O Projeto “Limites e possibilidades para o bem-viver de estudantes negros em instituições de ensino superior“, desenvolvido no âmbito do Programa Jovens Pesquisadores da FAPESP (Processo: 2018/15573-0), recebe, até o dia 19 de Agosto de 2021, inscrições decandidatos para 01 bolsa de Doutorado Direto da FAPESP.

Este projeto, conduzido no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), tem como objetivo descrever e analisar o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior, investigando seu bem-estar subjetivo, os episódios de preconceito e discriminação étnico-racial no ambiente acadêmico, os serviços de acolhimento e assistência psicossocial que são oferecidos pelas universidades, as formas de organização dos estudantes e o suporte social oferecido por suas famílias para continuidade dos estudos.

O processo seletivo para a bolsa é de responsabilidade do coordenador do projeto, o professor Alessandro de Oliveira dos Santos e se destina a profissionais graduados em nível superior na área de ciências humanas e/ou da saúde, com ausência de reprovações em histórico escolar, conhecimento da língua inglesa e aprovação de 02 trabalhos para publicação (artigo, capítulo de livro ou livro) ou de 02 trabalhos já publicados, ou ainda de 01 trabalho publicado e de 01 trabalho aceito para publicação.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros e o bolsista selecionado desenvolverá um subprojeto sobre o suporte social oferecido pelas famílias de estudantes universitários negros para continuidade de seus estudos. A duração da bolsa é de até 48 meses, dependendo do desempenho do bolsista. O valor mensal da bolsa é de R$ 2.043,00 no primeiro ano, R$ 2.168,70 no segundo ano, R$ 3.010,80 no terceiro ano e R$ 3.726,30 no quarto ano. Um auxílio financeiro (reserva técnica) equivalente a 20% do valor anual da bolsa será concedido a cada ano de bolsa concedido, para as despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa. Também está previsto a concessão de auxílio instalação e transporte caso o candidato selecionado seja de fora do município de São Paulo. Demais informações sobre a Bolsa de Doutorado-Direto FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/dd.

Os interessados devem enviar e-mail ao professor Alessandro de Oliveira dos Santos (alos@usp.br) com o assunto “Bolsa DD-FAPESP” e os seguintes documentos: histórico escolar, diploma de graduação, comprovante de trabalhos publicados ou aceitos para publicação e súmula curricular no modelo FAPESP (www.fapesp.br/en/6351), contendo endereço completo, e-mail e telefone para contato.

A seleção envolverá uma entrevista a distância em data a ser divulgada posteriormente aos candidatos pré-selecionados. Não serão aceitas inscrições com a documentação incompleta e tampouco inscrições enviadas fora do prazo. Casos omissos a este edital serão decididos pelo responsável pelo projeto, resguardadas as regras estabelecidas pela FAPESP.

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26