Coordenação:
Prof. Dr. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez – USP e Giselle Pianowski – USF
Contato: labsamm@usp.br
1 Objetivo
Os objetivos do laboratório – fundado em 2022 – são: (a) investir em triagens psicológicas com foco para tomada de decisão e encaminhamentos diversos para o benefício e cuidado do estudante, (b) avaliações psicológicas com mudança de foco devolutivo de resultados, não em uma sessão, mas no foco terapêutico em várias sessões, discutindo os resultados com os que se submetem ao Rorschach e outras medidas, (c) acompanhamentos psicoterapêuticos de curto e médio prazos realizados em instituições e universidades públicas, (d) pesquisa em avaliação multimétodo em saúde mental; e (e) realizar reflexões fenomenológicas sobre os achados.
2 Atividades e Frentes de Atuação
Reuniões sistemáticas: Atendimentos clínicos, institucionais ou prestação de serviços à comunidade. Descrição: Atividades de discussões clínicas por meio de pesquisas com avaliações terapêuticas, psicoterapias de curto e médio prazos a estudantes universitários e rodas de conversas.
3 Pesquisas
3.1 Linhas de pesquisa
USP – Intervenções clínicas em saúde mental: diagnóstico, ação terapêutica e prevenção
Investiga a intervenção clínica com diferentes metodologias e em contextos diversos buscando o desenvolvimento de procedimentos de diagnóstico, intervenção e prevenção para o cuidado e a preservação da saúde mental do ser humano. Possui como campos privilegiados de pesquisa: 1. Avaliação psicológica de triagem e/ou terapêutica, por meio de procedimentos baseados no desempenho (projetivos, expressivos, perceptivos e neuropsicológicos), baseados no autorrelato e autoanálise, e ainda baseados em observações. 2. Intervenções clínicas individuais, na família, instituições e grupos sociais. 3. Tratamentos de curto e médio prazos e avaliação de psicoterapias. 4. Avaliação e implantação de intervenções preventivas em interlocução com as políticas públicas. 5. Fenomenologia e psicopatologia fenomenológica.
USF – Avaliação psicológica em contextos da saúde mental
Produz estudos de construção, adaptação, validação e aprimoramento de instrumentos e procedimentos de avaliação psicológica em psicodiagnóstico e intervenção. Inclui investimentos de pesquisa, capacitação e produção na avaliação psicológica multimétodo, permitindo a operacionalização avaliativa de construtos psicológicos diversos. Ainda, inclui a ampliação tecnológica da prática em avaliação psicológica e terapêutica, impulsionando a prática dinâmica e otimizada em saúde mental diante dos avanços sociais e tecnológicos.
3.2 Grupos de pesquisa e coordenadores
Para participar do Labsamm e dos grupos de pesquisa os interessados devem ser indicados por um dos membros, enviar ao e-mail labsamm@usp.br demonstração de interesse, anexando currículo lattes em formato pdf ou link para o coordenador. Em sendo aprovado deverá participar das reuniões semanais, que ocorrem às quartas-feiras, formato online, das 17h às 18h e de um dos grupos de interesse. |
Klex (Rorschach): Thaís Cristina Marques dos Reis – PUC/SP
O grupo Klex é formado por psicólogos com interesse em avaliação psicológica, sobretudo com o método de Rorschach. O propósito do grupo é estudar a obra de Hermann Rorschach e os desdobramentos atuais de seu método. A partir da integração deste grupo, foi criado um curso de aprimoramento em parceria com a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), bem como publicações científicas, como pôster para congresso e capítulo de livro.
Busca Sentido (Viktor Frankl): Élison Silva Santos – IPSapiens – https://ipsapiens.com/
Neste ano de 2024, o grupo de pesquisa continuou a colaborar no desenvolvimento de estudos relacionados à logoterapia, com destaque especial para o tema de logoterapia e suicídio. Publicamos um capítulo no livro oficial do Instituto Viktor Frankl de Viena sobre Procedimentos em Logoterapia e Análise Existencial. O capítulo, intitulado “Prevenção do suicídio na obra de Viktor Frankl”, foi escrito por Élison Silva Santos e Andrés Eduardo Aguirre Antúnez e publicado pela renomada editora internacional Springer. Atualmente, a coordenação do grupo de pesquisa está sendo realizada de forma remota, pois o coordenador, Élison Santos, mudou-se para Washington, D.C., nos Estados Unidos. Lá, ele atua como psicólogo clínico e colabora com diversas iniciativas internacionais que contribuem com as atividades do Grupo de Pesquisa do LabSamm-USP, como a Rede Internacional de Colaboração para o Estudo da Obra de Viktor Frankl, o Conselho Internacional de Psicólogos (ICP), a Rede Global de Psicólogos para os Direitos Humanos, o Motivated Cognition Lab, coordenado pelo Prof. Arie Kruglanski (Universidade de Maryland), além de manter contato com a Prof. Sarah L. Hedlund, da Universidade George Washington, e desenvolver projetos em andamento com a Divine Mercy University, na Virgínia.
Consulta Terapêutica: Frida Zolty – IPUSP
O grupo de estudos “Consulta Terapêutica” foi formado a partir do desejo de estudar e conhecer melhor o trabalho e a obra de Massud Khan. Iniciamos com a leitura de dois casos atendidos por Khan que fazem parte do livro “Quando a Primavera chegar” e em seguida adotamos um outro livro: “Psicanálise: Teoria, Técnica e Casos Clínicos”. Percebemos que para o melhor entendimento dos textos os conceitos winnicottianos eram fundamentais e nossa proposta para 2025 é de mergulhar na Teoria do Amadurecimento.
Avaliação Terapêutica: Alfredo Mendes Chaves – IPUSP
O grupo teve início em julho de 2024 com o objetivo de aprofundar os estudos na Avaliação Terapêutica (AT), técnica de avaliação psicológica interventiva desenvolvida pelo Prof. Stephen Finn. Neste semestre estudamos a fundo alguns capítulos do livro “Pela Perspectiva do cliente” e neste momento estamos iniciando a pesquisa para a escrita de um artigo no primeiro semestre de 2025 que fale de forma breve sobre a eficácia da AT em diferentes contextos. Para o próximo ano o objetivo é transformar o grupo em um Jornal Club com o objetivo de aprofundar os estudos em AT e incentivar novas pesquisas sobre o assunto.
Revisões sistemáticas: Marina Kleinschmidt Leal Santos – IPUSP
Desde 2022, esse grupo de pesquisa se une para realizar pesquisas em revisões sistemáticas para responder perguntas complexas a partir da literatura disponível. O objetivo é realizar revisões sistemáticas com alto nível de rigor metodológico para produzir conhecimento confiável na área da psicologia. Os temas das revisões são variados, mas iniciaram a partir da pesquisa “Eficácia de Intervenções para Depressão em Estudantes Universitários: Uma revisão sistemática”. Hoje várias revisões estão em andamento pelo laboratório a partir da compreensão interventiva e preventiva, incluindo temáticas como depressão, suicídio, intervenções psicológicas e endometriose.
Publicação: Santos, M.K.L et al (2025). Eficácia das Intervenções em Saúde Mental para Depressão em Estudantes Universitários: Uma revisão sistemática”. Revista Psicologia: Teoria e Prática. (no prelo).
Círculo fenomenológico da vida e da clínica (Michel Henry): Andrés Antúnez
A Criação do Círculo fenomenológico da vida e da clínica, de modo a fazer a síntese das linhas de pesquisa, no Brasil, para: Estabelecer novas linhas de investigação para dar corpo teórico, em termos de fenomenologia ao que chamamos de interdisciplinaridade; Retomar em contexto cultural luso-americano a vertente da fenomenologia da vida pela qual a obra de Michel Henry foi recebida em língua Portuguesa, no IPATIMUP em 2001: interdisciplinaridade entre fenomenologia e clínica; Retomar a fenomenalidade da constituição e relação de poderes políticos para compreender as políticas de saúde bem como o trabalho da clínica (tema iniciado no Porto (2013), continuado na USP e Argentina (2013); Sendo o Grupo fenomenologia da Vida e da Clínica – A promoção da vida a partir da educação, estética, ética, religião são contempladas pelo grupo, pois já temos emergentes em vários grupos de pesquisa, no Brasil; Configurar um grupo cujas experiências compartilhadas por meio de encontros, publicações e parcerias culminaram no Colóquio Internacional Michel Henry e a Interdisciplinaridade na USP a partir de 2014; Reorganizar um trabalho que é nosso em relação às nossas especificidades culturais e científicas e realidade cultural sul-americana, para seguirmos em diálogo com os colegas da Europa e não apenas como meros consumidores de produtos culturais. Com a desativação do laboratório Prosopon, o Círculo passa a fazer parte do Labsamm. Em 2024 retomamos os Seminários estudando o romance O Filho do Rei em discussões interdisciplinares entre filosofia e psicologia clínica.
Projeto em desenvolvimento: (2025-2027) Andrés Antúnez
Vida, Depressão e Suicídio em diferentes fases da Vida: desenvolvimento de tecnologias sociais reproduzíveis
O projeto “Vida, Depressão e Suicídio em Diferentes Fases da Vida: Desenvolvimento de Tecnologias Sociais Reproduzíveis” aborda questões globais de saúde pública relacionadas à depressão e ao suicídio, com foco em populações vulneráveis. O objetivo central é desenvolver e validar tecnologias sociais acessíveis e reprodutíveis, como o T-PAS (versão simplificada do R-PAS), ateliês de expressão criativa, consultas terapêuticas e materiais de capacitação. O projeto utiliza uma abordagem interdisciplinar fundamentada na fenomenologia pura (Edmund Husserl e Edith Stein) e na fenomenologia da vida (Michel Henry), combinando métodos qualitativos e quantitativos. A justificativa do projeto destaca o impacto social e acadêmico, considerando dados da OMS (2023) que classificam a depressão como a principal causa de incapacidade global. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o projeto busca promover a saúde mental (ODS 3), desenvolver materiais educacionais (ODS 4), reduzir desigualdades (ODS 10) e fortalecer comunidades inclusivas (ODS 11). Além disso, prevê contribuições significativas à formação acadêmica e ao desenvolvimento de recursos humanos. O referencial teórico é embasado na fenomenologia pura, que explora as essências do sofrimento humano, e na fenomenologia da vida, que conceitua a vida como autoafecção. Instrumentos como T-PAS, desenhos livres, TAT e escalas cognitivas serão integrados às modalidades terapêuticas, incluindo ateliês e consultas terapêuticas. A metodologia envolve um estudo qualitativo com quatro grupos: adolescentes (15-18 anos), universitários (18-25 anos), adultos (25-45 anos) e idosos (60+), utilizando técnicas como coleta de dados por meio de instrumentos padronizados e intervenções terapêuticas. O cronograma prevê três anos para planejamento, coleta e análise de dados, desenvolvimento de tecnologias e implementação piloto. Os resultados esperados incluem o mapeamento de vivências de sofrimento psíquico, validação do T-PAS, desenvolvimento de tecnologias sociais acessíveis, produção acadêmica (artigos e livros) e impacto em políticas públicas de saúde mental. O projeto pretende transformar abordagens teóricas e práticas na área, promovendo cuidado humanizado e soluções inovadoras para a saúde mental. Integrantes: membros ativos do Labsamm USP.
3.3 Equipe: Coordenadores
Andrés Eduardo Aguirre Antúnez – IPUSP e FMUSP
Giselle Pianowski – USF
Pesquisadores
Ana Luiza Raggio Colagrossi – Instituto Sedes Sapientiae
Ana Cristina Resende – PUC Goiás
Anna Elisa de Villemor-Amaral – USF
Antonio Carlos Seabra – Escola Politécnica Poli USP
Cristiane Pessoa da Cunha – ITA
Latife Yazigi – UNIFESP
Nara Helena Lopes Pereira da Silva – IPUSP
Tania Marcourakis – FCF USP
Terezinha de Carvalho Amaro – FMU
Doutorandos
Alfredo Mendes Chaves – IPUSP
Ariane Voltolini Paião – IPUSP (aprovada 2025)
Élison Silva Santos – IPUSP e IPSapiens
Karina Schmidt Brancher – IPUSP
Marina Kleinschmidt Leal Santos – Johns Hopkins University, IPUSP
Mayara Salgado De Moraes – USF
Leilane Henriette Barreto Chiappetta Santana – USF
Juliana de Almedida Araújo – USF
Scarlett Borges Fernandes – USF
Doutores
Erika Rodrigues Colombo – IPUSP
Mariana do Nascimento Arruda Fantini – UNIP/USP
Thaís Cristina Marques dos Reis – IPUSP
Juliana de Almeida Araujo – USF
Jacqueline Santoantonio – UNIFESP
Mestres
Anna Luiza da Silva Miranda Varella Souza – IPUSP
Bárbara Gonçalves – USF
Francisco Diógenes Lima de Assis – IPUSP
Ivana Lucia Hilgenberg Guimarães Vieira – UFPR
Marina Cruz Pellissari – IPUSP
Alessandra Arruda Della Giustina – USP
Mestrandos
Felipe de Sousa Andrade Martins – IPUSP
Flávia Caroline Nunes Agostinho – IPUSP
Hudson Henrique Santos da Silva – IPUSP (egresso)
Jefferson Luiz Spadari – IPUSP
Maria Gabriella da Silva Sousa Santos (aprovada 2025)
Suellen Justina de Freitas (aprovada 2025)
Tayane Aparecida Teizen Rufino – IPUSP
Yasmin Meireles Aragão – IPUSP
Psicólogos/as
Frida Zolty – IPUSP (egresso)
Janice de Lourdes Pedronio Gaspar – FSF
Ruth Lasas – UNIP
Tatiana Ribeiro – UNISA/UNICAMP
Vera Purcina Paulino Vieira – PUCCampinas
Patrícia Ribeiro da Cruz – Faculdade de Guarulhos
Graduandos(as) – Iniciação Científica
Amanda Barbosa Dias – IPUSP/PUB
Verificação da técnica de aplicação e análise do TPAS na investigação de distorções perceptivas e alterações no pensamento na população brasileira
Giovanna Brolo Ruocco – IPUSP
Implementação e análise do TPAS para detectar distorções perceptivas e alterações no pensamento em indivíduos com transtornos bipolares em comparação com grupo não-clínico no Brasil
Laila Bianca Alves Kasakevic Tsan Hu – FAM/IPUSP
A eficiência da avaliação terapêutica em pessoas com depressão maior
Tiemy Hasimoto – FAM/IPUSP
Operacionalização do conceito de autoafecção na clínica psicológica: análises fenomenológicas baseadas na fenomenologia de Michel Henry
Eldine Pierre – UNISAL/IPUSP
Exploração Fenomenológica da Expressão e Criação em Ambientes Psiquiátricos
Any Gabrielli de Almeida – USF
Monica Lorena Moreno de Deus – USF
Sofia Otávia Martinelli Florêncio – UFES
Por que os jovens se matam? Uma abordagem fenomenológica da vida e da crise existencial entre jovens de 15 a 29 anos
Ana Paula Souza Lizi – FAM
Brunna Andrade – FAM
Maria Carolina Palma Terzian – Faculdade Sírio Libanês
3.4 Pesquisas concluídas
Pós-doutorado
Nara Helena Lopes Pereira da Silva.
Psicoterapia mediada pelas tecnologias de informação e comunicação. Bolsa FAPESP 18/11351-2
Doutorado
Erika Rodrigues Colombo.
Ateliê de desenho de livre expressão no contexto do suicídio: um diálogo com a fenomenologia da vida. Bolsa FAPESP 19/02999-1 Início: 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica.
Thaís Cristina Marques dos Reis.
Pensamento, percepção, estresse e distresse no Rorschach de estudantes da universidade pública com ideação suicida. Bolsa CAPES. Tese (Doutora em Ciências) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica.
Iniciação Científica
Estudo de caso e levantamento de Revisão Integrativa sobre o risco de suicídio no método de Rorschach (PIBIC) Marina Belli Camargo – Produtos:
ANTÚNEZ, A.E.A.; CAMARGO, M. B. Phenomenology in the Rorschach of young man with suicidal ideation. In: Angela Ales Bello; Antonio De Luca. (Org.). Eistenze in crisi – accadimento Vissuto Intersoggettività. 1ed.Roma: Edizioni Universitarie Romane EUR, 2023, v. 1, p. 127-138.
CAMARGO, M. B.; ANTÚNEZ, A.E.A. Estudos de caso e revisão sistemática de estudantes universitários com risco de suicídio. In: Antúnez, A.E.A; Silva, N.H.L.P. (Org.). Suicídio – estudos e práticas de prevenção. 153ed.São Paulo: Zagodoni Editora, 2023, v. 1, p. 149-149.
5 Publicações
5.1 Livros
ANTÚNEZ, A.E.A. (2024) Fenomenologia da vida e humanologia – tessitura de afetos. São José dos Campos: Editora Busca Sentido.
ANTÚNEZ, A.E.A; SILVA, N.H.L.P. (2023) Suicídio – práticas e prevenção. São Paulo: Zagodoni Editora. (Entre os 10 finalistas ao prêmio Jabuti)
ANTÚNEZ, A. E. A.; SILVA, N. H. L. P. (2021) Consultas Terapêuticas On-line na Saúde Mental. 1. ed. Santana de Parnaíba: Manole Editora Ltda. v. 1. 176p .
ANTÚNEZ, A.E.A; COLOMBO; E.R.; CASTRO, G.J.M. (2023). Cadernos IV: Círculo fenomenológico da vida e da clínica / Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon e Laboratório de Saúde Mental Multimétodo
5.2 Publicações de artigos
PAIAO, A. V.; ANTÚNEZ, A. E. A. L’expérience du temps au cours du suivi psychothérapeutique d’une étudiante universitaire en phase anxio-dépressive. Perspectives Psychiatriques (Paris), v. 63, p. 35-42, 2024.
PAIAO, A. V.; ANTÚNEZ, A. E. A. Vivência temporal e satisfação com a vida: um estudo de caso em psicoterapia. Revista do NUFEN | Phenomenology and Interdisciplinarity, v. 16, p. 85-95, 2024.
PAIÃO, A.V.; ANTÚNEZ, ANTÚNEZ, A. E. A. Relações entre tempo vivido, depressão e pandemia na perspectiva da psicopatologia fenomenológica. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental
, v. 27, p. e230311, 2024.
ANTÚNEZ, A. E. A.; SANTOANTONIO, J. Expérience et trajectoire d’un atelier de libre expression au Brésil. Perspectives Psy, v. 63, p. 117-124, 2024.
SILVA, N. H. L. P.; ANTÚNEZ, A. E. A. Reflections on the construction of a qualitative research in online psychotherapy. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE), v. 28, p. 1, 2023. Citações:
1
CASTRO, G. M.; ANTÚNEZ, A. E. A. Winnicott and Henry: dialogues about life and clinic. Estudos Teologicos (Online)
, v. 63, p. 89, 2023.
REIS, T. C. M. ; ANTÚNEZ, A. E. A. ; YAZIGI, L. Suicidal Ideation in University Students: a Rorschach Assessment. PAIDÉIA (USP. ONLINE), v. 33, p. 1-10, 2023.
SILVA, N. H. L. P.; ANTÚNEZ, A. E. A. Psychotherapy mediated by digital technologies: Longitudinal phenomenological study. Psicologia Clínica, v. 35, p. 105-128, 2023.
SILVA, NARA HELENA LOPES PEREIRA DA; OTTOLIA, RAFAEL FONTAN ; MARQUES, LUÍSA GIANONI ; ANTÚNEZ, A. E. A. Use of digital technologies in mental health during COVID-19. ESTUDOS DE PSICOLOGIA, v. 39, p. 1-12, 2022. Citações:
1
MARQUES, L. G.; OTTOLIA, R. F. ; SILVA, N. H. L. P. ; ANTÚNEZ, A. E. A. Psicoterapia On-Line: regulamentação e reflexo nas plataformas de atendimento. PSICOLOGIA EM PESQUISA (UFJF), v. 16, p. 1-25, 2022.
COLOMBO, E. R.; ANTÚNEZ, A. E. A.; CASTRO, G. M. Free-Expression Painting Studio with University StudentsAesthetic Reflection from Michel Henry. Aisthema-International Journal, v. 9, p. 355-395, 2022.
FANTINI, M. N. A.; ANTÚNEZ, A. E. A.; CASTANHO, P. Objetos mediadores e a entrevista devolutiva em grupo de pais no contexto do psicodiagnóstico interventiv. 1032467/issn.19982-1492v19n1a5, v. 19, p. 37, 2022.
COLOMBO, E. R.; ANTÚNEZ, A. E. A. Ateliê de Desenho de Livre-Expressão com Universitários: Afetividade como Evidência do Processo Terapêutico. REVISTA DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, v. 10, p. 157-198, 2022.
ANTÚNEZ, A. E. A.; COLAGROSSI, A. L. R.; COLOMBO, E. R.; ZOLTY, F.; SILVA, N. H. L. P. Rodas de Conversa na universidade pública durante a pandemia Covid19: Educação e Saúde Mental. Revista Construção Psicopedagógica, v. 30, p. 06-18, 2021.
ANTÚNEZ, A. E. A.; SILVA, N. H. L. P.; COLOMBO, E. R.; SANTOS NETO, P. M. Análise fenômeno-estrutural de desenhos na psicoterapia on-line em situação de crise. Revista do NUFEN: Phenomenologyand Interdisciplinarity, v. 13, p. 16-29, 2021.
SOUZA, A. L. S. M. V.; ANTÚNEZ, A. E. A. Felicidade: a espiritualidade como possível caminho. Relegens Thréskeia: estudos e pesquisa em religião, v. 10, p. 56-65, 2021.
SANTOS, E. S. O que te mantém vivo? A Logoterapia na prevenção do suicídio. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. doi:10.11606/D.47.2022.tde-15082022-132807.
Capítulos de livros publicados
SANTOS, ÉLISON SILVA; ANTÚNEZ, A.E.A. Suicide Prevention in the Work of Viktor Frankl. In: Charles L. McLafferty, Jr., Jay Levinson. (Org.). Logotherapy and Existential Analysis: Proceedings of the Viktor Frankl Institute Vienna. 1ed.Switzerland: Springer International Publishing, 2024, v. 1, p. 169-185.
ANTÚNEZ, A.E.A.; CUNHA C. P. As experiências nos acolhimentos psicológicos no Escritório de Saúde Mental, antes e depois da pandemia, na Universidade de São Paulo e Instituto Tecnológico da Aeronáutica. In: Fábio Luiz Tezini Crocco e Natália Jodas. (Org.). Engenharia e Sociedade (livro eletrônico). 1ed.Araraquara, SP: letraria, 2024, v. ‘, p. 131-144.
ANTÚNEZ, A. E.A.; ZOLTY, F. ; VIEIRA, V. P. P. ; SILVA, N. H. L. P. Intervenção, estudos e pesquisas. In: Antúnez, A.E.A; Silva, N.H.L.P. (Org.). Suicídio – estudos e práticas de prevenção. 1ed.São Paulo: Zagodoni Editora, 2023, v. 1, p. 19-30.
PAIAO, A. V. ; ANTÚNEZ, A. E.A. As consultas terapêuticas na prevenção do suicídio. In: Antúnez, A.E.A; Silva, N.H.L.P. (Org.). Suicídio – estudos e práticas de prevenção. 1ed.São Paulo: Zagodoni Editora, 2023, v. 1, p. 59-66.
REIS, T. C. M. ; YAZIGI, L. ; ANTÚNEZ, A.E.A. Pensamento, percepção e estresse de estudantes universitários com tentativas de suicídio vistos por meio do Rorschach Performance Assessment System. In: Antúnez, A.E.A; Silva, N.H.L.P. (Org.). Suicídio – estudos e práticas de prevenção. 1ed.São Paulo: Zagodoni Editora, 2023, v. 1, p. 99-103.
COLOMBO, E. R.; ANTÚNEZ, A.E.A. Um ateliê de desenho como lugar de pertencimento: reflexões a partir da fenomenologia da vida. In: Antúnez, A.E.A; Silva, N.H.L.P. (Org.). Suicídio – estudos e práticas de prevenção. 1ed.Sâo Paulo: Zagodoni Editora, 2023, v. 1, p. 105-118.
PAIAO, A. V.; ANTÚNEZ, A.E.A. A vivência do tempo em universitárias deprimidas em situações de crise a partir do método fenômeno-estrutural. In: Antúnez, A.E.A; Silva, N.H.L.P. (Org.). Suicídio – estudos e práticas de prevenção. 1ed.São Paulo: Zagodoni Editora, 2023, v. 1, p. 145-148.
CAMARGO, M. B.; ANTÚNEZ, A.E.A. Estudos de caso e revisão sistemática de estudantes universitários com risco de suicídio. In: Antúnez, A.E.A; Silva, N.H.L.P. (Org.). Suicídio – estudos e práticas de prevenção. 153ed.São Paulo: Zagodoni Editora, 2023, v. 1, p. 149-149.
ANTÚNEZ, A.E.A.; CAMARGO, M. B. Phenomenology in the Rorschach of young man with suicidal ideation. In: Angela Ales Bello; Antonio De Luca. (Org.). Eistenze in crisi – accadimento Vissuto Intersoggettività. 1ed.Roma: Edizioni Universitarie Romane EUR, 2023, v. 1, p. 127-138.
ANTÚNEZ, A.E.A. A evidência da psicologia revisitada e reformulada pela fenomenologia da vida. In: Antúnez, A.E.A; Colombo, E.R; De CAstro, G.J.M. (Org.). Cadernos IV Círculo fenomenológico da vida e da clínica / Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon e Laboratório de Saúde Mental Multimétodo /. 1ed.São Paulo: IPUSP, 2023, v. 1, p. 83-88.
CHIAPPETTA-SANTANA, L. H. B.; REIS, T. C. M. ; RIBEIRO, R. K. S. M. ; ANTÚNEZ, A.E.A. A cientificidade do Rorschach pelo Sistema Compreensivo e sua utilidade no contexto clínico-institucional. In: Ana Elisa Vileemor-Amaral, Sonia Regina Pasian, Deise do Amparo. (Org.). Avanços em Métodos Projetivos. 1ed.São Paulo: Hogrefe, 2022, v. 1, p. 97-116.
ANTÚNEZ, A. E. A.; ACHARAN, J. T. O. Da psicopatologia fenomenológicas à recuperação antropológica do encontro interpessoal. In: Guilherme Messas; Melissa Tamelini. (Org.). Fundamentos de clínica fenomenológica. 1ed.São Paulo: Manole, 2022, v. 1, p. 10-30.
ANTÚNEZ, A.E.A.; AMARO, T. Avaliação terapêutica em um universitário. In: Resende, Okino, Pizeta et al. (Org.). Desafios Contemporâneos dos Métodos Projetivos. 1ed.Ribeirão Preto: ASBRo, 2022, v. 1, p. 144-154.
CHAVES, A. M.; ANTÚNEZ, A.E.A.; PIANOWSKI, G. ; REIS, T. C. M. . O uso do R-PAS na avaliação da agressividade em estudantes com sintomas de Transtorno de Personalidade Borderline. In: Resende, Okino, Pizeta et al. (Org.). Desafios Contemporâneos dos Métodos Projetivos. 1ed.Ribeirão Preto: ASBRo, 2022, v. 1, p. 241-253.
Publicações do Círculo fenomenologia da vida e da clínica:
http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/cadernos1_circulo_fenomenologico.pdf
circulo_fenomenológico_vida_clinica2.pdf
http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/Cadernos3_circulo_fenom_vida_clinica.pdf
https://www.ip.usp.br/site/wp-content/uploads/2023/10/Cadernos-IV_FINAL.pdf