (Natal). , v.12, p.133 - , 2007.
TASSARA, E. T. O., ARDANS-BONIFACINO, H. O., Rabinovich, E. P., MASSOLA, G. M., VICHIETTI, S. M. P. Identidades urbanas, tecnologías de la información y demandas territoriales In: Problemáticas socio-ambientales en territorios latinoamericanos.1 ed.Puebla : Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla, 2013, p. 163-184.
TASSARA, E. T. O., ARDANS-BONIFACINO, H. O., MASSOLA, G. M., ARCARO, N. T. Un análisis de la política pública brasileña "Coletivos Educadores para Territorios Sustentables" In: Problemáticas socio-ambientales en territorios latinoamericanos.1 ed.Puebla : Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla, 2013, p. 253-277.
MASSOLA, G. M., TASSARA, E. T. O., TASSARA, M. G. Oswald, Pagu e Rudá. Uma família em transe In: Poética da família e da comunidade.1 ed.São Paulo : Anna Blume, 2012, v.1, p. 1-246.
MASSOLA, G. M., RIBEIRO, S. M. P. [Carandiru]: Uma cronologia In: Aqui dentro: páginas de uma memória: Carandiru ed.São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2003, p. 250-257.