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O Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA) pertence ao Departamento de Psicologia do Desenvolvimento, Aprendizagem e Personalidade, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (PSA/ IPUSP). 

Tem como objetivo geral realizar estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem em diferentes domínios, a saber: linguagem, moralidade, afetividade, inteligência, conflitos interpessoais, funções executivas e jogos em contextos educacionais.

A partir de 2010, integrou o Laboratório de Psicopedagogia (LaPp), expandindo suas atividades para o atendimento à comunidade, sob a forma de cursos e oficinas de jogos para grupos de crianças com dificuldades escolares.

Os projetos do LEDA envolvem professores e alunos do IPUSP (graduação e pós-graduação), professores de outras Universidades (nacionais e internacionais), profissionais de áreas afins e a comunidade em geral.

Histórico

O LEDA foi criado em 1997, para sediar intercâmbio com a Universidade de Rennes 2 (França), no contexto de cooperação científica. Até 2002, suas atividades se concentraram em seminários de pesquisas dos professores participantes para alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia, sobre temáticas relacionadas aos processos de aprendizagem e desenvolvimento psicológico. Em 2003, além dessas atividades, o LEDA recebeu os professores Jean Retschitzki e André Petitat, respectivamente das Universidades de Fribourg e Lausanne (Suíça), os quais estabeleceram projetos de cooperação com a professora Maria Thereza C. Coelho de Souza, para apresentação de seminários e participação em eventos e cursos, sobretudo a respeito de dois temas: interpretações de contos de fadas e desenvolvimento infantil. Nos anos de 2006 e 2007, o LEDA dedicou-se ainda à realização de uma pesquisa denominada Valores em Universitários de diferentes cursos da USP, com a colaboração de alunos de graduação para a coleta e análise de dados. Em 2008, a professora Maria Thereza C. Coelho de Souza realizou cooperação com a professora Rosita Hadadd-Zubel, da Universidade de Fribourg (Suíça) sobre jogos em contexto multimídia. Este projeto fez parte do convênio acadêmico estabelecido entre o IPUSP e o Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, aprovado em 2009. Ainda em 2009, o LEDA recebeu para apresentação de seminários de pesquisa os professores Manuel Tostain (Universidade de Caen – França) e Jean Retschitzki, que atuou como coordenador da parte suíça do convênio acadêmico. Além disso, incluiu entre seus integrantes a professora Fraulein Vidigal de Paula, docente do PSA/ IPUSP. Em 2000 foi firmado o acordo Capes Cofecub entre o Centre de Recherches em Psychologie, Cognition et Communication da Universidade De Rennes II e o LEDA.
Durante a vigência do convênio foram realizadas pesquisas em colaboração entre os Professores Maria Isabel da Silva Leme e Jean Claude Coulet sobre resolução de problemas; aquisição da linguagem escrita entre Jean Emile Gombert e Maria Regina Maluf, desenvolvimento cognitivo e interpretações de histórias entre Maria Thereza Costa Coelho de Souza e Gaid Le Maner Idrissy e desenvolvimento moral entre Yves de La Taille e Françoise Barriaud.
No mesmo período duas doutorandas, Fraulein Vidigal de Paula e Sara Panciera realizaram estágio de doutorado no Centre de Recherches em Psychologie, Cognition et Communication o que lhes conferiu duplo diploma de doutorado. Atualmente Fraulein Vidigal de Paula é docente do IPUSP e Sara Panciera, da UNIFESP. A cooperação entre as duas universidades continua em um convênio que possibilita o intercâmbio de estudantes de graduação e pós graduação e parceria de pesquisa entre a Professora Fraulein Vidigal de Paula e as Professoras Anne-Sophie Besse; Nathalie Marec-Breton e Emanuelle Bonjour, das Universidades de Strasbourg e Rennes 2. O LEDA continua promovendo atividades de pesquisa entre seus integrantes e colaboradores, docentes e alunos do IP e de outras instituições, bem como professores estrangeiros que empreendem investigações sobre o desenvolvimento e aprendizagem. 

Em 2010, LEDA integrou o LaPp (Laboratório de Psicopedagogia), coordenado pelo professor Lino de Macedo, e passou a contar com a participação da técnica Ana Lúcia Petty. De 2016 a 2018, o LEDA sediou um projeto de cooperação internacional, organizado em quatro eixos temáticos, com a Universidade Paris-5, França, sobre o desenvolvimento de crianças com transtornos do espectro autista (TEA). De 2019 a 2022, o LEDA sediou a pesquisa Intervenção com jogos, desenvolvimento infantil e qualidade de vida, financiada pela FAPESP.

Além disso, desde 2010 realiza projetos de extensão sobre jogos e a promoção de atitudes favoráveis ao desenvolvimento e aprendizagem, oferecendo oficinas de jogos para grupos de crianças do ensino fundamental com dificuldades escolares.

A partir de 2020, o LEDA passou a realizar também atividades à distância em decorrência da pandemia de COVID-19, as quais se referiram a atendimento e pesquisa em contexto remoto. Além disso, participou da criação da plataforma LudicaMente-USP, do Laboratório LACOM, da EEFE-USP. E em 2024 deu continuidade a esta cooperação, colaborando no LudicaMente-USP: Programa de Educação Física para a Infância, sediado na EEFE-USP.

 

Atividades Acadêmicas

Os docentes membros do LEDA ministram as seguintes disciplinas na graduação e pós-graduação:
“Psicologia da Aprendizagem”; “Linguagem escrita, aprendizagem e cultura”; “Aprendizagem e solução de problemas: perspectivas teóricas e empíricas”; “Desenvolvimento da criança nas perspectivas de Vygotsky e Wallon”; “Desenvolvimento da criança: aspectos morais e afetivos”; “Psicologia do Desenvolvimento”; “Afetividade e inteligência: a ótica piagetiana”; “ Afetividade, Cultura e Cognição: questões teóricas e metodológicas”; “A construção cognitiva, moral e cultural do si mesmo”; “Psicologia do desenvolvimento moral: estado da arte e novas perspectivas”; Seminários avançados em Psicologia Cognitiva e Linguagem e “Perspectivas de Pesquisa em Psicologia”.
O LEDA dá apoio a pesquisas nos campos da Psicologia da aprendizagem e Psicologia do desenvolvimento humano. Estas pesquisas consistem em projetos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós doutorado. Sedia ainda projetos de cooperação nacional e internacional.

Há permanente divulgação dos conhecimentos produzidos no LEDA por meio de publicações, bem como participação em congressos e eventos científicos.

Atividades de extensão

O LEDA sedia o programa de intervenção com oficinas de jogos em formato presencial e online, para crianças do Ensino Fundamental com dificuldades escolares. As oficinas do LEDA oferecem apoio para os participantes por meio de jogos e desafios lógicos. Num contexto de intervenções, modificam suas atitudes: prestam atenção, enfrentam seus erros, cooperam, sentem-se motivadas e atribuem significado às tarefas. Como consequência, mobilizam recursos que favorecem a construção da autonomia, protagonismo e respeito mútuo, o que contribui para a superação das dificuldades, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem.

O LEDA possui projetos de extensão dos quais participam alunos de Graduação e Pós Graduação da USP. Além disso, realiza cooperações com instituições de ensino e pesquisa, bem como com outras Unidades da USP, tal como o projeto LudicaMente-USP, sediado pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP). Esta cooperação tem como objetivo o desenvolvimento de novas ferramentas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem em crianças, tendo como principal aspecto o domínio cognitivo-moral-atitudinal.

 

Publicações

Caetano, L. M.; Dell Agli, Betânia Alves Veiga. Concepções Educativas Morais de Professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro, 1979). v.3, p.167 – 182, 2017.

Caetano, L. M.; Souza, M. T. C. C.; Silva, D.- ESCALA DE CONCEPÇÕES EDUCATIVAS MORAIS (ECEM). LIBERABIT., v.22, p.161, 2016.

Cagnin, S. & Leme, M.I.S. (2018). Efeitos de conteúdos apreciativos e depreciativos de premissas no raciocínio dedutivo de estudantes de Psicologia. Temas em Psicologia 26, 2, 819-834.

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De Souza, M. T. C. C., Petty, A. L., Kunsch, C., Santos, R. J. (2018). Desafiando crianças a pensar: intervenção com jogos. Construção Psicopedagógica. 26 (27), 53-69.

Folquitto, C.T.F.; Rodrigues, C.L.; Andrade, E.R., Rocca, C.C.A.; Souza, M.T.C.C. (2014). Considerations about Psychological Development in children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) Psychology Research, 4 (3), 168-177.

Garbarino, M. I.; De Souza, M. T. C. C.; Petty, A. L. & Folquitto, C. T. F. (2020). Jogos e intervenções grupais no atendimento de crianças com dificuldades escolares. Psico, Porto Alegre, V.51, no. 3, p.1-12, jul-set, 2020.

Kunsch, C.; De Souza, M. T. C. C.; Petty, A. L. (2021). Desafiando crianças a pensar: intervenção com jogos por três semestres. Construção Psicopedagógica. Vol. 29, no.30. 2021. 6-27.

Leme, M.I.S.; Bechara, L.& Kfoury, M. (2018). An Exploratory Study of Forgiveness’ Place into the Interpersonal Conflicts of Pre-teenagers. Psico USF, 23,3,409-42.

Macedo, L. de; Petty, A. L.; Carvalho, G.E. de; Souza, M.T.C.C. de. Intervenção com jogos: estudo sobre o Tangram. Revista Psicologia Escolar Educacional, v. 19, p.13-22, 2015.

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Macedo, L. de; Petty, A. L., & Passos, N. C. (1997). 4Cores, Senha e Dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista e psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo.

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Macedo, L. de; Petty, A. L., & Passos, N. C. (2005). Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed.

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Petty, A. L. e De Souza, M. T. C. C. Guia do L.E.D.A.: oficinas de jogos, estudos e tematizações. São Paulo: Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2021. 137 p. Livro eletrônico. ISBN: 978-65-87596-21-1 DOI: DOI: 10.11606/9786587596211.

Petty, A. L., De Souza, M. T. C. & Monteiro, T. A. (2019). Intervenção com jogos em processos de desenvolvimento e aprendizagem. Psic. da Ed. São Paulo, 49, 2o semestre de 2019, pp. 31-39.

Petty, A. L.; Kunsch, C.; De Souza, M. T. C. C. Desafiando crianças a pensar: intervenções com jogos e processos de desenvolvimento. Construção Psicopedagógica. Dez 2021, vol.30, no.31, p.36-53.

Salles, Jerusa Fumagalli de; Paula, Fraulein Vidigal De. Compreensão da leitura textual e sua relação com as funções executivas. Educar em Revista, v. 1, p. 53-67, 2016.

Equipe

Profa. Dra. Maria Thereza Costa Coelho de Souza – Coordenadora
Ms. Ana Lúcia Petty – Técnica
Profa. Dra. Fraulein Vidigal de Paula 
Profa. Dra. Luciana Maria Caetano
Profa. Dra. Maria Isabel da Silva Leme

Links de Interesse

www.sbpd.org.br
www.piaget.org
www.archivesjeanpiaget.ch
www.wise-qatar.org/edhub/intervention-games-children

www.ip.usp.br/site/oficina-de-jogos-do-leda-programa-de-intervencao-para-alunos-da-escola-fundamental/

site do LudicaMente-USP: https://sites.google.com/ups.br/ludicamenteusp/in%C3%ADcio?authuser=0