Coordenação:
Prof. Dr. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez – USP e Giselle Pianowski – USF
Contato: labsamm@usp.br

1 Objetivo:

Os objetivos do laboratório são: (a) investir em triagens psicológicas com foco para tomada de decisão e encaminhamentos diversos para o benefício e cuidado do estudante, (b) avaliações psicológicas com mudança de foco devolutivo de resultados, não em uma sessão, mas no foco terapêutico em várias sessões, discutindo os resultados com os que se submetem ao Rorschach e outras medidas, (c) acompanhamentos psicoterapêuticos de curto e médio prazos realizados em instituições e universidades públicas, (d) pesquisa em avaliação multimétodo em saúde mental; e (e) realizar reflexões fenomenológicas sobre os achados.

 

2 Atividades e Frentes de Atuação:

Reuniões sistemáticas: Atendimentos clínicos, institucionais ou prestação de serviços à comunidade. Descrição: Atividades de discussões clínicas por meio de pesquisas com avaliações terapêuticas, psicoterapias de curto e médio prazos a estudantes universitários e rodas de conversas.

 

3 Pesquisas

3.1 Linhas de pesquisa:

USP – Intervenções clínicas em saúde mental: diagnóstico, ação terapêutica e prevenção

Investiga a intervenção clínica com diferentes metodologias e em contextos diversos buscando o desenvolvimento de procedimentos de diagnóstico, intervenção e prevenção para o cuidado e a preservação da saúde mental do ser humano. Possui como campos privilegiados de pesquisa: 1. Avaliação psicológica de triagem e/ou terapêutica, por meio de procedimentos baseados no desempenho (projetivos, expressivos, perceptivos e neuropsicológicos), baseados no autorrelato e autoanálise, e ainda baseados em observações. 2. Intervenções clínicas individuais, na família, instituições e grupos sociais. 3. Tratamentos de curto e médio prazos e avaliação de psicoterapias. 4. Avaliação e implantação de intervenções preventivas em interlocução com as políticas públicas.

USF – Avaliação psicológica em contextos da saúde mental

Produz estudos de construção, adaptação, validação e aprimoramento de instrumentos e procedimentos de avaliação psicológica em psicodiagnóstico e intervenção. Inclui investimentos de pesquisa, capacitação e produção na avaliação psicológica multimétodo, permitindo a operacionalização avaliativa de construtos psicológicos diversos. Ainda, inclui a ampliação tecnológica da prática em avaliação psicológica e terapêutica, impulsionando a prática dinâmica e otimizada em saúde mental diante dos avanços sociais e tecnológicos.

3.2 Grupos de pesquisa

Grupo Rorschach e Avaliação Terapêutica – Coordenadora: Thaís Cristina Marques dos Reis
Grupo Busca Sentido (Viktor Frankl) – Coordenador: Élison Silva Santos IPSapiens
Grupo Fenomenologia e Psicopatologia fenomenológica – Coordenadores: Nara Helena Lopes Pereira da Silva, Hudson Henrique Santos da Silva
Grupo Michel Henry – Coordenador: Gillianno Mazzetto de Castro
Grupo Consultas Terapêuticas – Coordenador: Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

3.3 Equipe de pesquisadores

Coordenadores:
Andrés Eduardo Aguirre Antúnez – IPUSP e FMUSP
Giselle Pianowski – USF
Professores:
Ana Luiza Raggio Colagrossi – Instituto Sedes Sapientiae
Ana Cristina Resende – PUC Goiás
Anna Elisa de Villemor-Amaral – USF
Antonio Carlos Seabra – Escola Politécnica Poli USP
Cristiane Pessoa da Cunha – ITA
Latife Yazigi – UNIFESP
Nara Helena Lopes Pereira da Silva – IPUSP
Tania Marcourakis – FCF USP
Terezinha de Carvalho Amaro – FMU
Doutorandos:
Élison Silva Santos – IPUSP e IPSapiens
Juliana de Almeida Araújo – USF
Leilane Henriette Barreto Chiappetta Santana – USF
Marina Kleinschmidt Leal Santos – Johns Hopkins University, IPUSP
Mayara Salgado De Moraes – USF
Scarlett Borges Fernandes – USF
Doutores:
Erika Rodrigues Colombo – IPUSP
Thaís Cristina Marques dos Reis – IPUSP
Mestres:
Ana Cecilia Lucchese – UNIFESP
Ivana Lucia Hilgenberg Guimarães Vieira – UFPR
Mestrandos:
Alessandra Arruda Della Giustina – IPUSP
Alfredo Mendes Chaves – IPUSP
Anna Luiza da Silva Miranda Varella Souza – IPUSP
Ariane Voltolini Paião – FMU, IPUSP
Bárbara Gonçalves – USF
Felipe de Sousa Andrade Martins – IPUSP
Francisco Diógenes Lima de Assis – IPUSP
Hudson Henrique Santos da Silva – IPUSP (egresso)
Marina Cruz Pellissari – IPUSP
Psicólogos/as:
Aimée Marcella Bielakowicz Giannaccari Martins – FMU, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Frida Zolty – IPUSP (egresso)
Janice de Lourdes Pedronio Gaspar – FSF
Josiane Silva Batista – FMU
Tatiana Ribeiro – UNISA/UNICAMP
Vera Purcina Paulino Vieira – PUCCampinas
Patrícia Ribeiro da Cruz – Faculdade de Guarulhos
Graduandos(as):
Anny Gabrielli de Almeida – USF
Monica Lorena Moreno de Deus – USF
Jocicler Claudio Vieira – IPUSP
Marina Belli Camargo – IPUSP

3.4 Pesquisas em andamento

Pós-doutorado
Nara Helena Lopes Pereira da Silva. Psicoterapia mediada pelas tecnologias de informação e comunicação. Bolsa FAPESP 18/11351-2
Doutorado
Erika Rodrigues Colombo. Ateliê de desenho de livre expressão no contexto do suicídio: um diálogo com a fenomenologia da vida. Bolsa FAPESP 19/02999-1 Início: 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica.

Juliana de Almeida Araújo. Indicadores de Agressividade no Rorschach. Início: 2021. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (Orientadora Anna Elisa de Villemor-Amaral).

Leilane Henriette Barreto Chiappetta Santana. Expressão do Transtorno De Personalidade Borderline no método de Rorschach. Início: 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. (Orientadora: Anna Elisa de Villemor-Amaral; coorientadora: Giselle Pianowski)

Luciana Karla Viana Barroso. Epilepsia e suas repercussões no desenvolvimento empático, cognitivo e social de crianças e o impacto na qualidade de vida. Início: 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica (Orientador: Andrés Antúnez)

Marina Kleinschmidt Leal Santos. Os efeitos do tratamento de lementos comuns (CETA) nas variáveis de depressão e ansiedade em brasileiros. Início: 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica.

Mayara Salgado De Moraes. O uso do Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS) na avaliação da depressão. Início: 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. (Orientadora: Anna Elisa de Villemor-Amaral; coorientadora Giselle Pianowski)

Scarlett Borges Fernandes. Estudo da efetividade do modelo de Avaliação Terapêutica com adolescentes brasileiros. Início: 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. (Orientadora Anna Elisa de Villemor-Amaral).

Thaís Cristina Marques dos Reis. Pensamento, percepção, estresse e distresse no Rorschach de estudantes da universidade pública com ideação suicida. Início: 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica.

Mestrado

Alfredo Mendes Chaves. O uso do R-PAS na avaliação de agressividade em estudantes com sintomas de Transtorno de Personalidade Borderline. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Instituto de Psicologia) – Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica (Orientador: Andrés Antúnez; Coorientação: Giselle Pianowski)

Anna Luiza da Silva Miranda Varella Souza. A espiritualidade de jovens universitários e a correlação com saúde mental. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em psicologia Clínica. (Orientador: Andrés Antúnez)

Ariane Voltolini Paião. A vivência do tempo em universitários deprimidos em situações de crise a partir do método fenômeno-estrutural. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica (Orientador: Andrés Antúnez).

Bárbara Gonçalves. A avalição do teste da realidade em pacientes com Transtorno da Personalidade Borderline. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. (Orientadora: Giselle Pianowski)

Felipe de Souza Andrade Martins. Sentido na vida e música: a experiência de apreciação musical e a realização de valores de experiência por estudantes universitários não músicos. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica. (Orientador Andrés Antúnez).

Francisco Diógenes Lima de Assis. Gerenciamento de crise e psicologia: os efeitos causados nos profissionais de saúde diante da pandemia do coronavírus Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica. (Orientador: Andrés Antúnez).

Hudson Henrique S. da Silva. A clínica como vivência comunitária: Preleções a partir de Gilberto Safra e Edith Stein. Início: 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica. (Orientador Andrés Antúnez).

Iniciação Científica

Anny Gabrielli de Almeida. Relação entre personalidade e comportamentos durante a pandemia da COVID-19. Início: 2022. Artigo (Iniciação Científica) – Universidade São Francisco. (Orientadora: Giselle Pianowski)

Monica Lorena Moreno de Deus. Relação entre personalidade e comportamentos durante a pandemia da COVID-19. Início: 2022. Artigo (Iniciação Científica) – Universidade São Francisco. (Orientadora: Giselle Pianowski)

Marina Belli Camargo – Bolsista PIBIC IPUSP

Supervisão de Estágio e Ações Comunitárias

Jheniffer Santini. Ações comunitárias II – tipo: Aulas práticas com horário variável 45h e Estágio Supervisionado no Escritório de Saúde Mental: avaliação terapêutica usando o Rorschach. Início: 2022. IPUSP (Professor: Andrés Antúnez). Ações Comunitárias II – tipo: Aulas práticas com horário variável 45h

Jocicler Claudio Vieira. O Rorschach no Escritório de Saúde Mental. Início: 2022. IPUSP. (Professor: Andrés Antúnez). Ações Comunitárias II – tipo: Aulas práticas com horário variável 45h e Estágio Supervisionado II com supervisão de estágio 30h.

Jorge Vitor Guimarães Santos. A fenomenologia e a psicopatologia: a prática na psiquiatria. Início: 2022. IPUSP. (Professor: Andrés Antúnez). Estágio Supervisionado II com supervisão de estágio 30h.

4 Parceiros e convênios

4.1 Parcerias Nacionais

Universidade São Francisco
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Círculo fenomenológico da vida e da clínica – USP
Escola de Enfermagem USP
Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo
Escola Politécnica USP
Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP
Humanidade Acompanhamento Terapêutico
Instituto Sedes Sapientiae – psicopedagogia
Instituto Tecnológico Aeroespacial – ITA
Instituto de Psicologia Aplicada Sapiens
PUC- Goiás

4.2 Parcerias Internacionais

Centro Italiano de Ricerche Fenomenologice, Roma, Itália
Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), EUA
Société Internationale de Psychopathologie phénoméno-structurale, França
Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal
University of Oslo (UiO), Noruega
University of Toledo (UT), EUA
University of Wollongong (UOW), Austrália

4.3 Acordos Internacionais

Acordo de cooperação para o desenvolvimento de uma rede internacional de estudos clínicos e teóricos sobre Viktor Emil Frankl entre Instituto de Psicologia, o Instituto de Psicologia Aplicada Sapiens (Busca Sentido), o Viktor Frankl Institute Vienna, o Viktor Frankl Research Institute for Theoretical Psychology and Personalistic Studies, da Pázmány Péter Catholic University, o Moscow Institute of Psychoanalysis, o Clinical Disaster Research Center, University of Mississippi, a Fundación Centro de Logoterapia y Análisis Existencial – FUCLAE, Buenos Aires, e o Viktor Frankl Institute of Logotherapy, Texas.

Acordo Acadêmico Internacional entre IPUSP e Moscow Institute of Psychoanalysis, Russia (Aprovado pela Congregação do IPUSP, em fase de assinatura em Moscou)

Acordo Acadêmico Internacional entre IPUSP e Instituto Universitário – ISPA, Lisboa

5 Informações adicionais

5.1 Publicações de livros

ANTÚNEZ, A. E. A.; SILVA, N. H. L. P. (Org.) . Consultas Terapêuticas On-line na Saúde Mental. 1. ed. Santana de Parnaíba: Manole Editora Ltda, 2021. v. 1. 176p .

“Cadernos IV: Círculo fenomenológico da vida e da clínica / Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon e Laboratório de Saúde Mental Multimétodo”

5.2 Publicações de artigos

ANTÚNEZ, A. E. A.; COLAGROSSI, A. L. R. ; COLOMBO, E. R. ; ZOLTY, F. ; SILVA, N. H. L. P. . Rodas de Conversa na universidade pública durante a pandemia Covid19: Educação e Saúde Mental. Revista Construção Psicopedagógica, v. 30, p. 06-18, 2021.

ANTÚNEZ, A. E. A.; SILVA, N. H. L. P. ; COLOMBO, E. R. ; SANTOS NETO, P. M. . Análise fenômeno-estrutural de desenhos na psicoterapia on-line em situação de crise. Revista do NUFEN: Phenomenologyand Interdisciplinarity, v. 13, p. 16-29, 2021.

SOUZA, A. L. S. M. V.; ANTÚNEZ, A. E. A. Felicidade: a espiritualidade como possível caminho. Relegens Thréskeia: estudos e pesquisa em religião, v. 10, p. 56-65, 2021.

SANTOS, E. S. O que te mantém vivo? A Logoterapia na prevenção do suicídio. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. doi:10.11606/D.47.2022.tde-15082022-132807.