A Pró-Reitoria de Pesquisa administra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) destinado aos alunos de graduação. Este programa tem por objetivo promover desenvolvimento da pesquisa da Instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. O princípio que deve reger as atividades de Iniciação Científica é dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no Programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica e aprimorar seu conhecimento e preparo para a vida profissional.

a

Prezados orientadores e alunos do sistema unificado de bolsa na vertente pesquisa – PUB -IPUSP

– apesar do PUB (2023) ser cadastrado automaticamente no sistema Atena existem algumas diferenças gerenciais em relação ao PIBIC:

1) o cadastro de frequência é feito no JUNO e não no Atena;

2) antes do envio do relatório parcial será necessária a complementação de dados.

Entre no Atena, clique em -Programas, depois –Iniciação, depois –Projetos. Selecione o projeto PUB e clique (canto inferior esquerdo) em – complemento de dados. Insira os dados solicitados;

 3) a seguir faça a inserção do relatório parcial como de costume;

4) quando do envio do relatório o sistema diz que a partir do envio não poderá ser efetuada alteração na frequência. Este comando é usual do Atena e significa que a frequência após o envio do relatório não poderá mais ser inserida ou modificada;

5) infelizmente essa migração automática ocorreu e existem algumas informações no edital PIBIC, o qual é utilizado pelo sistema Atena, que não consta no edital do PUB, como por exemplo relatório parcial, participação no SIICUSP e necessidade de aceite do CEP ou CEUA (quando necessário) no relatório parcial.

Por favor fiquem atentos a todas essas mudanças.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA – IPUSP

A iniciação científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação sob a orientação de um professor universitário. É uma oportunidade para o aluno, desde o início do curso, entrar em contato com o meio científico, através de uma introdução sistemática à atividade de pesquisa. A participação do aluno de graduação na pesquisa permite que ele desfrute de um ambiente de trabalho em equipe, e aprenda a adquirir um senso crítico científico e, sobretudo, uma postura profissional pautada em responsabilidade e comprometimento com a ciência e a sociedade.

O estudante que se torna também pesquisador aprende a organizar e valorizar suas observações ou experiências adquiridas durante a pesquisa, assim como a sistematizar ideias, elaborar relatórios, apresentar resultados em eventos científicos e, até mesmo, a redigir artigos científicos sob o olhar experiente do seu orientador. Desta forma, o aluno participa de quase todas as atividades que envolvem uma carreira de pesquisa, enriquecendo o seu aprendizado e maturidade.

Ao participar de um programa de IC, o aluno complementa sua formação acadêmica, muitas vezes aliando a prática ao conhecimento teórico adquirido, agregando a este um maior valor, por compreender os seus desdobramentos e repercussões positivas para populações ou para a natureza. Além disso, o aluno pode participar da produção, reavaliação e, até mesmo, recriação do conhecimento nas suas diferentes áreas. Por fim, o estudante adquire experiência complementar para o sucesso de sua carreira futura, o que poderá proporcionar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Em resumo, podemos dizer que a iniciação científica tem um papel fundamental no aprimoramento do ensino e da ciência brasileira.

O IPUSP oferece a seus alunos muitas oportunidades de IC em diversas áreas de conhecimento, cujos projetos e resultados obtidos são apresentados anualmente no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), promovido pela Pró-reitora de Pesquisa e Inovação (PRPi) da Universidade de São Paulo, que permite também a participação de estudantes de outras Faculdades, resultando em interação com outros projetos de IC.

 


Edital de Bolsas PIBIC – CNPq – 2023/2024

Ficha do Aluno de Iniciação Científica

Relação de Documentos de IC


a

A pedido do Prof. Dr. Luis Guilherme Galeão da Silva, Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação, vimos comunicá-los(as) que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, divulgou o resultado das Bolsas PIBIC/CNPq 2023/2024

Segue a lista dos projetos Contemplados e Aguardando

Sugerimos aos projetos, Aguardando que solicitem junto a Comissão de Pesquisa e Inovação do IPUSP, copesqip@usp.br a ativação dos projetos ( sem bolsa), no Sistema Atena

a


 

  • Orientações sobre RENOVAÇÃO de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

    Conforme indicação expressa nos editais do Programa de Iniciação Científica da USP há a possibilidade de se obter renovações de bolsas vinculadas ao PIC, contudo salienta-se que não há renovação automática de bolsas ou processo de seleção exclusivo para fins de renovação. O bolsista interessado em obter renovação de sua bolsa deve submeter um novo projeto de pesquisa, no qual deverá explicitar seu interesse na continuidade do projeto já em andamento, indicando-se que se trata de desdobramento, continuidade, aprofundamento ou situações similares; porém, em qualquer dos casos, o projeto deve conter todos os elementos comuns ao padrão de projeto de pesquisa solicitado pelo programa e estar acompanhado dos demais documentos exigidos pelo Edital vigente.

    A submissão e/ou aprovação de um novo projeto, compreendido como algum dos tipos de continuidade da pesquisa mencionados acima, não dispensa o bolsista do cumprimento de nenhuma das obrigações contratadas, como o depósito do relatório final da pesquisa nos prazos estabelecidos pelo edital correspondente e a apresentação de seus resultados no SIICUSP. Por fim, esclarece-se que o número de renovações possível é diferente para cada tipo de bolsa, sendo limitada a um máximo de duas renovações para as bolsas RUSP (Institucional) e Santander.

 

Links de Interesse

Guia de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 

Pró-Reitoria de Pesquisa – Iniciação Científica e Tecnológica