O projeto de iniciação científica tem como público-alvo alunes que ingressaram por meio de ações afirmativas. As inscrições vão até 30/8/2023

Edital de Processo Seletivo para Candidatura à Bolsas de Iniciação Científica (IC) do Programa de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) – FAPESP

Programa EDI/IC: Criado em 2022 o Programa incentiva estudantes que ingressaram na graduação por meio de ações afirmativas a se integrarem ao sistema de pesquisa e inovação do estado de São Paulo, através da concessão de bolsas de Iniciação Científica para projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP (https://fapesp.br/16173/chamada-ediic).

Projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP:
Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior. Processo: 2018/15573-0.

Objetivos do projeto:
Descrever e analisar o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior, investigando seu bem-estar subjetivo, os episódios de preconceito e discriminação étnico-racial no ambiente acadêmico, os serviços de acolhimento e assistência psicossocial oferecidos pelas universidades, as formas de organização destes estudantes e o apoio oferecido por suas famílias para a continuidade dos estudos.

Responsável:
Professor Alessandro de Oliveira dos Santos

Pré-requisitos:
Estudantes matriculados em cursos de graduação na área de ciências humanas ou saúde que ingressaram na USP através de ações afirmativas, e que tenham bom desempenho acadêmico e alguma experiência prévia em pesquisa.

Remuneração:
O valor mensal da bolsa é de R$853,80 com duração inicial de 12 meses podendo ser renovada dependendo do desempenho do bolsista. Um auxílio financeiro (reserva técnica) equivalente a 10% do valor anual da bolsa será concedido a cada ano de bolsa, para as despesas do bolsista relacionadas às atividades de pesquisa, como, por exemplo, a aquisição de material permanente e de consumo e a participação em eventos científicos. Esta modalidade de Bolsa também permite a solicitação complementar de uma Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), conforme normas gerais da FAPESP para Bolsas de Iniciação Científica (www.fapesp.br/bolsas/ic).

Processo seletivo:
Fase 1
Entrega de redação de duas laudas sobre o tema do projeto, cópia de histórico escolar atualizado do curso de graduação, endereço e contato de duas pessoas (professores, pesquisadores, entre outros) indicadas a título de referências pessoais do candidato e súmula curricular no modelo FAPESP (www.fapesp.br/en/6351) contendo telefone de contato.

Fase 2
Entrevista presencial no Instituto de Psicologia da USP para os selecionados na fase 01 no dia 30/08/2023 a partir das 10h.

Inscrições:
Enviar toda documentação requerida até o dia 27/08/2023 as 23:59 (horário de Brasília) para o e-mail alos@usp.br, indicando no título “Inscrição para bolsa EDI-IC/FAPESP”.

Resultado:
A ata de promulgação de resultado da Comissão Julgadora das Candidaturas, será enviada por e-mail aos candidatos selecionados para fase 2 do processo seletivo e aos demais candidatos do processo seletivo que a solicitarem. Serão selecionadas até 02 candidaturas para solicitação de bolsas no âmbito do Programa EDI-IC/FAPESP.

Disposições gerais:
Não serão aceitas inscrições com a documentação incompleta ou fora do formato exigido e tampouco inscrições enviadas fora do prazo. Casos omissos a este edital serão decididos pelo responsável pelo projeto, resguardadas as regras estabelecidas pela FAPESP.

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26