19 mar 2021

O grupo de pesquisa do Laboratório de Etologia Cognitiva (IP-USP) e do projeto CapCult (EACH-USP) anunciam a publicação do artigo “Ontogeny and sex differences in object manipulation and probe tool use by wild tufted capuchin monkeys (Sapajus libidinosus)” na revista American Journal of Primatology, publicado no dia 05/03/2021.

A pesquisa procura esclarecer as diferenças sexuais observadas no uso de varetas pelos macacos-prego do Parque Nacional Serra da Capivara (PI). A população desse local é até hoje a única em que esses macacos foram observados usando habitualmente varetas, sendo que nossos estudos anteriores revelaram que existe um viés sexual extremo nesse comportamento, com somente os machos sendo observados usando varetas como sondas, uma diferença que não existe, ao menos nesse nível, para o uso de ferramentas de pedra. Essas varetas são primariamente usadas para obter alimento, expulsando presas de tocas e alcançando mel e, mais raramente, para “cutucar” animais perigosos (cobras).

Nessa nova pesquisa foram acompanhados 8 infantes por 2 anos, para registrar o desenvolvimento na manipulação de objetos e quais fatores poderia estar afetando a aprendizagem do uso de varetas. Três hipóteses foram testadas: (1) que a manipulação de objetos seria maior nos jovens machos no caso das varetas; (2) infantes machos seriam mais próximos dos machos adultos (modelos para uso de varetas) nas redes sociais de distância do grupo, tendo assim mais oportunidades para observar e manipular as varetas; e (3) machos observariam mais o uso de varetas do que as fêmeas.

Imagens fornecidas pelo pesquisador

Os dados corroboraram a hipótese 1, mostrando que os machos jovens manipulam mais objetos que as fêmeas, tanto varetas como pedras, sendo provavelmente um dos fatores para a diferença sexual, mas não o único, já que mesmo com essa diferença as fêmeas usam ferramentas de pedra.

Já a hipótese 2 foi refutada, uma vez que machos e fêmeas jovens tinham as mesmas conexões, nas redes sociais, com os machos adultos. Por fim, a hipótese 3 foi sustentada, mostrando que as fêmeas, mesmo próximas dos eventos de uso de sondas, não observam o uso dessas ferramentas com a mesma frequência que os machos.

Resumindo, o viés sexual no uso de varetas parece ser resultado da maior manipulação, pelos machos, de objetos em geral, somado a um maior interesse pelos jovens machos em observar os modelos usando esse tipo de ferramenta, aumentando assim a chance de aprendizagem do uso desses objetos, que são mais efêmeros que as ferramentas de pedra e não geram sítios de acumulação desses objetos e restos de alimento, sendo a observação direta mais importante para o aprendizado social.

Referência do artigo: Falótico, T., Bueno, C. Q., & Ottoni, E. B. (2021). Ontogeny and sex differences in object manipulation and probe tool use by wild tufted capuchin monkeys (Sapajus libidinosus). American Journal of Primatology, e23251.
https://doi.org/10.1002/ajp.23251

Fonte: Press release da pesquisa, fornecido pelo autor Dr. Tiago Falótico.

Caso haja interesse na pesquisa, entrar em contato com o pesquisador:

Dr. Tiago Falótico
falotico@usp.br
(11)99711-1849 (Telegram/WhatsApp)
@tfalotico (Twitter/Instagram)
www.falotico.com.br

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26
Cidade Universitária - São Paulo, SP

Noticias Relacionadas