Departamento de Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. Psicologia do Desenvolvimento Moral. Relação Família e Escola.
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Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Tem como principais temas de pesquisa: psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente e o estudo do desenvolvimento psicológico moral e suas relações com contextos sociais: família e escola. Atua como pesquisadora e professora RDIDP do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). É membro do LEDA/IPUSP (Laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da Aprendizagem), membro da Jean Piaget Society.

Projetos de pesquisa

A família como contexto de desenvolvimento moral: a teoria do juízo moral de Jean Piaget e a teoria do domínio social

Esse projeto organiza-se em quatro partes: na primeira apresentamos a revisão bibliográfica dos construtos obediência, justiça, respeito e reciprocidade da teoria do Juízo Moral de Jean Piaget; na segunda resumimos os resultados de nossa pesquisa com pais e mães brasileiros sobre tais construtos e sua relação com a construção da autonomia moral dos filhos adolescentes (Caetano, 2009), pesquisa cujos resultados e discussões são desencadeadores das novas problemáticas que sustentam a presente proposta de pesquisa; na terceira parte fundamentamos essas problemáticas como norteadoras da presente investigação, entre elas a diferença entre os resultados de nossas pesquisas que apontam conflitos na relação entre pais e filhos (sendo a temática do juízo moral e da ação moral, o mais importante) e os resultados das pesquisas fundamentadas na teoria do Domínio Social que consideram o domínio moral como um domínio diante do qual não se encontram conflitos na relação pais e filhos. Nossa hipótese inicial é que os conflitos que encontramos na relação entre pais e filhos em nossa pesquisa, e que não são observados nas pesquisas do referencial teórico da Teoria do Domínio Social, tenham como principal explicação a diferença na consideração do conceito de moralidade para os dois diferentes referenciais teóricos: o piagetiano e a Teoria do Domínio Social. Na quarta e última parte do projeto, delineamos os seus objetivos e método. O seu principal objetivo é investigar comparativamente o papel da família como contexto de desenvolvimento moral na teoria do Juízo Moral de Jean Piaget (1932) e na Teoria do Domínio Social (Turiel, 1983, 1998).

O estado da arte da relação escola e família: as concepções de pais, responsáveis e professores

Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende inserir-se em uma área de estudo e pesquisa incipiente em nosso país: a relação escola e família. A problemática da pesquisa pode ser definida pelas seguintes questões: Quais as concepções dos pais a respeito da sua participação no desempenho escolar dos seus filhos? Quais as concepções dos professores a respeito da participação da família no desempenho escolar dos alunos? Quais os fatores interferem na construção da relação escola e família? A revisão literária acerca da compreensão da relação escola e família como contextos de desenvolvimento e aprendizagem nas últimas duas décadas, é o nosso primeiro passo para refletirmos sobre o estado da arte da temática. O projeto ambiciona ainda uma coleta de dados através de instrumentos de pesquisa fechados (Escala de Concepções dos Docentes sobre a Relação Família e Escola, Escala de Concepções Familiares sobre a Relação Família e Escola, Questionário Sócio Demográfico para Docentes e para os familiares) atingir ao seu principal objetivo que investigar os conceitos de pais e professores sobre a relação escola e família, buscando elucidar os fatores que interferem na construção ou não dessa parceria. A pesquisa terá como participantes pais ou responsáveis e docentes da educação infantil e do ensino fundamental. Ainda são objetivos específicos do projeto: analisar as concepções de pais e responsáveis em relação à sua própria participação e à participação dos professores no desenvolvimento e aprendizagem escolar das crianças; analisar as concepções de professores em relação à sua própria participação e à participação dos pais ou responsáveis ao desenvolvimento e aprendizagem escolar das crianças e estabelecer uma análise comparativa entre as concepções de pais ou responsáveis e as concepções de professores.

Estresse, burnout e resiliência: as vicissitudes da atividade docente

Descrição: A prática docente vem sendo apontada como desgastante e propicia o desenvolvimento de processos como o estresse e o burnout. No entanto, alguns autores apontam que professores resilientes possuem maior capacidade de atuar na atividade docente, sendo menos afetados pela exaustão decorrente da mesma. Assim sendo, o presente estudo pretende investigar os níveis de estresse, burnout, bem como de resiliência, comparando-os concomitantemente com dados sociodemográficos e profissionais (sexo, faixa etária, tempo de formação, estilo de vida) em professores do ensino fundamental do Estado do Paraná, procurando observar fatores que possam contribuir no entendimento destas relações e em suas conseqüências. Para a realização da pesquisa, serão utilizados os seguintes instrumentos:1) Questionário para levantamento de dados pessoais e profissionais; 2) ISE (Inventário de Sintomatologia do Estresse); 3) MBI (Maslach Burnout Inventory); 4) CBP-R (Questinário de Burnout para Professores Revisado); e 5) IR (Inventário de Estilos de Resiliência). Esta investigação está vinculada ao GEPEB (Grupo de Estudos sobre o Estresse e o Burnout), do qual as pesquisadoras fazem parte.