Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Psicologia e violência na perspectiva da Teoria Crítica; Instituições educacionais e formação do indivíduo.
Telefones: 55 11-3091-4185 | pedrofernando.silva@usp.br | Lattes 

 


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1999), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente, é professor do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA), e docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP, é membro do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (IP-USP) e membro da Comissão Editorial da Revista Psicologia USP. Tem como referência a Teoria Crítica da Sociedade e trabalha com os temas: ideologia, sexualidade e violência.

Projetos de pesquisa em andamento :

 

2019 – Atual

Violência, política e ideologia na escola: implicações da educação política para a formação cultural e psíquica do indivíduo.

Descrição: Este projeto de pesquisa orienta-se pela Teoria Crítica da Sociedade e tem por objetivo geral analisar, por meio de investigação empírica em escolas paulistas, se o modo como a política [assim como as perspectivas políticas] é concebida e experimentada por estudantes secundaristas com idade eleitoral, professores e gestores escolares, principalmente em relação às diferentes manifestações de violência que ocorrem na escola (atos infracionais, violência pontual, bullying, preconceito etc.), configura um clima escolar favorável à educação política necessária à formação cultural e psíquica de indivíduos capazes de exercer a democracia, bem como se corresponde a formas ideológicas específicas..

Integrantes: Pedro Fernando da Silva – Coordenador / Cintia Copit Freller – Integrante / Alex Sandro Correa – Integrante / Fátima França – Integrante / Gabriel Saito – Integrante / Victor de Sales Alexandre – Integrante / Sandra da Cunha Cirillo – Integrante.

2018 – Atual

Violência e formação no mundo administrado: interface e impactos na constituição psíquica

Descrição: A partir da hipótese de que a formação atualmente concedida pela sociedade administrada é permeada por diversas formas de violência, que se embrenham no processo de constituição psíquica e nas experiências sociais, pretende-se estudar os modos de ajustamento à ordem social estabelecida. O principal objetivo é identificar os pontos de entrelaçamento da formação com expressões da violência e desvelar seus impactos para a constituição psíquica. Para tanto, manter-se-á uma abertura estratégica em relação aos diversos âmbitos em que a formação se processa ou é impedida – família, escola, instituições culturais, indústria cultural etc. -, de modo a se obter dados que permitam diagramar as formas de violência sofridas e sua relação com o processo formativo. Como se trata de uma pesquisa articuladora dos projetos de investigação dos membros da equipe – docente responsável e pesquisadores em nível de doutorado, mestrado e iniciação científica -, os métodos utilizados para a coleta e interpretação dos dados variarão de acordo com as peculiaridades dos subprojetos, mas manter-se-ão vinculados pela recorrência comum ao estudo conceitual, apoiado na Teoria Crítica elaborada pelos pensadores da primeira geração da Escola de Frankfurt. Além de compartilharem o mesmo referencial teórico, os subprojetos que ora integram este projeto articulador têm em comum o interesse em compreender e denunciar as formas de dominação presentes nos processos de pensamento e consciência, bem como do compartilhamento ou impedimento de experiências em ambientes escolares e culturais.

Integrantes: Pedro Fernando da Silva – Coordenador / Aline Costa Carrenho – Integrante / Pedro Octávio Gonzaga Rodrigues – Integrante / Mayara Machado Bichir – Integrante / Victor de Sales Alexandre – Integrante / Sandra da Cunha Cirrillo – Integrante / Alberto Borges Valente Neto – Integrante / Herik Rafael de Oliveira – Integrante / Jessica Natali dos Reis Ochoa – Integrante / Rejane de Aquino Souza – Integrante.